Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

A Pietra não entende nada de vinho - Episódio 1: Bag in box

A Pietra não entende nada de vinho - Episódio 1: Bag in box

Feb 26, 2021

Feb 26, 2021

Última edição Mar 16, 2021

Última edição Mar 16, 2021

Criado por

Henrique Kochenborger

Galera, a Pietra não entende nada de vinho. Começou a beber a pouco e ainda não sabe nada. Peraí, vamos explicar.

Bom, aqui no Wine Locals a equipe de bebedores é bem diversa. Tem quem é mais experiente, tem quem ainda não sabe bem do que gosta, tem quem é chato pra @#$*& (no caso, este que vos escreve)... ...e tem a Pietra.

A Pietra entrou na equipe como estagiária de marketing, só deu bola dentro e foi contratada. Mas na estrada do vinho ela ainda tem muito para percorrer. A parte boa é que a gente já percorreu algumas e podemos, com gosto (e com sede), percorrer de novo, junto com a Pi. A parte ótima é que tem algumas estradas que nem nós aqui já andamos, daí vamos descobrir alguns caminhos juntos.
Então como o Wine Locals está aqui pra ajudar, dar dicas e tirar dúvidas, imaginamos que essas dúvidas dela seriam também as de várias outras pessoas, várias outras Pietras.

E pra dar o ponto de partida, vamos falar da última dúvida da Pietra, que surgiu numa reunião hoje pela manhã: bag in box. No caso ela não sabia nem o que era ("Tá, eu vou olhar no Google aqui..."). E é por esse caminhos que vamos.

A PIETRA NÃO ENTENDE NADA DE VINHO - EPISÓDIO 1: BAG IN BOX

No Episódio 1 vamos começar pelo bag in box. O vinho que vem em caixa já foi mal falado e já sofreu preconceito por parte dos chatos de plantão (sempre eles). Mas assim como os vinhos, a opinião e os costumes ao redor dele também evoluem e amadurecem. Os jeitos de ser beber vinho estão cada vez mais diversos - em caixa, em lata, na taça, na caneca, no copo americano, direto no gargalo em alguns dias difíceis... O que importa é o vinho, não o vasilhame em que ele vem apresentado. A ideia não é nova, mas está em alta: vinho bom é o vinho que você curte. Tem hora e lugar para toooodos os vinhos. E são muitos. Graças a Deus.

O QUE É BAG IN BOX? O bag in box é o vinho em caixa, Pietra. Na verdade, o vinho vem dentro de uma sacola de plástico selada, e esta, dentro de uma caixa. Traduzido do inglês, bag in box é "sacola na caixa". É importante não confundir com os vinhos que vem envasados diretamente dentro de caixas tipo Tetra Pak - não temos nada contra, apenas não provamos.

QUANDO ELE FOI INVENTADO? O recipiente para transportar líquidos em uma sacola mantida numa caixa era usado para o transporte de ácido de baterias. Em 1965 um enólogo australiano decidiu usar a embalagem pra transportar vinho com mais segurança e com economia de espaço - só que no método dele, tinha que cortar a ponta da sacola pra servir o vinho. Só em 1967 que a torneirinha foi colocada junto da sacola.

SOBROU, ONDE EU ARMAZENO? Na própria caixa, Pi! O vinho em caixa dura de 20 a 25 dias depois de aberto. Quem tem um vinho que ama e bebe uma taça por dia - aquela que faz bem pro coração - pode se dar superbem. Depois de servir, você coloca na geladeira e tudo certo. Algumas empresas norte-americanas estão elaborando vinhos em caixa com prazo de validade de mais de 40 dias depois de abertos (quando guardados na geladeira). Eu não costumo abrir um vinho e demorar mais de dois dias pra beber, mas se for necessário, é bom saber que em algum lugar já há essa possiblidade, né?

O VINHO CONTINUA COM O MESMO GOSTO? Continua, mas não por tempo ilimitado. Diferente da garrafa, o vinho em caixa não entra em contato com o ambiente quando aberto, então por isso a durabilidade dele é maior. Alguns estudos dizem que depois de 30 dias pode haver oxidação do vinho, o que não é legal, e daí sim, pode mudar o gosto do vinho (pra pior).

VALE MAIS A PENA COMPRAR VINHO EM CAIXA DO QUE VINHO EM GARRAFA? Olha, Pietra, aí depende da ocasião. Como eu falei ali em cima: achou um vinho, se apaixonou e quer tomar uma tacinha por dia? Sim, vale mais a pena. Ou então: vai numa festa ou num churrascão que vai ter bastante gente (depois da pandemia)? Vale a pena levar uma caixa.

QUAIS TIPOS DE VINHOS TEM EM BAG IN BOX? Brancos e tintos de vários tipos. Apenas espumantes que não (e talvez vinhos licorosos, tipo Vinho do Porto ou parecidos, esses eu nunca vi em caixa). Geralmente vinhos jovens, não aqueles vinhos que ficaram anos em evolução. Durante muitos anos as pessoas torceram o nariz para os vinhos em caixa pelo motivo de que estes não eram vinhos vinhos sofisticadíssimos e amadurecidos por anos em barris de carvalho, daqueles que tu serviria para a Rainha da Inglaterra quando ela fosse jantar na tua casa - e isso é verdade mesmo. Os vinhos em caixa não são elaborados para serem guardados em adega. Mas como tem hora e lugar pra tudo, nem todas as taças de vinho que a gente toma na vida precisam ser dignas de um jantar com a Rainha da Inglaterra, né?

E aí, Pietra? Depois de ler isso tudo, que tu achou?

"Agora sim tudo faz sentido! Quem diria que colocariam vinho em uma caixa né? Adorei muito o conteúdo e achei o post com muitas informações relevantes e inusitadas. Estou doida para conhecer ainda mais do mundo do vinho. Obrigada Henrique!"

HEY, WINE LOCALS! GOSTEI DA IDEIA E QUERO UM BAG IN BOX!

Então a gente tem dicas! Clica no nome da vinícola para saber e ver onde comprar!

Vinícola Miolo - Bag in Box Miolo Cabernet Sauvignon-Merlot 3L A Miolo produz na Campanha Gaúcha um tinto de Cabernet Sauvignon + Merlot em um bag in box de 3L.

Vinícola Aurora - Aurora Varietal Cabernet Sauvignon Bag in Box 3L Em Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora faz o Aurora Varietal de Cabernet Sauvignon no bag in box de 3L.

Don Guerino Tinto Seco e Branco Seco Na Don Guerino, o bag in box tem 3L. O Tinto Seco é Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat e o Branco Seco é Chardonnay e Riesling.

Casa Perini - Arbo Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon A vinícola de Farroupilha traz a linha Arbo em bag in box de 3L: Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Vinícola Valmarino - Tre Fradéi A linha dos 3 irmãos (Tre Fradéi) traz em bag in box os vinhos Chardonnay (3L), Cabernet Sauvignon + Metrlot (3 e 5L), Cabernet Sauvignon (3 e 5L) e Moscato (5L).

Família Geisse - Bag Don Jorge Geisse O Don Jorge Geisse vem em um bag de 3L (que equivale a 4 garrafas ou 24 taças). Ele é 60% Cabernet Sauvignon e 40% Carmenere - com o diferencial de 30% do vinho ter passado por 8 meses em barrica.

Vinícola Monte Bello - Vinho tinto fino seco Merlot A Vinícola Monte Belo tem 3 vinhos em bag in box, mas a dica aqui é o Merlot, que inclusive foi eleito o melhor Merlot Bag in Box do Brasil na Grande Prova de Vinho do Brasil de 2020.

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados