Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Vindima 2020: 6 vinhos dessa safra que você já pode provar

Vindima 2020: 6 vinhos dessa safra que você já pode provar

Feb 4, 2021

Feb 4, 2021

Última edição Mar 10, 2021

Última edição Mar 10, 2021

Criado por

Wine Locals

Talvez você já tenha ouvido falar da safra 2020 de vinhos brasileiros, decorrentes da vindima que aconteceu principalmente no sul do país entre os meses de janeiro a março. E não é apenas porque foi uma colheita feita as vésperas do Covid-19 atingir o país, e transformar este ano em um desafio histórico para todo o mundo.  Um grade fator aliado foi o clima seco, com noites frias e muito sol, registrado entre o final do ano passado e o início deste, especialmente na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, estado responsável por quase 90% da produção de vinho nacional. Os fatores climáticos e a dedicação dos produtores mantiveram os vinhedos saudáveis, o que favoreceu a maturação natural das uvas.  O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) Daniel Salvador não tem dúvidas: “É a safra das safras”. Para afirmar tanto, ele se baseia em conversas com produtores e degustações de bebidas que estão no início ou no processo de fermentação. E o que podemos esperar de diferentes estilos de vinho dessa safra de 2020?  “Vamos encontrar tintos mais encorpados, aroma mais nítido e peculiar, uma complexidade maior na bebida. Os brancos terão uma intensidade aromática e equilíbrio em acidez e sabor. Os espumantes vão apresentar uma delicadeza e finesse jamais vista”, prevê Salvador. Sorte a nossa, amantes de vinho!  Reuni nesta lista os rótulos que já estão disponíveis para o mercado. A ideia é que tenhamos até o fim do ano espumantes do método charmat, bem como os brancos jovens e alguns tintos, sendo que os mais encorpados, que passam por barrica, só em 2021/2022, bem como os espumantes elaborados pelo tradicional método champenoise.  Mal posso esperar! Se provar algum rótulo legal da safra 2020, conta pra gente nos comentários!

Miolo Wild Gamay Nouveau

Com produção de apenas 12 mil garrafas, esse tinto leve da Miolo foi um dos primeiros rótulos da vindima 2020 lançado este ano, e causou uma boa impressão entre os bebedores de vinho! Trata-se de um vinho elaborado com a uva da variedade Gamay, não tão comum no Brasil.

Essa casta é a estrela do vinho francês Beaujolais – uva tinta, nativa da região da Borgonha. Vinho jovem que fica pronto para o consumo aproximadamente dois meses após a colheita, fruto da fermentação natural de leveduras presentes na própria uva. Não se assuste ao degustar e encontrar esse aroma de fermentação encontrado, por exemplo, em pães de fermentação natural.

É leve, frutado e fresco. O Wild Gamay Miolo tem essas características: tinto brilhante, extremamente aromático . Bom pra beber mais gelado, no dia a dia, sem precisar pensar muito!

Cave Antiga Taffarel

Se você curte um bom vinho branco bem aromático, essa é uma boa pedida: o Cave Antiga Taffarel 2020! Cultivadas nos vinhedos da Família Taffarel, em Cotiporã – RS, as variedades de uvas Schönburger e Chardonnay proporcionam equilíbrio de aromas e sabores.

E uma curiosidade: a casta Schönburger, de origem alemã, possui menos de 25 hectares plantados no mundo, sendo o da propriedade da família, o único vinhedo da América do Sul.

Esta variedade tem como principais características a intensidade aromática, que denota a frutas de polpa branca e flores, e a baixa acidez, acompanhando bem entradinhas, queijos brancos e carne branca.

Fausto Pizzato Merlot Rosé

Muita gente conhece a linha de tintos da vinícola Pizzato, mas já pensou em provar um rosé deles? Elaborado com uvas provenientes de vinhedos localizados em Dois Lajeados (RS), traz uma cor bem viva e brilhante.

Muita fruta no palato, refrescante (boa acidez); seco, mas com ‘memória’ doce persistente. Vivacidade, frescor e persistência.

Esse merlot rosé vai equilibrar bem aperitivos, sanduíches, entradas, saladas, massas leves, pizzas, quiches, carnes brancas, pratos leves e peixes.

Luiz Argenta Rosé

A vinícola boutique Luiz Argenta, localizada em Flores da Cunha (RS) tem nesse rótulo elegante ( as garrafas deles são sempre uma obra de arte à parte!) seu primeiro lançamento de 2020.

Elaborado com 50% de uvas Shiraz e 50% de Pinot Noir dos vinhedos de Altos Montes, apresenta coloração clara, tendendo pro rosa cobre.

No nariz, aromas de morango, cereja e framboesa, e retrogosto bastante frutado. Imagina degustá-lo quando chegar a primavera!

Casa Perini Fração Única Chardonnay

Ah, um bom vinho branco, fresco e jovem tem muito valor! Esse é a proposta do Fração Única Chardonnay 2020 da Casa Perini. Aliás, mesmo sendo uma boa opção para comprar e beber, ele pode ser guardado por até 5 anos.

Dá pra comprar 2 garrafas, beber uma agora e outra daqui uns anos e fazer a comparação. Já pensou que legal?

Esse é um vinho branco de tons dourados que combina os toques de fruta clássicos da Chardonnay aos aromas e sabores adquiridos com a permanência em barricas de carvalho. Maçã verde em harmonia com baunilha são exemplos deste efeito refinado aliado a uma ótima estrutura.

Miolo Seleção Rosé

Se o que você quer é vinho pra beber muito, na beira da piscina, beeeem geladinho, e com um preço ótimo, a sugestão fica por conta do Miolo Seleção Rosé 2020.  Este é o primeiro vinho rosado elaborado pelo Grupo Miolo. Elaborado com uvas Cabernet Sauvignon e Tempranillo, cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Meridional. O Miolo Seleção Rosé é um vinho leve, jovem, refrescante e muito versátil.  Possui cor rosada mais profundo, com reflexos avermelhados e um teor alcoólico mais baixo, de 11,5%. Bom para acompanhar saladas e peixes.

Novidades

Dicas de transporte na Serra Gaúcha

Por Henrique Kochenborger


Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Outras dicas relacionadas a essa

Gostou? Aqui temos mais dicas e listas parecidas com essa para você.

As 5 linguagens do vinho: como declarar seu amor

Qual a diferença entre vinho fino e vinho de mesa?

Oferecido por

5 passeios ar livre para aproveitar o dia em uma vinícola

6 vinhos espanhóis que vale a pena conhecer e beber

5 documentários sobre o mundo do vinho

A Pietra vai escolher o presente de Dia das Mães

5 vinhos baratos para brindar com economia

5 newsletters para saber mais sobre vinho

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados