Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Oferece

Farroupilha

Farroupilha

Região da Uva e Vinho

A Cidade

Mapa

Fotos

A Sicredi Serrana é parceira da Wine Locals e juntos vamos apresentar para cada vez mais turistas tantas belezas da Serra Gaúcha. Nesse post tem tudo que você precisa saber sobre Farroupilha.

FARROUPILHA

A cidade de Farroupilha fica na Região da Uva e Vinho na Serra Gaúcha.

Farroupilha é conhecida como o berço da colonização italiana, foi lá que as primeiras famílias de imigrantes que chegaram se estabeleceram, onde hoje é o distrito de Nova Milano, também conhecido como o 4º distrito de Farroupilha.

É a cidade com a maior produção de uvas Moscato no país e a viticultura dessa uva é certificada por uma Indicação de Procedência. A cidade recebeu, assim, o título de Capital do Moscatel.

Além de uma cidade simpática onde sempre tem uma cerração charmosa, Farroupilha também é conhecida como a Capital da Malha e a Capital do Kiwi.

DISTÂNCIAS

Farroupilha fica a 110km (1h40 de carro) de Porto Alegre e a 26km (30m de carro) de Bento Gonçalves.

BATE E VOLTA DE GRAMADO E CANELA A FARROUPILHA

Como muitos turistas ainda fazem uma diária na Região da Uva e Vinho quando visitam Gramado e Canela, aqui no Wine Locals nós gostamos de esclarecer a distância média entre essas duas cidades (que apesar também serem na Serra Gaúcha, ficam na Região das Hortênsias).

Do Centro de Gramado até Farroupilha a distância média é de 85km, cerca de 1h40 de carro. Dá para fazer um bate e volta tranquilo, com direito a visita a vinícolas e almoço em Farroupilha.

A CAPITAL DO MOSCATEL

Farroupilha é a cidade que detêm a maior produção nacional de vinho Moscatel, além de ser o maior produtor nacional das variedades de uva que levam o nome de Moscatel.

A uva Moscato Branco, uma das principais uvas brancas para a produção de vinhos finos, tem 50% de sua produção na cidade. Farroupilha também possui a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco do Rio Grande do Sul: 213,15 hectares de um total de 540 em todo o estado.

INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA FARROUPILHA - A IP FARROUPILHA

Farroupilha é a quinta região a ser reconhecida no Brasil como uma Indicação de Procedência, que certifica, dentre vários outros itens, a origem e os métodos de elaboração de produtos de uma determinada região. No caso dos vinhos, a IP autoriza a comercialização somente após um controle do Conselho Regulador, que atesta que os produtos estão em conformidade com normas estabelecidas em regulamento. Cada garrafa possui um selo de controle numerado, que possibilita a rastreabilidade dos produtos.

O diferencial da IP Farroupilha é o foco nos vinhos e espumantes Moscatel, valorizando a vocação local da região.

As outras indicações geográficas da Serra Gaúcha são Vale dos Vinhedos (atualmente uma Denominação de Origem), Pinto Bandeira, Altos Montes e Monte Belo.

Curiosidades sobre a IP Farroupilha:

  • Somente oito variedades de uvas são permitidas dentro dessa certificação: Moscato Branco (tradicional), Moscato Bianco, Malvasia de Cândia (aromática), Moscato Giallo, Moscatel de Alexandria, Malvasia Bianca, Moscato Rosado e Moscato de Hamburgo;
  • Vinhos finos devem ser elaborados, engarrafados e evoluídos dentro das delimitações da região. Espumantes e frisantes podem ser engarrafados em municípios limítrofes à região da IP;
  • De toda a área certificada pela IP (379km²), 129km² concentram a produção de cerca de 85% das uvas Moscateis utilizadas nos vinhos;
  • Entre as IPs brasileiras, a IP Farroupilha é a maior delas, com 379km², com 99% localizada dentro do município (contando ainda com pequenas áreas em Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e Caxias do Sul.).


    O QUE FAZER EM FARROUPILHA

  • Catedral de Farroupilha e Praça Matriz

    A catedral fica no centro da cidade e foi construída em 1932. São duas torres de com quase 50m de altura, com detalhes em mármore e chão de lajotas decoradas. A igreja foi construída em estilo gótico e possui diversos vitrais. A praça matriz fica ao lado da catedral.

  • Cascata do Parque do Salto Ventoso

    A 12km da cidade, o Parque do Salto Ventoso fica na Linha Muller, no Distrito de Nova Sardenha. A cascata possui 55m de queda e é uma atração muito procurada pelos praticantes de escalada. Dá para passar por trás da quedas d'água e fazer um passeio completo.

  • Parque da Imigração Italiana

    O parque possui um monumento que simboliza a chegada dos primeiros imigrantes italianos na região de Farroupilha, além de uma série de bandeiras e uma gôndola veneziana. O parque é bem bonitão, com parquinho para as crianças, jardins e gramados.

  • Museu Municipal Casa de Pedra

    O museu é a antiga moradia da família Fin, uma casa de pedra que data de 1896. Ele preserva utensílios e móveis que retratam os tempos dos primeiros imigrantes na região, além de documentos e objetos relacionados à história da cidade.

  • Parque das Águas

    Um parque moderno com várias piscinas, perfeito para os dias de verão com as crianças. Piscinas térmicas, com bar molhado, parque aquático, toboágua, quiosques e restaurantes, além de cabanas, camping e trilhas com cascatas.

  • Museu municipal Casa Moschetti

    Museu familiar com o acervo de diversos artigos de Lydia Moschetti, filantropista e humanitária italiana radicada no Brasil que doou pratarias, objetos de mármore, livros, pinturas, espelhos e etc para a montagem do museu - inclusive uma boneca do tamanho de uma criança de 8 anos e olhar peculiar que permanece no museu.

  • Parque dos Pinheiros

    Parque de lazer com grande área verde preservada, repleta de pinheiros de araucária. Possui lagos, jardins, pistas de caminhada e um restaurante de mesmo nome.

    Que tal um roteiro com 3 passeios imperdíveis em Farroupilha? Veja aqui ;D

    VINÍCOLAS EM FARROUPILHA

    Casa Perini

    A Casa Perini fica no interior de Farroupilha, a 50 minutos de Bento Gonçalves. A vinícola traduz muito bem a vocação da região para a produção de vinhos e espumantes, com destaque especial para os Moscatéis. A paisagem do Vale Trentino está presente em todo o lugar e, para apreciá-la de diferentes pontos, não deixe de fazer um passeio de bike pelos vinhedos.

    Dica: imperdível para o fãs de Moscatel, o espumante Casa Perini Moscatel foi premiado em 2017 como o quinto melhor vinho do mundo pelo Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ).

    CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O BIKE TOUR EXPERIENCE NA CASA PERINI, VEJA DATAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS E COMPRE ANTECIPADAMENTE!

    Cave Antiga

    A Cave Antiga é uma vinícola familiar fundada em 1948. Ela fica no 3º Distrito de Farroupilha, uma região que transpira a cultura e a história da imigração italiana. A vinícola tem foco no desenvolvimento de novos varietais e em inovações produtivas e zela pela preservação ecológica. Dica: se você é fã de vinho branco, conheça o Cave Antiga Taffarel, um vinho de corte com 50% de Chardonnay e 50% da uva Schönburger. Essa variedade, de origem alemã, possui menos de 25 hectares plantados no mundo todo, sendo que o único vinhedo na América do Sul é de propriedade da família Taffarel, na cidade de Cotiporã/RS.

    Nos links abaixo você vê tudo sobre suas degustações imperdíveis que acontecem na Cave Antiga:
  • Degustação harmonizada com queijos
  • Degustação harmonizada com chocolates

    Adega Chesini

    A vinícola familiar começou a produção para consumo próprio na década de 30, mas em 1960 já estava produzindo em maior escala e em 1974 já estavam comercializando o vinho à granel. A Chesini faz parte da comunidade de Vila Rica no Distrito de Nova Sardenha, que fica na divisa entre Farroupilha e Garibaldi. A Chesini produz também um vinho rosado licoroso doce, especial para missa e aprovado pelo bispado de Caxias do Sul. Para aqueles que pensam que da uva Moscato só se faz vinho doce, vale prova o Adega Chesini Moscato Seco, leve e aromático.

    ONDE COMER EM FARROUPILHA

    Guaraipo Bar e Cozinha

    Quem comanda o Guaraipo é o chef Rodrigo Bellora. Ele é uma referência em slow food no Brasil e na cozinha dele a comida é consciente, prezando a valorização dos produtos e dos produtores da região - essa prática e esses valores ele já trabalha no restaurante Valle Rustico, em Garibaldi. O Guaraipo é bem bonitão, tem uma clima bom e se o tempo estiver aberto dá pra ficar nas mesas da rua. Se não der tempo de ir no almoço, tente o jantar. Estando em Farroupilha, esse é um lugar imperdível.

    Clique nos links abaixo e veja o menu do almoço e do jantar especial no Guaraipo, verifique datas e horários disponíveis e compre antecipadamente!
  • Almoço especial no Guaraipo Bar e Cozinha
  • Jantar especial no Guaraipo Bar e Cozinha

    Lavandario di Veneto

    Um jardim de lavandas com restaurante. Altíssimo astral para ficar ao ar livre e relaxar sem pressa alguma. Além de pratos para o almoço, doces e drinks, eles oferecem a possibilidade de associar-se como um clube, onde os sócios têm direito ao acesso ao campo de lavandas, acompanhar o plantio e colheita, participar de eventos e tem desconto na compra de produtos. É super pet-friendly.

    Blauth Bier Cervejaria

    O Blauth Bier é cervejaria, pub, restaurante e biergarten. Fica no interior de Farroupilha e é um baita programa para os dias ensolarados, com mesas e guarda-sóis na rua, um gramado enorme para quem quer sentar no chão e música ao vivo. É bem bonitão e na parte interna é clima é de pub mesmo, com lugar para sentar no balcão e mesas para quem está em mais pessoas. Além das cervejas, o cardápio tem drinks e vinhos, pratos alemães, burgers e filés.

    Junto com a Sicredi Serrana, o Wine Locals vai te apresentar as regiões, cidades e rotas turísticas da Serra Gaúcha. Nesse post você leu tudo que precisa saber sobre Farroupilha.

Oferecido por


Vinícolas

Vinícola Casa Perini

Farroupilha

Compre no Wine Locals

Vinícola Cave Antiga

Farroupilha

Compre no Wine Locals

Fotos da Cidade

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados