Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Principais características de 7 uvas tradicionais na produção de vinho

Principais características de 7 uvas tradicionais na produção de vinho

Mar 30, 2021

Mar 30, 2021

Última edição Mar 31, 2021

Última edição Mar 31, 2021

Criado por

Henrique Kochenborger

Se você possui um vasto repertório como bebedor de vinhos ou se considera um entendedor, faça um favor a si mesmo: vá embora. Essa é uma lista pensada e criada para quem é principiante nessa história toda.

Se o mundo dos vinhos fosse uma cartilha, essa seria a primeira de muitas páginas. Logo, algumas informações ficarão na superfície: nem todos os vinhos Merlot são leves e frescos, nem todos os Pinot Noir possuem aroma de cereja...

As variações que trazem características diferentes para as anotações que fizemos aqui ficam para uma próxima oportunidade. A ideia aqui é trabalhar com conceitos gerais para dar um caminho para aqueles que estão construindo um repertório dos vinhos que gosta e zero de vergonha de ter dúvidas.

Nessa lista vamos falar um pouco sobre as características de 7 uvas fáceis por aí: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir, Tannat, Chardonnay e Sauvignon Blanc. A partir daqui está liberado girar e cheirar a taça, colocar o nariz lá dentro e procurar as características que vamos descrever.

Para cada uva, uma dica de vinho, com link para comprar agora. E se você quiser mais dicas, clique aqui e procure na Pipa, a sua assistente digital para compra de vinhos.

1. Cabernet Sauvignon

Uma das uvas mais populares que existem e também uma das mais democráticas: não é exatamente leve, mas também não agride o paladar com sua intensidade. Ao cheirar uma taça de Cabernet Sauvignon, é difícil não perceber aromas de morangos e framboesas. Aliás, é um bom vinho para reconhecer os aromas de frutas vermelhas e treinar o olfato.

2. Cabernet Franc

É uma uva de origem francesa. A Cabernet Franc produz vinhos suaves ao paladar (que não é o mesmo que vinhos da categoria Vinho Suave, que possuem alta concentração de açúcar). Possui no aroma uma característica comum à grande maioria dos vinhos dessa casta, geralmente descrita como "toques herbáceos" ou "notas vegetais". Sim, o vinho traz em seu aroma e em seu sabor algo que remete a ervas e folhas verdes.

3. Merlot

É o vinho ideal para quem está começando a conhecer seu paladar no universo dos tintos. A uva Merlot dá origem a vinhos aromáticos e leves. A cor é vermelha, intensa e brilhante. O aroma dos vinhos Merlot remete a frutas vermelhas frescas, como framboesas e groselhas. O sabor geralmente é mais frutado e fresco, sendo assim um bom tinto para se beber no verão.

4. Pinot Noir

A uva Pinot Noir dá origem a vinhos com uma cor bastante característica, um vermelho fechado e intenso, com reflexos de roxo quase cintilante. Ao cheirar uma taça de Pinot Noir, procure pelos aromas de frutas vermelhas, como morangos e cerejas. É um bom presente para quem é apreciador de vinhos tintos não tão intensos.

5. Tannat

É o chamado vinho pegado, para aqueles que apreciam emoções fortes no paladar. Tannat é uma uva de sabor marcante e que persiste na boca. O vinho tem uma cor vermelho-escuro e, ao mesmo tempo, brilhante. Tem aroma de frutas vermelhas escuras e intensas, como amoras. É um bom vinho para o inverno.

6. Chardonnay

A cor é amarelo dourado. O cheiro do vinho Chardonnay geralmente remete a frutas como pêssego, pêra, limão siciliano e maçã-verde. A uva Chardonnay produz vinhos que agradam variados paladares acostumados a vinhos brancos.

7. Sauvignon Blanc

Tem uma cor amarelo-limão. Cheire uma taça de Sauvignon Blanc e procure por aromas de flores e frutas. É uma uva bem perfumada e dá origem a vinhos refrescantes e leves, perfeitos para quem acostumou com os Moscatéis e quer seguir conhecendo vinhos aromáticos, porém mais secos.

Quer encontrar um vinho que tenha a ver com o seu momento? A Pipa te ajuda!

A Pipa é uma assistente digital que te ajuda a escolher o vinho para o seu momento, vem pedir uma clicando aqui.

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados