Banne
lista

O que fazer na região de São Joaquim

A cidade de São Joaquim é uma das mais charmosas da Serra Catarinense e também a que mais concentra vinícolas na região. Além disso, é uma das cidades mais geladas do país. Quem gosta de um friozinho não pode deixar esse destino de fora da lista do que fazer no inverno. 

Como tudo com vinho fica melhor, separamos algumas experiências incríveis para deixar a sua estadia em São Joaquim ainda mais especial. Desde as vinícolas mais tradicionais às mais inovadoras e inusitadas.

Arruma as malas e pega o mapa para conferir seu próximo destino!

Comer no Restaurante 1948 Carne & Fogo

O nome já traz um spoiler da história do lugar. O casarão onde está o restaurante, foi construído pelo prefeito da cidade no ano de 1948. Ele fica bem no centro da cidade, em frente à Catedral. Isso pois foi construído para abrigar bispos, padres e freiras.

A base do restaurante é a parrilla e a costela é algo que você tem que provar quando for ao restaurante. A Costela Campeira vem com a costela desmanchando, arroz, maionese, cebolas e tomates assados, moranga caramelada e tudo extremamente delicioso.

Receitas com maçã, a fruta típica de São Joaquim, e com mel bracatinga também é pedido obrigatório. O mel está entre os mais famosos meis do mundo! 

Pedalar em meio aos vinhedos na Villaggio Bassetti

Na Villaggio Bassetti você pode pedalar em meio aos vinhedos e em uma estrada de cerca de 5km toda asfaltada que fica dentro da propriedade.

Além do passeio de bicicleta, também é possível fazer um piquenique em um espaço super agradável decorado com mesinhas e cadeiras coloridas para curtir o piquenique que vem com queijos, pães, geleias, embutidos, castanhas, patês, frutas frescas e claro vinho ou espumante.

E se a ideia é conhecer mais rótulos da vinícola, tem algumas opções de degustação. Dá pra escolher a degustação de cinco rótulos e as degustações com tábua de frios e uma com terrine de queijo deliciosa.

Almoçar na Vinícola Monte Agudo

A Monte Agudo é uma vinícola boutique e familiar, e quem comanda e recebe os visitantes com todo carinho e atenção são os três irmãos, Patrícia, Leo e Carolina, que também é a enóloga da vinícola.

A vinícola oferece almoço harmonizado, piquenique em meio aos vinhedos com com visual de cinema e sunsets regados a música e alto astral que já são conhecidos e perfeitos para aproveitar e se divertir em um final de tarde enquanto o sol se põe.

E entre os rótulos da vinícola, uma dica: Experimente o Vivaz sauvignon blanc, o sublime rosé merlot e o espumante sinfonia.

Sentir-se na Itália na Leone di Venezia

A vinícola Leone di Venezia vai te transportar para a Itália assim que você chegar lá. A vinícola é comandada por um apaixonado, o Saul Bianco, que foi estudar enologia na Itália e voltou para plantar os primeiros parreirais da vinícola que só produz castas italianas.

A Leone di Venezia tem um visual paradisíaco perfeito para uma sessão de fotos e a arquitetura foi inspirada em um palácio italiano que foi obra de Andrea Paládio, arquiteto da cidade de Vicenza.

Por lá você pode escolher fazer a experiência que é um tour pela vinícola conhecendo mais a história e finalizando com uma degustação guiada de cinco rótulos ou aproveitar a área externa linda da vinícola para um piquenique.

Conhecer a história da Villa Francioni

A história da Villa Francioni é construída sobre três pilares: natureza, homem e tecnologia. Cada vinho produzido pela Villa Francioni conta uma parte da história da paixão do fundador pelo vinho. Com uma arquitetura que privilegia o fluxo gravitacional e um processo automatizado de engarrafamento, a vinícola produz cerca de 300 mil garrafas por ano.

A Villa Francioni é reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus rótulos da Linha Villa Francioni, Joaquim e Aparados. Além dos vinhos, a vinícola também possui uma galeria de arte que já recebeu obras de artistas renomados como Camille Claudel, Juarez Machado e Luciano Martins.

A visita à Villa Francioni é uma experiência encantadora que inclui um guia especializado para percorrer todos os estágios da elaboração dos vinhos, culminando em uma deliciosa sessão de degustação.

Se hospedar na Morada Reino Encantado

A Morada Reino Encantado é a primeira Cabana Barn House da Serra Catarinense. Fica em uma propriedade privada que visa a experiência de imersão na natureza através de locação de cabanas, para se reconectar à natureza neste lugar inesquecível.

A Cabana está a apenas 7 minutos do centro de São Joaquim, em uma chácara com toda privacidade, rodeada de pinheiros de Araucárias com pássaros e cavalos.

Você pode aproveitar um lindo pôr do sol, que pode ser apreciado tomando um vinho e fazendo um piquenique no deck. Para as noites estreladas é possível aproveitar uma área de fogo para apreciar a lua e assar marshmallow.

Gostou desta seleção?

Continue explorando o site da Wine Locals para conhecer outros roteiros imperdíveis na Serra Catarinense e mais experiências enoturísticas.