Qual a diferença entre enólogo e sommelier?
Qual a diferença entre enólogo e sommelier?
Criado por
Henrique Kochenborger
Quem começou a beber há pouco tempo geralmente tem algumas dúvidas. A maior parte do pessoal aqui do Wine Locals já tem alguns litros no histórico, logo, conversar com quem é um iniciante rende assuntos muito legais. Sobre alguns desses assuntos gente conhece mais, sobre outros a gente indica falar com algum profissional.
A Pietra é uma iniciante também. Ela começou a beber vinho há pouco tempo e hora ou outra aparece com algumas dúvidas que a gente acha que rende um post aqui, para publicar e responder o que pode ser a dúvida de outras pessoas que também estão iniciando do mundo do vinho.
E foi justamente falando sobre indicar um profissional que veio a dúvida da Pietra que deu origem a esse post aqui. Para tirar dúvidas a respeito de um vinho, eu falo com um enólogo ou um sommelier? Para pedir uma dica do que comprar: enólogo ou sommelier? Quem geralmente nos atende nas vinícolas, falando dos vinhedos, da elaboração do vinho, é quem?
Afinal, qual a diferença entre enólogo e sommelier?
A Pietra não entende nada de vinho - Episódio 6: qual a diferença entre enólogo e sommelier?
Respondendo a pergunta já de cara, basicamente a diferença é que o enólogo é um profissional que atua junto da produção do vinho e o sommelier atua junto ao consumidor. Dois responsáveis para duas etapas que se complementam.
O enólogo estuda química, física, biologia, geografia, dentre muitos outras áreas e entra em contato com a produção do vinho desde o plantio da uva, até o envase e venda dele. O enólogo atua junto do do processo de elaboração.
O sommelier - ou a sommelière - atua no processo de escolha e compra. Em alguns restaurantes, os sommeliers indicam os vinhos que melhor harmonizam com os pratos e também fazem o serviço de vinho - manter em temperaturas e acondicionamentos corretos, abrir, servir, etc. Os sommeliers também atuam em wine bars e lojas de vinhos.
Entendido isso, vamos a uma rodada de perguntas e respostas!
Nos passeios nas vinícolas, quem apresenta os vinhedos e fala de cada vinho quando a gente passeia por dentro das caves e quando degusta é enólogo ou sommelier?
Geralmente um enólogo. Os passeios em vinícolas que colocam o foco em diversos rótulos, em grande parte das vezes, é guiado por alguém que já fez ou ainda faz parte do processo de elaboração dos vinhos. Como os públicos que passam pelas vinícolas é bastante diversos, isso garante mais propriedade tanto para falar sobre o produto mais importante ali, quanto para tirar dúvidas.
O enólogo e o sommelier são formados por uma faculdade?
O enólogo pode ser formado por uma faculdade sim, mas também por cursos de tecnólogo e técnico em enologia. Para sommelier não há formação acadêmica. O profissional é formado a partir de cursos técnicos, ministrados por instituições certificadas como, por exemplo, a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS).
Em almoços e jantares harmonizados, quem faz o trabalho de escolher quais vinhos que serão servidos?
Olha, Pietra, na teoria, esse trabalho faz mais parte da área de atuação do sommelier, que alinha junto com a equipe da cozinha qual prato vai ser servido com qual vinho. Mas, na prática, o enólogo também pode desempenhar um bom papel aqui, já que ele acompanha todo processo de elaboração do vinho e entende várias nuances que o vinho pode apresentar, que é essencial para fazer combinação surpreendentes em um evento como esse.
Em lojas especializadas de vinho, o vendedor ou vendedora é sommelier ou enólogo?
Sommelier. Dependendo do tamanho da loja, o sommelier também é responsável por escolher e comprar os vinhos que entram no portfolio da loja.
Então enólogos e sommeliers são profissionais que atuam somente no mundo do vinho?
Enólogos sim, eles estudam variantes de uvas, as geografias mais apropriadas para cada plantio e até mesmo indicam o tipo de plantio que pode ter melhor rendimento de produção em cada local. Os sommeliers não ficam somente no universo do vinho: tem sommelier de cerveja, de whisky, de saque...
CURIOSIDADES:
- Na Idade Média, sommelier era quem cuidava dos suprimentos do rei, então tinha um sommelier de pães, um de frutas e legumes, um de armas e munições, etc.
- O sommelier dos vinhos começou também a servir os reis e também provar o vinho antes, para garantir que não estava envenenado;
- Antes do sommelier assumir esse papel de servir e provar, o profissional responsável pelos vinhos do rei era chamado de échanson, em francês, ou escanção. Em Portugal, os sommeliers que trabalham em restaurantes ainda são chamados de escanção;
- Não exatamente uma curiosidade, mas mesmo assim: bons sommeliers não entendem unicamente de comercialização de vinhos. Fosse assim, o foco de conhecimento deles seria muito mais na área administrativa. Um bom sommelier consegue entender o que pode agradar clientes que muitas vezes não sabem o que querem beber, por indecisão ou falta de conhecimento a respeito do seu próprio paladar. Assim como em várias outras profissões, a vivência do profissional vai ser determinante para ele conseguir extrair e entender o mínimo necessário dos clientes para fazer uma indicação com maior chance de acerto.
Fala, Pietra! Que tu achou? Entendeu bem a diferença?
Adorei! Sempre fiquei muito confusa entre os dois, se realmente eram a mesma coisa ou não. Gostei principalmente da parte onde é explicado onde encontrar cada um e agora ficou muito claro. Obrigada Wine Locals!
Quando falamos aqui que A Pietra não entende nada de vinho, o nosso objetivo é conversar com você, que também não entende nada de vinhos. A melhor parte disso tudo é que vinho é o nosso assunto preferido, e sempre que alguém quer conversar a respeito ou fazer perguntas, a gente aqui tá dentro!
Se você gostou desse, tem outros posts com as dúvidas da Pietra:
Episódio 4: Como usar o abridor
Episódio 5: 7 mentiras que a Pietra já ouviu a respeito de vinho
Quer mais dicas?
Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!
Quer mais dicas?
Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!