Todas as Experiências
Experiências Enoturísticas
Experiências Urbanas
Guia Wine Locals

10 vinícolas imperdíveis para você conhecer no Uruguai

10 vinícolas imperdíveis para você conhecer no Uruguai

Criado por

Ariela Bento

Selecionamos nessa lista 10 vinícolas imperdíveis para você conhecer no Uruguai e programar uma wine trip pelo país!

Parrilla, doce de leite, e vinho. São três palavras que envolvem o imaginário quando se fala de Uruguai. O país vem apostando cada vez no enoturismo, principalmente de brasileiros. E nós da Wine Locals fomos lá para desbravar as melhores experiências com vinho em uma winetrip pelo país.

São dezenas de vinícolas localizadas principalmente em três eixos de enoturismo: Carmelo e Colônia del Sacramento, Montevidéu e Canelones, e Punta del Este e Pueblo Garzón. E aqui a gente selecionou as 10 mais incríveis pra você!

No nosso canal do Youtube e no Guia do Uruguai você pode conferir os cinco roteiros completos que criamos com as melhores dicas e passeios!

Pizzorno Family Estates

A Pizzorno é uma vinícola histórica fundada em 1910 por Don Próspero José Pizzorno, que inclusive dá nome a uma das linhas de vinhos. De lá pra cá são quatro gerações da família que unem a tradição com inovação tecnológica.

Vale contar que na Pizzorno a colheita das uvas é manual e todo o processo na elaboração dos vinhos é feito respeitando o meio ambiente. Inclusive, se você conhecer a pousada vai ver que eles também cultivam uma horta orgânica ali pertinho!

E falando em pousada, apesar da Pizzorno ficar pertinho de Montevideo para um bate-volta, cerca de 20km, nossa dica é você fazer as experiências na vinícola e reservar pelo menos um noite para curtir a pousada. São quatro quartos em uma casa que antigamente era da família e foi revitalizada para se tornar em um lugar que é puro aconchego!

Todos os quartos tem um deck individual com vista para os vinhedos, pra você relaxar e curtir. E à noite, em uma área externa da casa você pode aproveitar empanadas e pizzas preparadas na hora e saindo da parrilla direto para a sua mesa, tudo organizado pela equipe de cozinha da Pizzorno.

Experiências na Pizzorno

Bodega Familia Deicas

A Bodega Familia Deicas é daquelas vinícolas já supreendem na chegada a. A vinícola está localizada em uma fazenda histórica que pertenceu aos jesuítas e fica a cerca de 40 km de Montevideo. A Família Deicas adquiriu a fazenda em 1979 e desde então as gerações da família acompanham a evolução da vinícola, hoje com o enólogo Santiago Deicas à frente na elaboração dos vinhos e Mercedes Deicas como chef executiva.

Vale contar aqui sobre o vinho mais famoso da Bodega Familia Deicas: o Prelúdio, que foi um dos primeiros vinhos de guarda do país e nasceu em 1992, sendo que já em 97 foi o único rótulo fora da Itália e França a ganhar medalha de ouro em um premiação super importante. O vinho é tão celebridade que tem um cave só dele, com um lugar pra lá de especial de degustação e um tanto de história. O Preludio é elaborado somente em anos de safras excepcionais, sempre feito com uma seleção dos melhores vinhedos e barricas.

Sobre as experiências, você pode escolher entre as que acontecem em uma casa super bonita, como janelões de vidro com vista para os vinhedos. São três tipos de degustação, com linhas diferentes de vinhos da Família Deicas e todas acompanhadas de uma tábua individual com queijos, charcutaria, pães artesanais e azeites. Nossa dica é experimentar, além do Preludio, a linha Atlantico Sur, com rótulos influenciados pelo oceano. E além das degustações harmonizadas de vinho, você pode participar de almoços incríveis que acontecem lá.

Narbona

A Narbona é vinícola, pousada e fazenda, original de 1909. Foi lá que Juan Narbona fundou uma das primeiras vinícolas no Uruguai. O lugar tem muita história e espaços que parecem de filme, de tão lindos.

Nossa primeira dica é: Reserve um dia inteiro para viver as experiências do lugar. Você pode fazer tours com degustações harmonizadas, piquenique, almoços e até ficar hospedado em um dos cinco quartos charmosíssimos da pousada. Você pode fazer a tour com degustação harmonizada de queijos e vinhos e o piquenique.

A experiência da degustação começa com um tour pela vinícola, passando pelas caves, que são duas, uma mais antiga e outra mais nova, onde acontecem jantares especiais em uma mesa compartilhada e até cursos. Na tour você visita quase todas as áreas e depois é guiado para harmonizar os vinhos Narbona com queijos artesanais. Os rótulos tintos feitos com a uva tannat são os clássicos do Uruguai, mas prepare-se para se surpreender com o rosé elaborado com a uva tannat.

Já no piquenique você é levado até um lugar todo lindão em meio aos vinhedos, com toalha xadrez, cesta composta por queijos artesanais, sanduíches, frutas, doces e o vinho Narbona que você escolher para curtir uma tarde por lá ao lado de quem você gosta! Você pode estender a toalha no chão ou fazer seu piquenique em uma mesa charmosíssima.

