Banne
Cidade

Gramado & Canela - RS

Um dos destinos mais visitados do Brasil! Gramado e Canela estão localizados na Região das Hortênsias, que é formada por cinco municípios: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula (que também integra a região dos Campos de Cima da Serra) e Picada Café. 

O turismo de eventos – como o Natal Luz e Páscoa em Gramado e Canela - a gastronomia, e os parques temáticos e naturais contribuem para a região ser uma referência em hospitalidade. Ainda é considerada o principal destino turístico do Rio Grande do Sul, e tem atrações para casais, famílias, crianças, baladeiros e quem busca clima relax. Basta escolher o roteiro para seu estilo, e a região tem opções para você! 

Se você quer mais diversão para a família, atrações culturais, restaurantes e bares, Gramado e Canela é a resposta. Já se a ideia é relaxar, a cidade de São Francisco de Paula, por sua vez, desvia do turismo urbano. Fica no caminho entre Canela e os cânions de Cambará do Sul e é tomada de belas reservas naturais. Por estar em uma região de transição entre serra e campos de altitude, a paisagem tem campos de araucárias, lagos naturais e cachoeiras, com vários passeios por trilhas que podem ser feitos a pé ou até mesmo a cavalo.

E se você quiser ver e conhecer tudo antes de ir, a gente já viveu todas essas experiências e separamos em três vídeos para você conferir tudo para a viagem: 
- Vinícolas em Gramado e Canela | wine trip Serra Gaúcha | EP 1
- Restaurantes para beber vinho em Gramado e Canela | wine trip Serra Gaúcha | EP 2
- Degustações de vinho em Gramado e Canela | wine trip Serra Gaúcha | EP 3
 

 A COLONIZAÇÃO ALEMÃ

 Os alemães deixaram uma impressão notável na história do Rio Grande do Sul através de sua cultura. A colonização da Região das Hortênsias é majoritariamente alemã e a arquitetura e a gastronomia trazem essa forte influência, com as construções de madeira encaixada e várias outras inspirações trazidas da região da Bavária. Na gastronomia, alguns itens são marcos da região, mas os cafés coloniais, os restaurantes de comida típica alemã e o próprio fondue - mais propriamente suíço, mas também amplamente consumido no norte da Alemanha - são categorias imperdíveis. 

AS FESTIVIDADES DE NATAL

As festividades de Natal são um grande ativo turístico da Região das Hortênsias e um dos períodos mais animados para uma visita com crianças. As cidades de Gramado e Canela se transformam com decorações por absolutamente todos os lugares e atrações criadas especialmente para essa época do ano, em sua grande maioria a céu aberto. Essas festividades costumam se estender até a meados de janeiro. São diversas atrações dentro das festividades do Natal Luz, em Gramado, e do Sonho de Natal, em Canela. 

QUANDO IR 

Escolher a temporada para conhecer a Região das Hortênsias depende do seu estilo de viagem. No verão a região tem clima quente e noites de temperatura bastante agradável, o que desperta o interesse pelos passeios ao ar livre, seja nos centros das cidades, ou para aproveitar as atrações naturais. No inverno, as temperaturas baixas e as chances de neve criam o cartão postal de clima frio que também é tão esperado na região. É sem dúvida a época mais charmosa, perfeita para as viagens românticas. 

COMO CHEGAR 

Para quem não está no Rio Grande do Sul, a dica é chegar diretamente no Aeroporto Salgado Filho, o principal do estado. De lá saem ônibus diretamente para a rodoviária de Gramado de hora em hora. As opções mais confortáveis são os transfers, que fazem o trajeto do aeroporto diretamente para o hotel. De carro também é uma boa opção - apesar de o uso do carro não é essencial para o turismo dentro das cidades.

O QUE FAZER 

Na Região das Hortênsias, as cidades de Gramado e Canela são amplamente conhecidas por atender turistas durante o ano todo. São parques temáticos, museus, lojas e restaurantes repletos de atrações para todas as idades e todos os bolsos. 

Conhecer os pontos turísticos entre Gramado e Canela 

As cidades são vizinhas e parecem ter nascido com a vocação para agradar quem as visita. Mesmo para os turistas menos planejados, Gramado e Canela têm pontos turísticos bastante tradicionais abertos o ano todo, inclusive muitas deles com visitação gratuita, como o Parque do Lago Negro (Gramado) e a Catedral de Pedra (Canela).

Provar os chocolates da região

São inúmeros os restaurantes em Gramado e Canela. É, sem dúvida, uma região onde se come muito, mas muito bem. A produção de chocolates artesanais virou uma tradição. Difícil entender sua origem: a relação com a Suíça, que também trouxe o fondue? É uma iguaria que apetece durante o frio, outro ativo turístico da região? A verdade é que não há um turista que não seja impactado por um chocolatinho clássico, seja no fondue, nas mentinhas servidas com o café ou no chocolate quente. Há lojas da Prawer, Lugano, Planalto e Caracol, dentre várias outras, espalhadas pelas duas cidades, e muitas delas oferecem transfer gratuito para suas visitações. 

Conhecer a região na época do Natal 

Como uma boa região turística, a Região das Hortênsias tem nas datas comemorativas seus maiores ativos de oferta turística. Mas é no Natal que a região se transforma. As ruas recebem iluminação especial, os ônibus de turismo fazem tours por várias localidades com decorações incríveis e o calendário de eventos das duas cidades se enche de programações criadas para a ocasião. Se o frio tem o charme necessário para encantar os casais que buscam uma viagem romântica, no Natal são as crianças que têm a sua vez, com atrações inesquecíveis.

Experiências para comprar - Gramado & Canela - RS