Taças de vinho: O guia para você encontrar a taça certa
Taças de vinho: O guia para você encontrar a taça certa
Criado por
Ariela Bento
É fato que alguns vinhos vinhos ficam melhores em certos tipos de taças. Nós selecionamos aqui as principais dicas para você acertar na escolha se você está querendo comprar taças de vinho pra casa. Mas vale dizer aqui que também vale tomar vinho no copo de requeijão, o que importa é você criar o seu melhor momento com vinho.
Taça Flute
Sirva champagne ou um espumante nessa taça. Conhecida como taça flute, o formato dela ajuda você a apreciar mais as borbulhas, ou perlage. É o tipo de taça para celebrar os bons momentos da vida.
E dica especial para quem ainda não tem seus espumantes favoritos: Eles são geralmente classificados em 6 tipos e variam de acordo com a quantidade de açúcar na bebida. Nature é o mais seco e com menos açúcar; depois vem extra-brut, brut, seco, demi-sec e o mais doce que pode ser um moscatel perfeito para combinar com sobremesas
Taça Borgonha
A taça no estilo Borgonha tem o bojo em formato de balão para o vinho ter mais contato com o ar e os aromas liberarem mais rapidamente. Tintos mais leves e brancos mais encorpados são ideais para essa taça.
As uvas que a gente recomenda para você beber nessa taça são a Pinot Noir, Barbera e Gamay no time dos tintos leves e no time dos brancos encorpados (muitos com passagem em barris de carvalho) experimente Chardonay e Sémillon.
Taça Bordeaux
No estilo Bordeaux, a taça tem bojo grande e borda mais fechada, e são boas para vinhos tintos mais encorpados. Mas nada impede que você faça um drink nessa taça linda, né?
Mas o que é mesmo um vinho mais encorpado? São aqueles que dão uma sensação mais "pesada" na boca. Malbec, Cabernet Sauvignon e Sangiovese são alguns tipos de uvas e esse estilo de vinho combina bem com carnes vermelhas.
Taça sem haste
As taças sem haste ganham cada vez mais fãs. É pra quem não curte tantas regras para beber vinho e gosta de novidades. O modelo é perfeito para um vinho branco e momentos despretensiosos.
Não ter a haste facilita para beber vinho no dia a dia e não correr tantos riscos de quebrar a taça. Como o líquido nessa taça acaba aquecendo mais rápido, aposte em brancos frescos como Pinot Gris/Grigio e Sauvignon Blanc
Intercale com água!
Não vamos esquecer aqui a regra básica contra ressaca: intercale com água! E para servi-la no estilo, a gente adora esse estilo de taça da foto, que também serve pra vinho, viu?
Quer mais dicas?
Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!
Quer mais dicas?
Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!