Banne
lista

8 vinícolas imperdíveis para você conhecer em Santa Catarina

Quem conhece a Serra Catarinense se apaixona de cara, ainda mais, fazendo uma imersão pelas vinícolas de Santa Catarina.

Urubici, Serra do Rio do Rastro, paisagens naturais de tirar o fôlego e vinícolas que vale a pena você colocar no seu roteiro se você gosta de vinho, e se não gosta também, porque existem experiências muito legais para você viver nas vinícolas. São as mais diversas, desde uma viagem à cultura italiana, uma reconexão com a natureza, um bar no alto da montanha e muito mais. São experiências únicas, para dar um quentinho no coração e lembrar pra sempre.

Quando for visitar, tenha em mente que a serra de Santa Catarina é um caminho sem volta e cada vez mais você vai buscar por experiências na região! 

Vinícola Thera

Localizada em Bom Retiro, a Thera é uma das vinícolas mais modernas da região com um projeto arquitetônico totalmente integrado à natureza e assinado pelo arquiteto italiano Marco Casamonti.

Além de vinícola e wine bar, a Thera também é pousada boutique, com 18 quartos charmosíssimos com lareira, piso aquecido, banheira e aquele visual em meio à natureza da serra catarinense.

Por lá você pode fazer um tour com degustação para conhecer mais sobre a vinícola e processos de elaboração, aproveitar a paisagem linda e o pôr do sol em um piquenique delicioso.

Também, fazer um passeio a cavalo e harmonizar vinho e gastronomia em jantares e almoços especiais. As opções no menu sempre valorizam ingredientes locais como a truta e o pinhão, e a decoração da mesa é um convite pra ficar.

Vinícola Abreu Garcia

A vinícola Abreu Garcia está localizada em uma fazenda em Monte Belo do Sul, cidade pertinho de Lages. Para chegar na vinícola, você passa por uma estrada em meio à natureza que já é pra ir desacelerando e apreciando a paisagem.

A Abreu Garcia tem uma história e energia especial. No mesmo local fica um sítio arqueológico milenar, onde civilizações muito antigas viveram e deixaram uma parte de sua história e cultura. A capela construída dentro da vinícola foi feita com as pedras desse sítio arqueológico e a área foi preservada.

Na parte mais alta da vinícola tem o wine bar, um ambiente charmoso e diferenciado, localizado no alto da montanha. Com uma vista de suspirar e com opções de vinhos, comidinhas e uma área pra você fazer um piquenique e contemplar o visual apaixonante da serra catarinense.

Na área onde fica a recepção da Abreu Garcia, também é possível  fazer degustações harmonizadas e conhecer alguns rótulos da vinícola.

Além do piquenique e degustações harmonizadas, acontecem almoços harmonizados na vinícola, além de ter opções para você pegar sua tacinha de vinho, uma tábua de frios e curtir o visual ao lado de quem você gosta. 

Vinícola Pericó

A Vinícola Pericó fica entre as cidades de São Joaquim e Urubici, no Vale Pericó, um dos pontos mais altos de Santa Catarina, a 1300 metros de altitude. Vá até a Vila Pericó e de lá a vinícola colocou placas sinalizando todo o caminho, que aliás é lindo e cheio de araucárias, árvores típicas da serra catarinense.

Quando você chega na vinícola já se depara com lhamas simpáticas no caminho. Elas ficam livres pelo terreno da vinícola e contribuem para todo o ecossistema e práticas sustentáveis de plantio da pericó, além de fazerem a alegria de quem chega por lá.

A Pericó produz vinhos a partir de castas francesas, tem rótulos premiados como o pericó taipa rosé e alguns diferenciados como o icewine, vinho elaborado em anos especiais, com uvas colhidas tardiamente em dias de neve ou geada, o que cria um congelamento na fruta e um vinho posteriormente com características únicas.

A vinícola oferece tour com degustação de quatro rótulos e visitação aos vinhedos como experiência, além de almoços harmonizados em datas específicas e um wine bar que você pode pedir vinho em taça e petiscos.

Vinícola Villa Francioni

A Villa Francioni é a vinícola mais famosa de Santa Catarina e foi pioneira no enoturismo na região. No final da tarde, o pôr do sol pode ser apreciado pelas janelas da vinícola que tem sua arquitetura inspirada na Itália e desde o começo de sua história é movida a paixão pelo vinho.

A vinícola é imponente e logo na entrada uma galeria de arte recebe os visitantes. A Villa Francioni oferece vários horários de tours com degustação ao longo do dia, que passa por todas as áreas da vinícola, dos processos de elaboração até a cave, e depois finaliza na sala de degustação ou um tour que ao final oferece uma degustação vip de rótulos icônicos em uma sala especial da vinícola. 

Vinícola Leone di Venezia

A vinícola Leone di Venezia fica em São Joaquim e vai te transportar para a Itália assim que você chegar lá. A vinícola é comandada por um apaixonado, o Saul Bianco, que foi estudar enologia na Itália e voltou para plantar os primeiros parreirais da vinícola que só produz castas italianas, com destaque para as Sangiovese, Montepulciano, Primitivo, e as brancas Garganega, Grechetto e Vermentino.

A Leone di Venezia tem um visual paradisíaco perfeito para uma sessão de fotos e a arquitetura foi inspirada em um palácio italiano que foi obra de Andrea Paládio, arquiteto da cidade de Vicenza, como a família Bianco.

Por lá você pode escolher fazer a experiência que é um tour pela vinícola conhecendo mais a história e finalizando com uma degustação guiada de cinco rótulos ou aproveitar a área externa linda da vinícola para um piquenique.

Vinícola Villaggio Bassetti

Na Villaggio Bassetti, que fica em São Joaquim e pertinho da cidade, você pode pedalar em meio aos vinhedos e em uma estrada de cerca de 5km toda asfaltada que fica dentro da propriedade.

Além do passeio de bicicleta, também é possível fazer um piquenique em um espaço super agradável decorado com mesinhas e cadeiras coloridas para curtir o piquenique que vem com queijos, pães, geleias, embutidos, castanhas, patês, frutas frescas e claro vinho ou espumante.

E se a ideia é conhecer mais rótulos da vinícola, tem algumas opções de degustação. Dá pra escolher a degustação de cinco rótulos e as degustações com tábua de frios e uma com terrine de queijo deliciosa. 

Vinícola Quinta da Neve

A Vinícola Quinta da Neve fica em São Joaquim, mais para o interior, na região da Lomba Seca. Apesar de já elaborar vinhos desde 1999, com um dos primeiros vinhedos da região, a parte de enoturismo da vinícola foi inaugurada há pouco tempo.

O atendimento é super simpático, você se sente em casa e o visual é lindo, perfeito para aproveitar algumas horas com vinho e comidinhas gostosas.

É necessário reservar a visita com antecedência, e então você pode escolher fazer a degustação de quatro rótulos ou a premium de seis rótulos e optar pelo acompanhamento de tábua de frios ou outras opções do cardápio como empanadas e quiches, que também fazem parte da cesta do piquenique com sunset. Em datas especiais também acontecem almoços harmonizados.

Entre os rótulos da vinícola, muitas premiados inclusive, vale destacar o pinot noir, o Touriga nacional e o leão baio, animal típico da região e cheio de histórias enigmáticas que deu nome ao vinho que é um corte de quatro variedades: Malbec, Montepulciano, Merlot e Touriga.

Vinhedos Monte Agudo

A Monte Agudo é uma vinícola boutique e familiar, e quem comanda e recebe os visitantes com todo carinho e atenção são os três irmãos, Patrícia, Leo e Carolina, que também é a enóloga da vinícola.

A vinícola oferece almoço harmonizado, piquenique em meio aos vinhedos com com visual de cinema e sunsets regados a música e alto astral que já são conhecidos e perfeitos para aproveitar e se divertir em um final de tarde enquanto o sol se põe. No piquenique você escolhe o seu lugar em meio aos vinhedos e se delicia com sanduíches, pães, pastinhas, bolo e tudo o que um piquenique tem direito.

E entre os rótulos da vinícola, uma dica: Experimente o Vivaz sauvignon blanc, o sublime rosé merlot e o espumante sinfonia.

Gostou de saber mais sobre a região?

Explore o nosso site para conhecer outros roteiros imperdíveis com muito vinho e descobrir mais experiências enoturísticas!