Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

10 vinícolas imperdíveis para você visitar na Serra Gaúcha

10 vinícolas imperdíveis para você visitar na Serra Gaúcha

Jul 1, 2021

Jul 1, 2021

Última edição Jul 1, 2021

Última edição Jul 1, 2021

Criado por

Henrique Kochenborger

Procurando vinícolas para visitar na Serra Gaúcha? Nessa lista vamos te dar várias dicas!

A Região da Uva e Vinho na Serra Gaúcha tem várias vinícolas. Para quem vai pela primeira vez, as mais indicadas são aquelas com passeios completos pelos vinhedos, áreas de produção e com uma boa degustação de vinhos e espumantes.

Mas como nem só de primeira vez na região se faz o turismo na serra, nessa lista vamos te dar 10 dicas de vinícolas, cada uma para um tipo de passeio. Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Pinto Bandeira... várias dicas por várias cidades. O Vale dos Vinhedos concentra várias delas, mas abrir os horizontes e conhecer regiões menos famosas pode ser um turismo pra lá de interessante.

E como sempre: se você procura mais informações ou quer um roteiro personalizado para a sua viagem, fala com a gente por email no oi@wine-local.com ou pelo WhatsApp.

1. Para quem está num passeio romântico

Famiglia Valduga

A Valduga é o maior complexo de turismo do Vale dos Vinhedos: tem vinícola, tem o restaurante Maria Valduga e a pousada, com 24 chalés individuais - dá pra tirar uma folga e passar uns dias por lá. É uma super vinícola, os passeios são muito bonitos e as degustações sempre tem vinhos que são ícones produzidos no Vale dos Vinhedos.

2. Para quem está pela primeira vez na Serra Gaúcha

Vinícola Miolo

A Miolo é uma das pioneiras no enoturismo no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Os passeios da Miolo são bem completo, passam por vinhedos, pela área de produção, pelas caves de evolução dos vinhos e encerram, claro, com uma degustação de vinhos e espumantes.

Junto da vinícola funciona o Wine Garden, uma mistura de wine bar, parque, truck com drinks e vinhos, comidinhas, piqueniques, almoços, tudo à céu aberto com um clima muito legal.

3. Para fazer um passeio de bike pelos vinhedos

Casa Perini

A Casa Perini é um ícone da cidade de Farroupilha, a capital do Moscatel - aliás, o espumante Moscatel deles é premiado, tem que provar. A vinícola é linda e por lá acontece um desses passeios que agrada 10 em cada 10 visitantes: o Bike Tour Experience, onde você pedala entre os vinhedos e faz uma parada estratégica com uma cesta de piquenique e, claro, uma garrafa de vinho.

4. Para ir com os amigos

Vinícola Garibaldi

A vinícola fica no Centro da cidade de Garibaldi. As experiências de degustação acontecem dentro de uma pipa de vinho, ideal para grupos. A Taça & Trufa é uma degustação harmonizada de vinhos e espumantes com trufas artesanais; a Desperte seus sentidos é uma degustação em que parte dela acontece às cegas.

5. Para quem está no centro de Bento Gonçalves

Vinícola Aurora

A Aurora fica no centro de Bento Gonçalves e é a vinícola perfeita para os que estão iniciando no mundo do vinho. Não só uma das maiores e também uma das mais queridas vinícolas da região, a Cooperativa Vinícola Aurora marca a história de Bento Gonçalves. São mais de 1100 famílias cooperativadas que trabalham com o cultivo das uvas e a produção do vinho. A visitação é gratuita.

6. Para quem quer beber Champagne

Vinícola Peterlongo

A Peterlongo mantém em suas instalações a tradição da região francesa de Champagne, com uma cave subterrânea e uma residência em forma de castelo, construído em 1930. A vinícola possui, legalmente, o direito de chamar batizar os espumantes de champagne, assim como os produzidos na França. O Tour Armando Peterlongo apresenta a história da vinícola e também do primeiro espumante produzido no Brasil.

7. Para conhecer o terroir dos espumantes

Família Geisse

A Geisse é uma vinícola emblemática em Pinto Bandeira, município vizinho de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Além de uma vinícola que produz vinhos excelentes e espumantes mais ainda, eles têm um garden bem famoso e concorrido, tipo um parque com serviço de wine bar, vinhos em taça, em garrafa, comidinhas e etc. É um baita lugar para visitar em família, com os amigos ou em casal. O passeio Geisse Terroir Experience é é imperdível: uma mini-aventura pela vinícola, conhecendo seu terroir e seus recantos perfeitos para uma parada para o espumante.

8. Para quem quer conhecer uma novidade

Cave do Sol

A Cave do Sol é uma vinícola novinha no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Como não poderia deixar de ser, o sol é a grande inspiração da vinícola, que além de um visual deslumbrante, é repleta de obras de arte de artistas da região da Serra Gaúcha. E ainda que as instalações da Cave do Sol sejam novas na região, a família Passarin, responsável pela vinícola, possui uma bagagem no ramo vitivinícola desde 1927.

9. Para se hospedar numa vinícola

Vinícola Don Giovanni

Perfeita para quem busca o turismo relax, a Don Giovanni fica em Pinto Bandeira, município vizinho a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. É puro charme e simpatia no terroir dos espumantes. Além de vinícola é também uma pousada de 8 quartos no casarão construído em 1930 - além de uma Cabana, para quem quer uma dose extra de charme e privacidade.

DICA: quem comanda a gastronomia da Don Giovanni é o Nature Vinho & Gastronomia. E para quem não usa despertador para acordar tem o Brunch Nature, a justificativa perfeita para beber espumante na primeira refeição do dia.

10. Para fazer fotos com um visual incrível

Marco Luigi

A Marco Luigi, além de linda por dentro e por fora, fica numa região mais alta no Vale dos Vinhedos. Ela é tão bonita que dá vontade de casar lá dentro - aliás, a vinícola é bem festeira e rolam vários casamentos por lá. As vistas são lindas, é um bom destino para quem precisa deixar o Instagram em dia durante a viagem.

E aí, curtiu as dicas?

Então já sabe: para programar uma viagem para a Serra Gaúcha ou montar um roteiro personalizado por várias vinícolas da região, fale conosco pelo oi@wine-locals.com ou pelo WhatsApp.

Companhia

A dois
Com os amigos
Uma pessoa
Com pets
Com crianças
Em família

Novidades

5 vinícolas para você visitar e fazer um tour

Por Ariela Bento


Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Outras dicas relacionadas a essa

Gostou? Aqui temos mais dicas e listas parecidas com essa para você.

5 passeios para curtir a Serra Gaúcha no inverno

Vinho e Festa Junina: combina sim!

Onde almoçar e jantar na Serra Gaúcha - Região da Uva e Vinho

Conheça as vinícolas de São Roque, em São Paulo, e o Roteiro do Vinho

5 razões para visitar uma vinícola no inverno

5 vinhos para comemorar a solteirice

Vinho em lata é bom?

Vinho com chocolate: dicas de vinho para fazer combinações perfeitas

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados