Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa
Região

Região das Hortênsias

Região das Hortênsias

A Região

Mapa

Cidades

Fotos

REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

A Região das Hortênsias é um dos destinos mais visitados no Brasil. É formada por cinco municípios: Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula (que também integra a região dos Campos de Cima da Serra) e Picada Café.

O turismo de eventos e os parques temáticos e naturais contribuem para a região ser uma referência em hospitalidade. Ainda é considerada o principal destino turístico do Rio Grande do Sul.

Historicamente desenvolvida para atender com excelência visitantes do mundo todo, a Região das Hortênsias oferece uma diversidade enorme de ofertas que atendem vários formatos de passeios: o bate-e-volta em família, as viagens românticas, os feriados com crianças…

O turismo urbano por Gramado e Canela é fácil e seguro. Não há histórico de violência urbana, as ruas são movimentadas o ano todo - vale ressaltar o visível respeito dos motoristas da região às faixas de pedestre. Para quem tem pouco dias (ou até para quem estende a viagem, pois o passeio é completo e divertidíssimo), o BusTour passeia por vários pontos turísticos da cidade, no formato hop on/hop off: você pode desembarcar nas paradas que desejar e voltar quantas vezes quiser.
E apesar de várias das atrações turísticas de Gramado terem ganhado o Brasil, é sempre importante dizer que uma viagem à Canela é obrigatória.
A cidade de São Francisco de Paula, por sua vez, desvia do turismo urbano. Fica no caminho entre Canela e os cânions de Cambará do Sul e é tomada de belas reservas naturais. Por estar em uma região de transição entre serra e campos de altitude, a paisagem tem campos de araucárias, lagos naturais e cachoeiras, com vários passeios por trilhas que podem ser feitos a pé ou até mesmo a cavalo.

A diversidade de ofertas de turismo da Região das Hortênsias tem o seu ponto alto: independentemente do seu objetivo, há uma boa programação para fazer por lá. As atrações turísticas de Gramado e Canela convivem com as paisagens naturais de São Chico. As opções gastronômicas da região são um bom exemplo dessa profusão de possibilidades. O centro das duas cidades oferece boas opções para grupos, com menus fechados, rodízios de comida italiana (sim, apesar da colonização alemã, a gastronomia da Região das Hortênsias tem boas opções de comida italiana - e quem há de reclamar disso, certo?), cafés coloniais com mesas fartas e fondues para diversos públicos e bolsos. Procurando com um pouco mais de atenção, é fácil achar os restaurantes mais intimistas, bistrôs que ficam de fora dos pacotes turísticos e pérolas de culinária internacional, para quem busca menus e cartas de vinho diferenciados.

Os parques temáticos, pousadas e hotéis, o comércio de luxo e, por óbvio, os restaurantes, em uma gama de opções que parece ser infinita, movimentam milhares de pessoas diariamente. Ainda, as belezas naturais da região compõe o mosaico de atrações da Região das Hortênsias.

-------------------
A COLONIZAÇÃO ALEMÃ
Os alemães deixaram uma impressão notável na história do Rio Grande do Sul através de sua cultura.
A colonização da Região das Hortênsias é majoritariamente alemã e a arquitetura e a gastronomia trazem essa forte influência, com as construções de madeira encaixada e várias outras inspirações trazidas da região da Bavária.
Na gastronomia, alguns itens são marcos da região, mas os cafés coloniais, os restaurantes de comida típica alemã e o próprio fondue - mais propriamente suíço, mas também amplamente consumido no norte da Alemanha - são categorias imperdíveis.

-----------------------
AS FESTIVIDADES DE NATAL
As festividades de Natal são um grande ativo turístico da Região das Hortênsias e um dos períodos mais animados para uma visita com crianças.
As cidades de Gramado e Canela se transformam com decorações por absolutamente todos os lugares e atrações criadas especialmente para essa época do ano, em sua grande maioria a céu aberto. Essas festividades costumam se estender até a meados de janeiro.
São diversas atrações dentro das festividades do Natal Luz, em Gramado, e do Sonho de Natal, em Canela.

---------
QUANDO IR
Escolher a temporada para conhecer a Região das Hortênsias depende do seu estilo de viagem. No verão a região tem clima quente e noites de temperatura bastante agradável, o que desperta o interesse pelos passeios ao ar livre, seja nos centros das cidades, ou para aproveitar as atrações naturais.
No inverno, as temperaturas baixas e as chances de neve criam o cartão postal de clima frio que também é tão esperado na região. É sem dúvida a época mais charmosa, perfeita para as viagens românticas.

-----------
COMO CHEGAR
Para quem não está no Rio Grande do Sul, a dica é chegar diretamente no Aeroporto Salgado Filho, o principal do estado. De lá saem ônibus diretamente para a rodoviária de Gramado de hora em hora.
As opções mais confortáveis são os transfers, que fazem o trajeto do aeroporto diretamente para o hotel.
De carro também é uma boa opção - apesar de o uso do carro não é essencial para o turismo dentro das cidades.

-----------------
O QUE FAZER
Na Região das Hortênsias, as cidades de Gramado e Canela são amplamente conhecidas por atender turistas durante o ano todo. São parques temáticos, museus, lojas e restaurantes repletos de atrações para todas as idades e todos os bolsos. São Francisco de Paula, por sua vez, guarda atrações ligadas à natureza que são absolutamente imperdíveis, e que ainda parecem um pouco escondidas da maioria dos roteiros.

Conhecer os pontos turísticos entre Gramado e Canela
As cidades são vizinhas e parecem ter nascido com a vocação para agradar quem as visita. Mesmo para os turistas menos planejados, Gramado e Canela têm pontos turísticos bastante tradicionais abertos o ano todo, inclusive muitas deles com visitação gratuita, como o Parque do Lago Negro (Gramado) e a Catedral de Pedra (Canela).

Aproveitar as belezas naturais de São Chico
E elas são MUITAS. O Parque das 8 Cachoeiras, por exemplo, possui 4 roteiros de trilhas de diversos níveis e com cachoeiras com até 100 metros de altura. O Parque das Cascatas e a Reserva Ecológica Terra do Sempre seguem a mesma proposta, com campings, trilhas e instalações como cabanas, churrasqueiras e restaurantes.

Provar os chocolates da região
São inúmeros os restaurantes em Gramado e Canela. É, sem dúvida, uma região onde se come muito, mas muito bem. A produção de chocolates artesanais virou uma tradição. Difícil entender sua origem: a relação com a Suíça, que também trouxe o fondue? É uma iguaria que apetece durante o frio, outro ativo turístico da região? A verdade é que não há um turista que não seja impactado por um chocolatinho clássico, seja no fondue, nas mentinhas servidas com o café ou no chocolate quente. Há lojas da Prawer, Lugano, Planalto e Caracol, dentre várias outras, espalhadas pelas duas cidades, e muitas delas oferecem transfer gratuito para suas visitações.

Conhecer a região na época do Natal
Como uma boa região turística, a Região das Hortênsias tem nas datas comemorativas seus maiores ativos de oferta turística. Mas é no Natal que a região se transforma. As ruas recebem iluminação especial, os ônibus de turismo fazem tours por várias localidades com decorações incríveis e o calendário de eventos das duas cidades se enche de programações criadas para a ocasião. Se o frio tem o charme necessário para encantar os casais que buscam uma viagem romântica, no Natal são as crianças que têm a sua vez, com atrações inesquecíveis.



Cidades

Canela


Vinícolas

Vitivinícola Jolimont

Canela

Compre no Wine Locals


Hotéis

Fotos da Região


Outras Regiões

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados