Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Oferece

Pinto Bandeira

Pinto Bandeira

Região da Uva e Vinho

A Cidade

Mapa

Fotos

A Sicredi Serrana é parceira da Wine Locals e juntos vamos apresentar para cada vez mais turistas tantas belezas da Serra Gaúcha. Nesse post tem tudo que você precisa saber sobre Pinto Bandeira, a cidade dos espumantes imperdíveis, com atrações perfeitas para quem busca um turismo desacelerado.


PINTO BANDEIRA - O TERROIR DOS ESPUMANTES IMPERDÍVEIS

Pinto Bandeira é a cidade vizinha de Bento Gonçalves. Das cidades da Serra Gaúcha, é aquela que mais leva tudo numa relax, numa tranquila, numa boa. A paisagem do relevo montanhoso e solo ondulado dão um ar rústico e cheio de charme para a cidade que produz espumantes de qualidade e também é a Capital Estadual do Pêssego de Mesa.


ONDE FICA PINTO BANDEIRA

Pinto Bandeira fica na Região da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha. O município é vizinho de Bento Gonçalves, de quem foi distrito até 31 de dezembro de 2012. A distância de Porto Alegre a Pinto Bandeira é de cerca de 140km e de Bento Gonçalves a Pinto Bandeira é de cerca de 20km.

INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA DE PINTO BANDEIRA (IP PINTO BANDEIRA)

Pinto Bandeira é uma Indicação de Procedência de vinhos tranquilos e espumantes, reconhecida desde 2010. O município tem ganhado projeção nacional e internacional pela produção de excelentes espumantes. A Indicação de Procedência garante que no mínimo 85% das uvas devem ser produzidas na área delimitada - que compreende os municípios de Pinto Bandeira, Farroupilha e Bento Gonçalves.
O terroir de Pinto Bandeira possui uma identidade própria, combinando fatores como:

  • altitudes que chegam a 800m acima do nível do mar;
  • clima subtropical, com estações bem definidas;
  • diversas características do solo, como alta capacidade de drenagem devido a formação por rochas de origem vulcânica.

    E assim, junto com a experiência e habilidade dos produtores da região, Pinto Bandeira se destaca, no Brasil e fora dele, pela sua produção de vinhos e espumantes.

    ALGUMAS CURIOSIDADES A RESPEITO DA INDICAÇÃO DE PRODÊNCIA PINTO BANDEIRA

  • Os espumantes devem ser elaborados exclusivamente pelo “Método Tradicional” com as uvas Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico e Viognier;
  • O varietal Chardonnay é um destaque da região;
  • Os varietais tintos de maior destaque são de Cabernet Franc, Merlot, Tannat, Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Pinot Noir.

    O QUE FAZER EM PINTO BANDEIRA

    As atrações em Pinto Bandeira parecem seguir um ritmo desacelerado. Faça reserva e chegue na hora, mas vá com tempo também para passear pela região e aproveitar alguns programas fora de agenda, como conhecer os jardins das vinícolas, admirar o pôr do sol e conhecer alguns dos melhores espumantes do Brasil.

    Don Giovanni - Vinhos, vinhedos e pousada

    A Don Giovanni é um dos lugares mais encantadores de Pinto Bandeira. A vinícola trabalha com manejo biodinâmico dos vinhedos, que permite colher uvas mais expressivas e de melhor qualidade.
    Mais do que produzir vinhos, a Don Giovanni é um complexo enogastronômico: é vinícola, restaurante e pousada. São 8 quartos, 7 deles em um casarão construído em 1930. A Cabana, afastada do casarão, fica próxima aos vinhedos e foi construída a partir de um estábulo reformado - a vista privilegiada do nascer do sol é um extra que a Cabana oferece.
    No final da tarde, a Don Giovanni possui o passeio pelos vinhedos e o pôr do sol no mirante - fique atento aos horários, o sol não espera para se pôr. A visita é feita a pé pelos vinhedos até o mirante, onde o Don Giovanni Rosé harmoniza super bem com o final da tarde. No Bosque Nature, o truck do Nature - Vinho e Gastronomia é responsável pelos piqueniques que rolam por lá, com espumantes, drinks, tábuas de frios e sanduíches.
    Aos sábados, o restaurante da Don Giovanni oferece o jantar harmonizado: uma sequência de pratos onde a maioria dos ingredientes é plantado e colhido na própria vinícola, incluindo as alcachofras do já famoso Risoto de Alcachofras servido lá. Estar hospedado lá é inesquecível, a pousada é perfeita para quem procura autenticidade e uma experiência única.

    Clique e conheça a degustação de um vinho ícone do terroir de Pinto Bandeira na Don Giovanni. Clique para saber mais sobre a Degustação Vertical de Cabernet Franc na Vinícola Don Giovanni

    A Don Giovanni tem piquenique com espumante num bosque perfeito para relaxar ao ar livre: Piquenique no Bosque Nature. Clique aqui e veja mais!

    Família Geisse

    A Geisse é a vinícola dos espumantes imperdíveis. Lá acontece o Open Lounge Geisse - que abre o jardim da vinícola, com almofadas e espaços para aproveitar a céu aberto e com um truck que vende espumantes em taça, em garrafa, empanadas e tábuas de frios.
    Porém, se pudéssemos dar apenas uma dica do que fazer por lá, seria o Geisse Terroir Experience: um passeio com cara de aventura, que acontece a bordo de um mini 4x4. Nesse passeio o guia apresenta as características que fazem do solo da vinícola um terreno perfeito para o cultivo das uvas, a base dos vinhos e espumantes. Acredite: a história que envolve o solo é quase um pretexto para fazer passeio off road pela vinícola, com paradas mais do que estratégicas para degustação de espumantes em lugares como córregos e mirantes.

    O Geisse Terroir Experience é um passeio com clima de aventura com degustação de espumantes em cenários incríveis dentro da vinícola. Clique e conheça!

    Vinícola Valmarino

    A Valmarino tem um ar meio Toscana e vinhos que vão encher os olhos do pessoal que já conhece bem o seu paladar e quer desbravar ainda mais. É o lugar perfeito para quem busca vinhos que vêm carregados de história e personalidade. Além dos espumantes, a vinícola possui uma relação de afeto com o Cabernet Franc. Não deixe de provar o Cabernet Franc Ano XXIV - Safra 2019 e o espumante Nature Prestige Valmarino&Churchill - Safra 2017.

    Clique e conheça a Degustação Orientada na Vinícola Valmarino

    ONDE COMER EM PINTO BANDEIRA

    Colheita - Butique Sazonal

    O chef Giordano Tarso faz jus ao sazonal que está no nome do restaurante e cria a cada estação o que ele chama de menu não menu. Seguindo os preceitos do Slow Food, da cozinha dele saem pratos que preservam as melhores características dos ingredientes que estão em seu melhor momento.

    Clique aqui para ver mais sobre o Menu Degustação do restaurante Colheita - Butique Sazonal
    Festival de Assados: o chef Giordano Tarso se diverte com fogo e brasa no restaurante Colheita - Butique Sazonal. Clique e veja mais!

    Champenoise Bistrô

    O Champenoise trabalha com ingredientes de produção própria e de produtores da região de Pinto Bandeira, também dentro dos conceitos do Slow Food, com um menu orgânico e biodinâmico. O restaurante é um charme só, perfeito para ir sem pressa, com um almoço que traz entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa.


    ---
    Junto com a Sicredi Serrana, o Wine Locals vai te apresentar as regiões, cidades e rotas turísticas da Serra Gaúcha. Nesse post você leu tudo que precisa saber sobre Pinto Bandeira, o município com o terroir dos espumantes imperdíveis no Rio Grande do Sul.

Oferecido por


Vinícolas

Vinícola Don Giovanni

Pinto Bandeira

Compre no Wine Locals

Vinícola Valmarino

Pinto Bandeira

Compre no Wine Locals

Família Geisse

Pinto Bandeira

Compre no Wine Locals

Fotos da Cidade

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados