Abrimos o vinho, ele respirou. Bebemos o vinho, ele sobrou. E agora?
Deu, temos uma garrafa com vinho pela metade. Alguma tampa se faz necessária. A própria rolha do vinho, as tampas de pressão à venda em várias lojas especializadas, vinícolas e também em supermercados, enfim. Tudo menos colocar uma colher no gargalo da garrafa. A última alternativa é guardar o vinho aberto.
Como regra geral, o vinho vai tampado para dentro da geladeira na vertical. Desse modo, menos vinho fica em contato com o oxigênio dentro da garrafa. Com esse mesmo fim, [existem várias ofertas de bombas de vácuo para retirar o oxigênio de dentro da garrafa.
Vinhos tintos
Os tintos mais encorpados, tipo um Malbec ou um Tannat, duram uma média de 3 a 4 dias na geladeira. Os tintos mais leves, como um Merlot ou um Pinot Noir, duram até 3 dias. Como uma regra geral, dá para pensar: quanto maior a concentração de taninos, um conservante natural presente no vinho, maior a durabilidade dele depois de aberto.
Vinhos brancos
Os brancos mais encorpados, que passam por barricas de carvalho, ficam mais tempo em contato com o oxigênio (devido à porosidade da madeira das barricas) e, assim, tendem a durar menos tempo. Eles têm durabilidade de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa. Os brancos mais leves e também os vinhos rosé têm durabilidade de até 3 dias, também com tampa e na geladeira.
Espumantes
A média de duração de uma garrafa aberta de espumante dentro da geladeira é de no máximo 2 dias. Os espumantes elaborados por método Tradicional tem uma maior durabilidade do que os espumantes elaborados por método Charmat. Isso porque os aromas marcantes dos espumantes de método tradicional são menos voláteis do que os aromas cítricos e florais dos espumantes de método Charmat.
No caso de espumantes é imprescindível usar uma tampa específica para que a bebida não perca o gás.
E como eu vou saber que um vinho está estragado?
Os vinhos que ficam abertos além do tempo indicado começam a perder muito de seus aromas e sabores. Os compostos químicos voláteis que formam essas características se perdem, deixando o vinho simples, sem personalidade alguma. Não significa que o vinho vá fazer mal, apenas vai perdendo a sua intensidade.
Um medo comum que as pessoas têm é que o vinho vire vinagre. Apesar de um vinho cujo tempo de consumo passou ter aromas que remetam a vinagre, é difícil que um vinho vire naturalmente vinagre. Isso porque para virar vinagre o líquido deve ter contato com alguma bactéria. Assim, o cheiro pode até ser do vinagre, mas não vai ser a melhor alternativa para temperar a salada.
Mesmo assim, garrafas de vinho abertas na geladeira podem sempre encontrar um uso na cozinha. Espumantes, vinhos brancos e rosés vão para marinadas e risotos. Os tintos fazem bons molhos para carne de panela.
Fala, Pietra! Que tu achou? Tá craque no calendário de quando abrir e quando terminar cada garrafa de vinho?
"Incrível! Eu nunca imaginei que cada tipo de vinho tinha um "prazo de validade" diferente. Como sou mais fã de vinho branco, já memorizei aqui hehe. Além disso, adorei as dicas do que eu posso cozinhar com eles caso esteja chegando o prazo. Obrigada Wine Locals!"