Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa
Cidade

Oferece

Veranópolis

Veranópolis

Região da Uva e Vinho

A Cidade

Fotos

A Sicredi Serrana é parceira da Wine Locals e juntos vamos apresentar para cada vez mais turistas tantas belezas da Serra Gaúcha. Nesse post tem tudo que você precisa saber sobre Veranópolis, a terra da longevidade e berço nacional da maçã.

---

CAPITAL BRASILEIRA DA LONGEVIDADE

Veranópolis é um município da Serra Gaúcha, na Região da Uva e Vinho. Possui um pouco mais de 25 mil habitantes, cuja grande maioria descende dos italianos e poloneses que chegaram a partir de 1884, após o desalojamento de índios caingangues que habitavam a região.
É a terceira cidade com maior longevidade média da população no mundo e, por isso, é conhecida como a capital brasileira da longevidade.

A cidade de veraneio

O nome da cidade tem origem no costume de muitos habitantes de cidades grandes no RS em passar o veraneio em Veranópolis para fugindo do calor.


ONDE FICA VERANÓPOLIS

A cidade de Veranópolis fica há carca de 170km de Porto Alegre e há cerca de 40km de Bento Gonçalves. A Ponte Ernesto Dornelles - ou Ponte dos Arcos, ou Ponte do Rio das Antas - entre Veranópolis e Bento Gonçalves, é uma das atrações da região.

Berço Nacional da Maçã

Além da capital nacional da longevidade, Veranópolis é conhecida também como Berço Nacional da Maçã. As primeiras sementes de maçã, trazidas da Califórnia, foram plantadas aqui na cidade, na comunidade de Lajeadinho. Com a evolução do cultivo e o ganho de espaço no setor agrícola, a cidade decidiu criar a 1ª Festa da Maçã em 1960. Iniciando como uma festa que acontecia no Distrito, o evento cresceu e, em 1976, aconteceu a 1ª Festa Nacional da Maçã (Femaçã).

Rota Segredos da Maçã

Uma rota rural para conhecer a cultura e os sabores da terra da longevidade nas localidades de Monte Bérico e Lajeadinho. O roteiro é repleto de religiosidade e gastronomia, para conhecer uma história semeada por muitas mãos: as primeiras maçãs plantadas no Brasil. A rota Segredos da Maçã compartilha com os visitantes os encantos do ambiente natural encontrados no interior de Veranópolis. Fazem parte da rota lojas de produtos coloniais, capelas, grutas e vinícolas:

  • Vicenza Produtos Coloniais
  • Capela Nossa Senhora De Monte Bérico
  • Grutinha Nossa Senhora De Lourdes
  • Reino da Longevidade
  • Vinícola Simonetto
  • Cemitério dos Imigrantes
  • Capela São João Batista
  • Busto José Bin
  • Vinícola Antônio Bin
  • Casa Bucco

    Roteiro Termas e Longevidade

    Junto com as cidades de Cotiporã, nova Prata, Protásio Alves e Vila Flores, Veranópolis faz parte do Roteiro Turístico Termas e Longevidade na Serra Gaúcha. O roteiro tem paisagens lindas, gastronomia farta e variada e espaços de paz e serenidade nas cidades que herdaram a cultura dos imigrantes italianos e poloneses.


    O QUE FAZER EM VERANOPÓLIS

    Restaurante Giratório Mascaron

    O restaurante Giratório Mascaron, em Veranópolis, é parada obrigatória para quem visita a região. Até onde se tem notícia, é o único restaurante giratório do país, onde o acesso ao topo é feito através de um elevador panorâmico. Importante dizer que o restaurante não gira como em um brinquedo de parque dde diversões: a velocidade é de menos de 0,5km/h, e para um giro de 360º, ele leva cerca de duas horas.
    São 79,5 metros de altura, uma ótima opção para admirar a vista da serra e saborear a farta gastronomia em um ambiente sofisticado e aconchegante, com decoração inspirada na cultura dos imigrantes.
    Acima do restaurante, uma plataforma de observação com luneta e binóculo permite observar as belezas da Serra do Rio das Antas e as cidades de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Cotiporã, além da vista panorâmica da cidade de Veranópolis.

    Belvedere do Espigão

    Localizado na subida do Rio das Antas. Do Belvedere do Espigão pode-se ver o leito do Rio das Antas, a Casa de Máquinas da Usina Hidrelétrica de Monte Claro e a Ponte da Estrada de Ferro.

    Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

    Em estilo neogótico, a arquitetura da igreja é realmente espetacular, e homenageia São Luiz Gonzaga, padroeiro da juventude e de Veranópolis. Ela fica na praça XV de novembro, no centro da cidade.

    ---
    Junto com a Sicredi Serrana, o Wine Locals vai te apresentar as regiões, cidades e rotas turísticas da Serra Gaúcha. Nesse post você leu tudo que precisa saber sobre Veranópolis, a terra da longevidade.

Fotos da Cidade

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados