Todas as Experiências
Experiências Enoturísticas
Experiências Urbanas
Guia Wine Locals

Flores da Cunha

Flores da Cunha

Serra Gaúcha

A Cidade

Fotos

Flores da Cunha é a cidade que mais produz vinho no Brasil. É um município da Serra Gaúcha, na Região da Uva e Vinho. A cidade é considerada a maior produtora de vinhos do Brasil - chega a ter 80 milhões de quilos de uva num só safra, com 1280 propriedade dedicadas ao cultivo.

A cidade recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1876. A língua, a gastronomia, a música, a religiosidade e os costumes trazidos pelos italianos ainda são preservados e são um forte ativo turístico. Flores da Cunha tem cerca de 27 mil habitantes e recebe cerca de 70 mil visitantes durante o período da Vindima.

Flores concentra 43% da produção de vinho do estado do RS, com até 120 milhões de litros por ano. Com toda essa vocação para a produção de vinhos e espumantes, não é de se admirar que a cidade esteja recebendo cada vez mais turistas. Os visitantes possuem rotas de turismo rural que mostram de perto os costumes e tradições italianas, vinícolas de diversos portes e a agroindústria familiar.


Como chegar em Flores da Cunha

Flores da Cunha fica há cerca de 150km de Porto Alegre e há cerca de 59km de Bento Gonçalves. A rodovia que dá acesso a Flores da Cunha é a RS-122, que liga a cidade a Caxias do Sul ao Sul, e Antônio Prado ao Norte. Flores da Cunha também liga-se a Nova Roma do Sul.
Para chegar de avião, os aeroportos mais próximos são o de Caxias do Sul e o de Porto Alegre.

Os vinhos dos Altos Montes

As cidades de Flores da Cunha e de Nova Pádua abrigam a Indicação de Procedência Altos Montes (IP Altos Montes). A área apresenta as maiores altitudes das indicações geográficas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a 885m. A região tem temperaturas mais amenas e, assim, uma colheita mais tardia que a média da Serra Gaúcha.

Algumas curiosidades sobre a IP Altos Montes:


*Os vinhos que levam o selo de IP Altos Montes devem ter elaboração, engarrafamento e envelhecimento concentrados na área delimitada pela IP;
*Para espumantes finos, brancos e rosados, as variedades de uva para elaboração são Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico e Trebbiano;
*Para elaboração do espumante moscatel, também branco ou rosado, as uvas permitidas são das variedades Moscato Branco, Moscato Bianco R2, Moscato Giallo, Moscato de Alexandria e Malvasias;
*Para elaboração de tintos secos são permitidas as variedades Cabernet Franc, Merlot, Ancellotta, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Refosco, Marselan e Tannat;
*Para elaboração dos vinhos finos brancos secos são permitidas as variedades de Riesling Itálico, Malvasia de Candia, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer e Moscato Giallo;
*Para elaboração de vinhos finos rosados secos são permitidos os cultivares de Pinot Noir e Merlot.



O que fazer em Flores da Cunha

Vinícola Luiz Argenta


Além da degustação de vinhos e espumantes incríveis, a visita apresenta toda a vinícola, sua área de produção e as caves junto de rochedos naturais de basalto, onde os vinhos descansam ao som de bossa-nova. A vinícola é realmente diferenciada, seja pela tecnologia de ponta em toda a sua área de produção, seja pela arquitetura que chama atenção dos visitantes em todos os espaços. O design das taças, que te acompanham durante a visita com degustação, e das garrafas, que já viraram uma marca registrada da Luiz Argenta, são sinais do cuidado com cada detalhe.
O visual deslumbrante de praticamente todos os espaços é um show à parte.
Na vinícola funciona também o Clô Restaurante. Imperdível para uma experiência gastronômica inesquecível em Flores da Cunha, o Clô apresenta receitas da gastronomia italiana da imigração em releituras elegantes e cheias de personalidade.

Vinícola Bebber

A vinícola Bebber está localizada no interior de Flores da Cunha. A sua história começou no casarão dos avós, em um projeto do jovem enólogo Felipe Bebber junto com a sua família. Com rótulos criativos e vinhos excelentes, a vinícola vem ganhando destaque ao longo dos últimos anos.

Junto ao casarão charmoso, você vai encontrar um wine bar com mesas ao ar livre, comidinhas deliciosas e um novo espaço com arquitetura moderna onde você vai poder participar de degustações e experiências com vinho em meio às barricas.

A Bebber é um daqueles lugares que você precisa colocar no seu roteiro pela Serra Gaúcha.


Mirante Gaio

Do alto do Mirante Gaio enxerga-se o encontro do Rio Tega com o Rio das Antas, local onde se encontram também as cidades de Nova Roma do Sul, Nova Pádua e Flores da Cunha. Não há uma estrutura, o local tem basicamente um estacionamento, mas é um bom ponto de parada para apreciar o visual da região.

Mirante Gelain

É um ponto turístico mais lado B de Flores da Cunha. Do Mirante Gelain você enxerga o Rio das Antas e a Cascata Bordin. É possível ter uma bela vista da cidade de Flores da Cunha, fazer trilha, rapel e o mirante ainda tem espaço de camping.


Vinícolas

Vinícola Luiz Argenta

Flores da Cunha

Compre no Wine Locals

Vinícola Bebber

Flores da Cunha

Compre no Wine Locals

Fotos da Cidade

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2022 Wine Locals, todos os direitos reservados