E antes de ir embora, não deixe de passar na loja para garantir as delícias produzidas por eles como o doce de leite, geleias, compotas, queijos e logicamente, os vinhos!

Bodega Boutique El Legado

A El Legado é uma vinícola pequena e familiar comandada pela mãe e dois filhos, que levam o legado do pai (por isso o nome na vinícola) na elaboração de vinhos e paixão pelo que fazem. Está localizada em Carmelo, em uma área cheia de verde e tranquilidade.

Quando chega lá, os donos fazem questão de deixar você livre para você beber seu vinho sem pressa ao ar livre, curtindo o visual. Você pode fazer um tour com degustação de vinhos, que passa pelas caves e instalações da vinícola e depois você degusta alguns dos principais rótulos da vinícola que faz vinhos em pequena escala, ou você participa dos almoços imperdíveis e tipicamente uruguaios que acontecem por lá! Como dica vale você experimentar o blend de Syrah e Tannat elaborado na El Legado, uma das poucas vinícolas do Uruguai que apostam na plantação da uva Syrah.

Além de vinícola, a El Legado também é pousada. Fica em uma área onde a paz reina e é um refúgio perfeito com vinho, calma e quartos super charmosos para você ficar hospedado e descansar.

Bodega Garzón

A Bodega Garzón fica localizada em uma área rural na região que leva o mesmo nome, a pouco mais de 70 km de Punta del Este, e já foi eleita em 2018 a melhor vinícola do Novo Mundo pela Wine Enthusiast, uma revista especializada no setor. Expectativas altas? Claro que sim!

Logo na entrada a arquitetura moderna e imponente já encanta, e à medida que você vai entrando enxerga do outro lado uma vista que causa suspiros! A vinícola foi idealizada pela família Bulgheroni, um casal de argentinos que você vê uma foto assim que entra na Garzón.

Nossa sugestão é você ir preparado para passar o dia todo por lá, porque são muitas experiências que você pode fazer, desde tour com degustação a piqueniques, almoços e caminhadas. A nossa sugestão é você fazer a tour e depois o almoço no restaurante da vinícola, com o cardápio criado pelo Francis Mallmann, chef celebrado no mundo todo!

Na tour você passa por todas as instalações da vinícola, e inclui degustação de vinhos, que você vai bebendo ao longo do passeio e entendendo mais com as explicações dos especialistas que guiam a visita. A beleza das caves, tanques de concreto e tudo tão bem alinhado é bonito de ver! Depois disso você é convidado a entrar em um trator e passear pelos vinhedos e o tour finaliza com uma degustação de pães, azeites e azeitonas, tudo com vinho, claro! E falando especialmente deles, alguns clássicos da vinícola que merecem ganhar espaço na sua mala de viagem são o celebrado Tannat, o Albariño Reserva e a linha Single Vineyard.

Bodega Oceánica José Ignacio

A Bodega Oceânica é uma vinícola com clima de praia e a brisa do mar de Jose Ignacio. Elabora vinhos e azeites com a energia do mar, e inclusive um dos experimentos da vinícola é o vinho que faz do oceano a sua cave!

O lugar é um convite para desacelerar e aproveitar uma experiência mais intimista. A arquitetura moderna e sustentável da vinícola combina com os vinhedos e plantações de azeitonas, que depois se transformam em incríveis azeites. Tudo ali é pensado para estar em harmonia com a natureza, com práticas que respeitam o meio ambiente desde a colheita até o vinho na sua taça.

E para conhecer todo esse processo, você pode agendar e fazer uma tour guiada pela Bodega Oceânica com degustação de alguns rótulos e opções de comes como tábuas de queijos artesanais e charcutaria e uma pizza deliciosa de fermentação natural! Vale ressaltar aqui alguns vinhos imperdíveis da vinícola! Experimente o branco Albariño, o pinot noir e o Ambar, branco no estilo laranja composto a partir de Chardonnay e Albariño e mantido em contato com as peles durante 6 meses.

Bodega Bouza

Pertinho de Montevideo está localizada a Bodega Bouza. Com uma coleção de carros antigos, um vagão de trem no jardim digno de Pinterest, muita área verde, restaurante e degustações que fogem do comum, essa vinícola também merece estar no seu roteiro.

A Bouza apesar de grande no espaço, é uma vinícola boutique que elabora rótulos em pequena escala, com colheita manual e vinhedos próprios. Um dos ícones é o vinho branco elaborado com a albarino, uva que a Bouza foi pioneira em plantar no Uruguai.

E você descobre essas informações em uma visita guiada que passa por todas as etapas de elaboração de um vinho, do vinhedo a cave, que aliás é lindíssima com um piso de vidro! A Bouza oferece vários tipos de experiências para quem decide visitar a vinícola.

Difícil escolher um só passeio. Nossa dica é você ir com fome para almoçar no restaurante da vinícola, com cardápio com ingredientes direto da hora e pratos com influência uruguaia e espanhola. E aviso, deixe espaço para a sobremesa!

