Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

10 jardins na Serra Gaúcha que você precisa conhecer

10 jardins na Serra Gaúcha que você precisa conhecer

Criado por

Henrique Kochenborger

Há opções em jardins de vinícolas, junto de empório de produtos regionais, wine bars a céu aberto e também um dedicado ao chocolate.

Depois de tanto tempo em casa, existe algo melhor do que estar ao ar-livre? E se esse estar ao ar livre vier acompanhado de uma taça de vinho e uma brusquetinha de tomate com queijo? Por mim eu estava lá agora!

Pode ser que as experiências nos gardens (não impliquem com o estrangeirismo aqui, tem garden, jardim, bosque, lounge, para todos os gostos) tenham vindo na bagagem dos imigrantes italianos. Por lá são reconhecidos os momentos de dolce far niente, o famoso fazer-nadismo. Seja para juntar amigos, comemorar seu aniversário, curtir um bom momento a dois ou para uma programação em família com crianças, os jardins da Serra Gaúcha estão por toda parte, com opções de petiscos, piqueniques, vinhos e drinks. Nessa lista vamos te mostrar 10 deles.

1. Wine Garden

  • No Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

O Wine Garden que fica junto da Vinícola Miolo é o "pai de todos": eles foram pioneiros no conceito de receber os visitantes no jardim da vinícola para uma programação que mistura wine bar a céu aberto, um truck que vende petiscos, além de piqueniques e almoços que devem ser comprados antecipadamente (com exclusividade aqui no Wine Locals).

2. Vinícola Don Giovanni

  • Em Pinto Bandeira

A Don Giovanni é uma das vinícolas mais autênticas que você vai visitar na Serra Gaúcha. O clima de Pinto Bandeira é muito tranquilo e a Don Giovanni representa bem o espírito do turismo sem pressa da região. Quem comanda a operação de gastronomia da vinícola é o Nature: eles servem um brunch que você pode aproveitar mesinhas do jardim, e também um piquenique, perfeito para fazer sentadinho no chão, como manda o figurino.

3. Vinícola Dal Pizzol

  • No distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves

Além de vinícola, a Dal Pizzol também é EcoMuseu a céu aberto, com um ambiente familiar que recebe bem a todos. O espaço tem animais, um lago e pallets com almofadas, para pedir um espumante e aproveitar por horas. Dentre várias atrações na Dal Pizzol (veja todas clicando aqui), uma das mais interessantes é o chamado Vinhedo do Mundo: uma coleção com 400 variedades de uvas de mais de 30 países.

4. Vinícola Peterlongo

  • Em Garibaldi

Impossível falar da Peterlongo sem mencionar que lá se bebe Champagne, e não espumante. O garden é bem florido, com pallets e cadeiras que dão vista para os vinhedos. E lá acontece um dos eventos mais legais da região, o Wine Movie: a cada mês rola um filminho, com pipoca e um vinhozinho. E para aproveitar o espaço com uma cesta de piquenique e uma garrafa de espumante é só clicar aqui. ;)

5. La Vigna

  • No Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Para quem vem do centro de Bento Gonçalves, o La Vigna fica bem na entrada do Vale dos Vinhedos. O lugar é perfeito para fazer uma parada na chegada, para começar a viagem com o pé direito. Além do jardim, com mesinhas e guarda-sóis, o deck coberto também é um charme. Para quem faz essa parada na saída pode dar uma conferida nas diversas especialidades da região para levar de presente, que vão muito além de vinhos e espumantes: presunto cru da Serra Gaúcha, licores envelhecidos em barris de carvalho, salames de porco Moura, azeites de oliva e o tradicional queijo ao vinho, entre várias outras especialidades da região.

6. Familia Geisse

  • Em Pinto Bandeira

O Geisse Open Lounge é o garden da vinícola Família Geisse, em Pinto Bandeira. Não tem jeito melhor de aproveitar o lugar do que escolher os almofadões no chão mesmo, mas quem prefere cadeirinhas com pelegos ou bancos também tem essa opção. Do truck saem vinhos em taça e garrafa, diversos petiscos de altíssimo nível, mas as tradicionais miniempanadas são uma dica infalível. O Open Lounge funciona diariamente, das 10h às 17h, mas aos finais de semana a procura é bastante intensa, então já sabe: chegue cedo.

Veja duas experiências que acontecem no Geisse Open Lounge e que você compra com exclusividade aqui no Wine Locals:

7. Vinícola Courmayeur

  • No Vale dos Vinhedos, em Garibaldi

A Courmayeur foi fundada em 1976 e é uma das vinícolas mais antigas de Garibaldi. E como uma boa vinícola da Capital do Espumantes, ela tem boas opções de vinhos que vão do Extra Brut ao Moscatel. O jardim da vinícola é perfeito para quem quiser soltar a criançada - com algumas mesinhas e bancos de tijolos, além de espaço de sobra no gramado - então as viagens em família têm aqui um bom destino.

8. Vinhedos Capoani

  • No Vale dos Vinhedos, em Monte Belo do Sul

Quem busca por vinhos fora do comum, como um Gamay Noveau ou um Chardonnay Frisante, tem que colocar a vinícola Vinhedos Capoani no seu roteiro. Além de uma degustação orientada onde você escolhe 6 vinhos de uma carta com 13 opções, o gramado da vinícola em frente a um lago é uma boa opção. Que tal escolher o seu vinho preferido na degustação e levar uma garrafa para aproveitar ao ar livre?

9. Vinhas Wine Lounge

  • Nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves

No Google os comentário a respeito do Vinhas Wine Lounge trazem coisas como "um ótimo local para passar a tarde" e "lindo e aconchegante". Da parceria entre Cobo Wine Bar e a Vinícola Lovara com o hotel boutique Lote 20, surge o Vinhas Wine Lounge. O gramado tem diversos espaços com pallets e almofadas e o cardápio tem vinhos, espumantes e drinks, com petiscos bem bonitões para acompanhar. Os pets são bem vindos, mas devem ficar presos na guia.

10. Benevento Chocolates

  • Nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves

Chocolates de altíssima qualidade (os chamados bean to bar), cafés especiais e uma das novidades mais simpáticas nos Caminhos de Pedra. Além de café e restaurante, possui um jardim lindo para relaxar, especialmente para quem está com crianças.

Tags relacionadas a esse post

Beber vinho ao ar livre

Novidades

Dia dos Namorados na Serra Gaúcha para amar e beber vinho

Por Ariela Bento


Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Outras dicas relacionadas a essa

Gostou? Aqui temos mais dicas e listas parecidas com essa para você.

Onde curtir o carnaval na Serra Gaúcha

Novidades recém chegadas no Wine Locals

9 passeios para celebrar em grande estilo

Coisas legais para fazer em grupo na Serra Gaúcha

13 novidades em passeios e visitas recém chegadas ao Wine Locals

Novidades em passeios em vinícolas recém chegadas no Wine Locals

Os 5 passeios na Serra Gaúcha mais vendidos no Wine Locals

Onde almoçar e jantar na Serra Gaúcha - Região da Uva e Vinho

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2022 Wine Locals, todos os direitos reservados