Banne
Região

Serra Catarinense - SC

Além de praias e mar azul, Santa Catarina tem outros paraísos há centenas de metros acima do nível do mar. A Serra Catarinense é um dos destinos mais cenográficos do Brasil e quem sabe do mundo. O jornal britânico “The Guardian” listou a Serra do Rio do Rastro como um dos dez lugares mais espetaculares do mundo para uma viagem de carro e Urubici, um dos 18 municípios que fazem parte da Serra Catarinense está entre os 10 melhores destinos para se visitar no brasil, de acordo com a premiação do site Melhores Destinos. 

Existem muitos motivos para você colocar a região serrana de Santa Catarina no seu roteiro, e o principal aqui é o vinho. Existem dezenas de vinícolas na região elaborando vinhos de altitude, com destaque para os brancos feitos principalmente com a uva Sauvignon Blanc, a mais icônica da região ao lado da uva Goethe, que tem selo de Indicação de Procedência. Inclusive em 2021 Santa Catarina conquistou a segunda IP para vinhos, a IP Vinhos de Altitude de Santa Catarina. 

Para quem viaja em busca de vinhos incríveis, três cidades precisam estar na rota de viagem: São Joaquim – cidade que concentra a maioria das vinícolas - Bom Retiro e Campo Belo do Sul. É importante dizer aqui que as distâncias entre algumas vinícolas são longas e com acesso mais complicado, então vale sempre conferir o google maps antes de visitar cada uma. Diferente de outras regiões enoturisticas do Brasil, na Serra Catarinense a natureza é mais exuberante e intocada, e faz parte do passeio, inspirando e permitindo que a gente aprecie toda a sua beleza no caminho. 

Como chegar?

Da capital catarinense, Florianópolis, até São Joaquim, a cidade que concentra mais vinícolas da Serra, são cerca de 230km, e você pode escolher ir pela rodovia 282 ou pegar a famosa Serra do Rio do Rastro para já turistar no caminho mesmo. A gente indica fortemente essa segunda opção, porque a estrada é linda. 

E quando ir?

Depende do que você busca. No inverno, os parreirais não têm uvas, mas o clima de frio e possibilidade de ver neve são grandes atrativos da região. Agora se a ideia é ver uva no pé e não passar tanto frio, março é o mês certo, porque é quando acontece a vindima na Serra Catarinense, a colheita da uva, e as vinícolas fazem várias programações especiais pra época. 

E o que fazer na região?

Além das vinícolas, a Serra Catarinense é o paraíso para viagens de aventura e ecoturismo. Em cidades como Urubici você pode saltar de um pêndulo do alto de uma cachoeira! A região tem muitos parques com paisagens naturais, cachoeiras e cânions. Um dos atrativos é o Parque Nacional de São Joaquim, no Mirante do Morro da Igreja. A vista encanta os visitantes e é lá que está a famosa Pedra Furada. 

Já o Morro do Campestre é uma formação de arenito localizada 1.380 metros acima do nível do mar, nos altos da Serra do Campestre. Você também pode conhecer a região do Corvo Branco e seus paredões que rendem excelentes fotos e a rota das cachoeiras, além de poder programar uma visita – e até acampamento – nos cânions. 

Agora se a ideia é ficar no aconchego de uma lareira ou cabana no meio do mato, a Serra Catarinense é o lugar certo. Basta uma pesquisa rápida no airbnb para descobrir cabanas charmosíssimas e opções apaixonantes de hospedagem como a pousada boutique dentro da Vinícola Thera, em Bom Retiro. 

Navegue pelo nosso Guia da Serra  Catarinense

Experiências para comprar - Serra Catarinense - SC