Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Oferece

Caminhos de Pedra

Caminhos de Pedra

A Rota

Cidades

Fotos

A Sicredi Serrana é parceira da Wine Locals e juntos vamos apresentar para cada vez mais turistas tantas belezas da Serra Gaúcha. Nesse post tem tudo que você precisa saber sobre o roteiro Caminhos de Pedra, um dos mais visitados e repletos de atrações da Serra Gaúcha.


CAMINHOS DE PEDRA - UM RESGATE ARQUITETÔNICO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA

Caminhos de Pedra é uma rota turística no interior de Bento Gonçalves. É uma rota rural que possui um grande número de casa antigas que fazem parte da cultura e da história que a imigração italiana trouxe para a região a partir de 1875. A arquitetura dessas casas resgata e valoriza a história dos primeiros moradores da Serra Gaúcha.

O roteiro Caminhos de Pedra concentra e preserva o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural. Desde 2009 é um patrimônio histórico do estado do Rio Grande do Sul. A rota possui 12km e vários pontos de visitação e observação. Além das casas de pedra centenárias, o trajeto pelos Caminhos de Pedra é repleto de vinícolas, restaurantes, casas e lojas de itens produzidos na região, dentre várias outras atrações.

ONDE FICA O ROTEIRO CAMINHOS DE PEDRA
De acordo com a Lei Estadual 13.177/09, que declarou o roteiro como patrimônio histórico do Rio Grande do Sul, a abrangência dos Caminhos de Pedra vai desde a Linha Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite do município de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.

A rota fica a cerca de 6km do centro de Bento Gonçalves e cerca de 130km de Porto Alegre.

SIGA OS CAMINHOS DE PEDRA NO INSTAGRAM
O @roteirocaminhosdepedra é a conta oficial do roteiro no Instagram e divulga curiosidades, paisagens e atrações da região.

Clique e veja um roteiro charmoso nos Caminhos de Pedra e Pinto Bandeira!

O QUE FAZER NOS CAMINHOS DE PEDRA
O roteiro Caminhos de Pedra conta com mais de 25 pontos de visitação. Vamos te mostrar alguns deles aqui:

GARBO - ENOLOGIA CRIATIVA
A Garbo Enologia Criativa nasceu em 2015, fruto do desejo de 3 enólogos – e amigos – de elaborar vinhos autênticos e de grande personalidade. A casa é um wine bar super charmoso, com mesinhas na rua e um atendimento nota mil.

Clique aqui para conhecer o Puro Garbo, uma degustação harmonizada de vinhos, espumantes e uma seleção de queijos e charcutaria artesanal no coração dos Caminhos de Pedra

CASA DA OVELHA
Um passeio perfeito para visitar os Caminhos de Pedra com crianças! Na Casa da Ovelha você conhece produtos variados desenvolvidos com leite de ovelha, de cosméticos à iogurtes. Ainda, na visitação é possível degustar alguns produtos e alimentar ovelhas adultas com ração e ovelhas bebê com mamadeiras, dentro outras atrações.

BENEVENTO CHOCOLATE E CAFÉ
Chocolates de altíssima qualidade, cafés especiais e uma das novidades mais simpáticas nos Caminhos de Pedra. O Benevento, além de café e restaurante, possui um jardim lindo para relaxar, especialmente para quem está com crianças.

CANTINA STRAPAZZON
Uma cantina que produz vinhos e suco de uva, numa casa construída em meados de 1880.

ONDE COMER NOS CAMINHOS DE PEDRA

CASA VANNI
A Casa Vanni tem um astral sem igual. O lugar é lindo e disputado, mas a espera na chegada traz sorte: é hora de sentar no jardim e escolher um dos espumantes da carta, que oferece o melhor da região. Lá no jardim, o único barulho vem do córrego que passa atrás do restaurante. A cozinha do Casa Vanni entrega uma bonita e elegante comida da imigração italiana. Risotos incríveis, o ravióli de ricota e espinafre com molho pesto e o famoso Filé da Casa, envolto em massa folheada e acompanhado de ravióli recheado de berinjela. Não pule a sobremesa: a panna cota com calda de frutas da estação agrada até quem não é de doce.

CASA DO TOMATE E RISTORANTE DEL POMODORO
Um loja com vários produtos feito à base de tomate, de molhos à cervejas, além da gasosa, um refrigerante artesanal trazido pelos imigrantes italianos. No restaurante, uma sequência típica da mesa da imigração, com fortaia, polenta, costelinha de porco e diversos outros pratos.

RESTAURANTE NONNA LUDIA
O restaurante é um dos mais tradicionais da região. Fica numa das centenárias casa de pedra da região e enche a mesa com uma sequência típica dos imigrantes italianos.

TRATTORIA CASA ANGELO
Um casarão lindo com uma baita sequência de pratos, dos clássicos da mesa italiana a variados cortes de carne.

LOCANDA DI LUCCA
Cozinha orgânica e biodinâmica, assim como vários dos vinhos que se encontram na carta de lá. Uma experiência de Slow Food, com a animação do anfitrião da casa e seu acordeão.

ONDE FICAR NOS CAMINHOS DE PEDRA

POUSADA CANTELLI
Um casarão rústico e reservado, ideal para ir a dois.

LOTE 20 HOTEL BUTIQUE
Hospedagem de luxo com serviço de excelência.

VINÍCOLAS NOS CAMINHOS DE PEDRA

VINÍCOLA LOVARA
Vinícola boutique familiar que produz vinhos finos.

CASA FONTANARI
Vinícola familiar no final dos Caminhos de Pedra, vizinha a Pinto Bandeira. Possui uma vista linda da região e mirantes para apreciá-la.

VINÍCOLA SALVATI E SIRENA
A Salvati e Sirena é perfeita para quem quer expandir o repertório com vinhos menos convencionais. Eles possuem um apreço especial por variedades de uvas não comerciais, como Peverella, Goethe e Barbera Piemonte.

---
Junto com a Sicredi Serrana, o Wine Locals vai te apresentar as regiões, cidades e rotas turísticas da Serra Gaúcha. Nesse post você leu tudo que precisa saber sobre o roteiro Caminhos de Pedra, um dos mais visitados da da Serra Gaúcha.


Cidades

Bento Gonçalves

Fotos da Rota

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados