Banne
Rota

Serra dos Encontros

A SERRA DOS ENCONTROS

Na região Sudeste do Brasil, no encontro dos estados de São Paulo e Minas Gerais e com a beleza da Serra da Mantiqueira como plano de fundo, a Serra dos Encontros é a nova rota enoturística do Brasil e celebra a confluência histórica da região: São Paulo e Minas Gerais, o legado do café entrelaçado ao emergente legado do vinho, as fronteiras geo-culturais, os habitantes locais, e os imigrantes. Todos os encontros que teceram a riqueza cultural e histórica da região.

A rota é formada pelo quadrilátero das cidades de Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim, Jacutinga e Albertina, localizadas no planalto noroeste da Mantiqueira. As cidades ficam próximas uma da outra e a cerca de 200km da capital paulista, São Paulo. 

A história desse quadrilátero confunde-se com a história do café no Brasil, que teve seu auge no século 19 e a região continua a ter muitos cafezais e cafés de alta qualidade continuam a ser produzidos ali. Mas o cenário começou a mudar em 2004 quando começaram as primeiras iniciativas da reintrodução do cultivo da uva Vitis Vinífera, que já havia sido introduzida na época do colonato, mas ficou em segundo plano em função do ciclo dourado do café.

Impulsionado pela técnica da dupla poda, os chamados vinhos ou vinhedos de inverno, começam a surgir as primeiras vinícolas e a descoberta que de vinhos incríveis podem ser elaborados na região, confirmando a vocação do terroir da Serra dos Encontros. 

O QUE É A DUPLA PODA?

É um processo feito nos parreirais que permite que a uva seja colhida no inverno, ao contrário da maioria das outras regiões do Brasil, que faz a colheita - a vindima - na época de verão. O inverno na região da Serra dos Encontros tem um clima propício para a uva chegar na sua máxima qualidade para elaborar vinhos com a melhor expressão do terroir, aproveitando as características de clima parecidos com grandes regiões vinícolas no mundo como a França e Itália. 

Mas como isso é possível? Basicamente a primeira “poda” dos galhos da videira serve para evitar que ela gere frutos no verão, época de muita chuva na região e que acaba diluindo os açúcares da fruta. Então é feito um truque, e a segunda poda é feita entre maio e junho, no período de temperaturas mais baixas e com menos chuva, possibilitando o clima certo para o fruto ficar mais concentrado e a condição ser ideal para elaborar vinhos. 

E quem estabeleceu a técnica na região e é hoje um dos grandes responsáveis pela elaboração de vinhos nessa área de São Paulo e Minas Gerais é o agrônomo e pesquisador Murillo Regina e Epamig, empresa de pesquisa e agropecuária.  E é a técnica da dupla poda uma das grandes propulsoras do sucesso dos vinhos da região da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, além de algumas vinícolas no centro-oeste e nordeste. 

O QUE FAZER NA SERRA DOS ENCONTROS 

Clique AQUI para ver o vídeo no nosso canal do Youtube com 5 vinícolas imperdíveis da região!

Na nova rota no mundo do vinho você vai viver experiências em vinícolas, comer e beber muito bem em restaurantes com a curadoria Wine Locals e conhecer hospedagens de tirar o fôlego e perfeitas para você desacelerar e curtir a jornada. 

ALGUMAS VINÍCOLAS DA SERRA DOS ENCONTROS

Vinícola Guaspari

Vinícola Mirantus

Vinícola Amana

Vinícola Face Norte

Vinícola Obstinado


ONDE COMER NA SERRA DOS ENCONTROS

A rota envolve quatro cidades, mas é em Espírito Santo do Pinhal que você vai encontrar a maior variedade de opções gastronômicas. Selecionamos algumas aqui para você conhecer, é só clicar em cada lugar para saber mais.

Cave Barthô 

Syrah Bistrô

Marco Zero 

Opção Trattoria

Rizz restaurante

Toca do Kaynã

Casa do Ipê 

Santa Maria Coffee n´Wine House

Rancho Churrascada

ONDE SE HOSPEDAR NA SERRA DOS ENCONTROS

De hotéis mais práticos para quem gosta de ficar no centro da cidade a refúgios de alto padrão com direto a piscina com carpas, listamos algumas opções de hospedagem e ao longo do guia você vai encontrar outras. Clique em cima de cada lugar para descobrir todos os detalhes.

Casa Mantiqueira Hotel Boutique

Pousada Vila Alto dos Pinhais

Famiglia Barthô

Pinhal Palace Hotel

Hospedaria Casa da Pedra

Pousada do Vinhedo

Lugares para conhecer - Serra dos Encontros

Experiências para comprar - Serra dos Encontros