Vinícola Guaspari

A Guaspari é pioneira no enoturismo na região de Espírto Santo do Pinhal

vinícola
Serra dos Encontros
Espírito Santo do Pinhal e região - SP
Serra dos Encontros
Brasil
Guias que faz parte:
Ideal para:
Mood IconDegustação de vinhos

A cerca de 200km de São Paulo, a Guaspari é pioneira no enoturismo na região de Espírto Santo do Pinhal! A vinícola hoje está localizada em uma antiga fazenda de café, que ainda continua sendo produzido por lá em microlotes ao lado dos vinhedos. Uma família de origem ligada ao campo, com espírito inovador e empreendedor, e que chegou em 2001 a uma região tradicionalmente cafeeira e identifica condições muito favoráveis à viticultura. Era o começo do sonho que se transformaria na Vinícola Guaspari.

Em 2006, foram plantadas as primeiras videiras. Eram mudas de diversas variedades francesas, escolhidas em virtude das características do terroir da região. Dois anos após o primeiro plantio, a vinícola foi construída. O primeiro vinho foi produzido em 2008, de maneira artesanal. Foram apenas 30 garrafas, que reforçaram o potencial do projeto. Gradualmente a área de plantio foi ampliada e hoje são 50 hectares de vinhedos próprios a partir dos quais todo o vinho é produzido.

De lá para cá a produção aumentou e hoje a vinícola elabora vinhos incríveis como o Guaspari Terroir Pinot Noir e o Guaspari Syrah Vista do Chá. Uma curiosidade interessante é que o nome de alguns rótulos é inspirado na paisagem de cada vinhedo, como a vista do bosque ou vista da serra.

Além de sensibilidade para perceber o potencial da região, a família entende o ritmo da natureza e a importância do tempo para a evolução dos vinhos e para a maturação do projeto. Seu trabalho reflete o respeito ao terroir, a constante busca pela excelência e o compromisso com o desenvolvimento da região e dos talentos locais.

Na Guaspari é possível fazer experiências com degustações de vinhos, passeios pelos vinhedos e pelos processos de elaboração de vinho, além de aproveitar o wine bar da vinícola, com opções deliciosas no cardápio para um almoço sem pressa ou degustação de mais vinhos com petiscos.