Conheça o mundo das barricas na Tanoaria Mesacaza

O que você vai viver?

Lugar fora do óbvio para você colocar no seu roteiro da Serra Gaúcha! Uma tradição passada de pai para filho, em uma das poucas tanoarias no Brasil. Para se ter uma ideia, existem cerca de apenas 10 no país todo e ter uma assim, tão histórica e pertinho da gente, é um privilégio.

Por lá, eles fazem as barricas de vários tipos de madeira, sendo oito ao total,  que armazenam os vinhos de quase toda a região. Além da produção de barricas novas, eles também são responsáveis pelo processo de restauração de barris.

As madeiras usadas são carvalho americano, carvalho francês, amburana, bálsamo, cabreúva, grafia, canela sassafrás e castanheira. Cada uma vai ajudar a dar o paladar e o sensorial que vemos nos vinhos, trazendo as características de cada um. Por isso a escolha da madeira é tão importante.

São vários tipos e tamanhos, em um galpão gigante com tonéis por todo lugar. A Mesacasa produz os barris para toda a região, para o país e também para todo o mundo e tem reconhecimento internacional. A produção e restauração dos barris não é muito comum e por isso eles são muito procurados, até mesmo pela sua história. Os barris da Tanoaria Mesacaza são enviados para a própria cidade, Monte Belo do Sul, São Paulo e Minas Gerais. E também para os Estados Unidos, para a Escócia, Irlanda, Avila, Polônia, França e Bélgica.

Ficamos maravilhados com todo o processo, cada passo é feito com muito cuidado e cheio de atenção aos detalhes para que a barrica fique perfeita. É realmente um trabalho lindo de se ver e se você estiver na Serra Gaúcha.

Para entender um pouquinho mais do processo, elas passam pelo processo de abertura, depois de limpeza e pela queima, que dependendo da intensidade, vai dar o aroma da bebida. Para que as ripas fiquem juntas, também acontece um processo de aquecer a madeira em um forno e depois disso que são colocadas as cintas em cada uma. Uma coisa muito legal que aprendemos é que a própria madeira dilata, então não é necessário nenhum tipo de vedação.

Durante a visita é possível ver o que estão fazendo no dia e passar por cada processo. São muitos deles e juramos, parece mágica a forma como acontece. Esse conhecimento foi passado de pai, o seu Eugênio, para filho, o Mauro.

Hoje é o Mauro quem guia as visitas e toma conta da parte mais administrativa do local, mas também conhece cada um dos processos. Mesmo assim, o seu Eugênio, continua trabalhando no local e encontramos ele por lá fazendo mini barricas. Tudo feito de forma artesanal e com muita dedicação em cada peça!

Ao final da visita, você ainda pode degustar vários rótulos, de vinhos, cachaças e outros destilados que são produzidos nos barris feitos pela Mesacaza. Além disso, vidrinhos com cada uma das madeiras está disponível no showroom para você sentir a diferença.

Ainda, se você ficar tão apaixonado quanto nós (o que temos certeza que acontecerá) pode levar uma réplica de barrica para casa, já que eles tem unidades para venda. Coloca no roteiro e depois só nos agradece por essa experiência incrível!

Endereço: 
R. Dom Luiz Colussi, Monte Belo do Sul - RS, 95718-000

Detalhes: 
Não é permitida a entrada de menores de 18 anos.

Redes sociais e contato:
Instagram: @tanoariamesacaza
Telefones: (54) 3457-1001 ou (54) 9.9959-1709