Além do almoço e da visita guiada, uma experiência muito legal de fazer lá é a Bouza Vinos Garage, uma degustação harmonizada que você faz dentro de um museu de carros antigos. Mesas e carros se misturam em um enorme salão e você pode degustar ali mesmo quatro vinhos, um branco e três tintos, acompanhados de tapas. É imperdível!

Bodega Bracco Bosca

A Bracco Bosca fica em uma área próxima a capital uruguaia e a cerca de 8km da praia. É uma vinícola boutique super charmosa fundada em 2005 mas com vinhedos que já estão na família há gerações!

Inclusive existe a história da árvore Ombú, onde antigamente a família escondia ouro sob ela, e hoje a árvore dá nome a uma linha de vinhos e faz parte da história da vinícola que é comandada pela Fabiana Bracco, uma das herdeiras da família e movida à paixão!

É ela que muitas vezes está na vinícola atendendo os visitantes ao lado da Jaqueline, a única mulher do Uruguai a ter o certificado de Master of Wine. A ideia na Bracco Bosca é você se sentir em casa, relaxar e curtir algumas horas por lá com vinho, comida e clima tranquilo. Tem várias áreas externas e a parte do restaurante para você aproveitar.

E o que dá para fazer por lá? Você pode fazer a tour com degustação clássica de três vinhos ou a premium com seis, acompanhado de pães, charcutaria e azeites ou participar de um almoço harmonizado com diferentes rótulos. E se bater a preguiça depois, saiba que na Bracco Bosca você pode se hospedar em uma das cabanas dentro da vinícola, com vista para os vinhedos e direito a orfurô, piscina e café da manhã fresquinho chegando na sua porta logo cedo.

Bodega Alto de la Ballena

A Alto de la Ballena propõe uma experiência mais próxima com o produtor e com o ambiente onde o vinho é elaborado. É uma vinícola pequena mas que faz vinhos super reconhecidos e fica a 15 km da costa de Punta del Este. A vinícola nasceu da paixão da enóloga Paula Piven e seu marido, Alvaro Lorenzo, pela viticultura, e entre os rótulos criados por eles que vale a pena você experimentar, destaque para o clássico Tannat Reserva e um blend diferentão, um Tannat-Viognier que mistura a emblemática uva tinta do Uruguai e a aromática casta branca.

Para visitar a Alto de la Ballena aqui já vai uma vantagem: eles abrem todos os dias e é a vinícola mais próxima de Punta, mas é importante você reservar antes! As experiências na vinícola começam com um tour pelos vinhedos, e algumas acontecem no mirante, dependendo das condições climáticas.

Nossa dica é fazer as degustações de vinhos que são realizadas no lugar onde eles são elaborados. Você escolhe entre degustações de 4 ou 5 rótulos e a experiência fica completa com os pães de fermentação natural, queijos artesanais, charcutaria, azeites e azeitonas que acompanham! No dia em que estávamos lá, tivemos a sorte de também experimentar as deliciosas massas caseiras de um cozinheiro parceiro da vinícola.

Bodega Cerro del Toro

A Cerro del Toro é uma vinícola boutique pequena, charmosa e com uma vista linda! A bodega fica pertinho de Punta, na cidade de Piriapolis e na área do Cerro del Toro que dá nome à vinícola e é uma das belezas naturais da região.

E falando em beleza natural, do ponto mais alto da vinícola é possível ver o mar, e inclusive os vinhos recebem essa influência oceânica na sua elaboração. Dos rótulos da Cerro del Toro se destaca o albariño, que é o vinho emblemático da vinícola.

E o que dá pra fazer lá? A vinícola tem várias opções de experiências, principalmente nos finais de semana, como degustações com almoço! É pra quem busca um passeio mais intimista e tranquilo. Nossa dica é você fazer a degustação acompanhada de pães e azeites e com direito a vista para os vinhedos.

Tags relacionadas a esse post

Degustações harmonizadas
Beber vinho ao ar livre
Piqueniques
Tour nos vinhedos
Gastronômicas
Imperdíveis
Para enófilos na vinícola
Românticas

Novidades

8 coisas pra fazer à noite na Serra Gaúcha

Por Ariela Bento


Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Outras dicas relacionadas a essa

Gostou? Aqui temos mais dicas e listas parecidas com essa para você.

Os 6 passeios mais vendidos de setembro na Wine Locals

Passeios ao ar livre na Serra Gaúcha para curtir a primavera

5 passeios para você aproveitar a Serra Gaúcha no feriado

O que fazer com chuva na Serra Gaúcha

Dicas Serra Gaúcha: 7 passeios para ter um dia romântico

Guia: Páscoa na Serra Gaúcha para quem ama vinho e chocolate

15 wine bars em São Paulo para beber sem frescura

Onde curtir o carnaval na Serra Gaúcha

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2023 Wine Locals, todos os direitos reservados

CNPJ: 32.603.492/0001-04 Razão Social: SHAREEAT DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇĀO LTDA