Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Vinho em lata é bom?

Vinho em lata é bom?

Jun 7, 2021

Jun 7, 2021

Última edição Jun 17, 2021

Última edição Jun 17, 2021

Criado por

Henrique Kochenborger

"A Pietra não entende nada de vinho". Ok, mas quem é a Pietra? A Pietra é a mais jovem aqui do time Wine Locals. Ela começou a beber (vinho) há pouco tempo e, naturalmente, hora ou outra alguma dúvida aparece. Para nós, responder as dúvidas dela significa responder também as dúvidas de mais um monte de gente. As dúvidas são básicas e as nossas respostas também, não temos pretensão alguma de ensinar nada. Considere essa série de posts uma conversa sobre o assunto que nós mais gostamos de falar por aqui.*

Afinal de contas: vinho em lata é bom?

Descomplicar o vinho.

Desmistificar o vinho.

Simplificar o vinho.

Já ouviu algumas dessas frases por aí? Já viu alguma empresa que trabalha para isso? Tem uma que se chama Wine Locals, inclusive, é ótima, recomendo.

Brincadeiras à parte, todo o universo do vinho está passando por um processo de popularização. Assim como tem diversas iniciativas dispostas a explicar, ensinar e apresentar vinhos de uma forma mais mundana, mais com cara de dia a dia, a própria produção da bebida também está se encarregando de dizer "Hey, tomar um vinho é como tomar uma cerveja, não precisa de um sommelier servindo ou de toooda uma ocasião. É tipo: pega e toma." Falamos bastante sobre isso nesse post aqui, onde falamos sobre o Becas - que também é ótimo, recomendo. No caso dos vinhos em lata, eles mais dizem, eles gritam isso. Mas então qual é o problema das pessoas com os vinhos em lata?

A Pietra não entende nada de vinho - Episódio 13: Vinho em lata é bom?

Os vinhos em lata são um claro reflexo do quanto o mercado de vinhos está disposto a desfazer qualquer imagem sisuda que o vinho adquiriu com o passar do tempo.

VINHO EM LATA É BOM PORQUE É DIFERENTE DE VINHO EM GARRAFA

A ideia de que todos os vinhos são bebidas raras, cercadas por uma aura de mistério e que despertam conversas profundas a respeito de notas de orvalho e capim da manhã parece antiga e, se já teve algum valor, foi em outros tempos. Ou seja, vinhos em lata são bons não apenas para beber, mas também para democratizar a bebida. Tem hora e lugar para tudo. Várias vinícolas possuem, sim, degustações de vinhos raros, experiências criadas para apreciar bebidas únicas. Só que não são esses os vinhos que são vendidos em latas no mercado.

VINHO EM LATA É BOM E É PRÁTICO

Os vinhos em lata são vinhos jovens, leves e refrescantes. A lata foi desenvolvida para trazer um pouco mais de praticidade pra hora de apenas tomar um vinhozinho. Quer coisa mais simples que gelar uma latinha, botar na bolsa e tomar embaixo do guarda-sol? Vinhos em lata são bons para a beira da praia ou para a piscina, onde taças de vidro definitivamente não são bem-vindas.

VINHO EM LATA É BOM E NÃO, NÃO TEM GOSTO DE LATA

Assim como aprendemos a não julgar o livro pela capa, está na hora de aprendermos a não julgar um vinho pelo... bem, vasilhame dentro qual ele vem. Vinhos podem ser bons e ruins, independentemente de onde eles são estão. A lata dos vinhos, inclusive, não é como uma lata de cerveja ou de refrigerante. Elas são revestidas por dentro para evitar que os vinhos oxidem ou sofram qualquer outro dano. "Ter gosto de lata" me parece muito a opinião de quem não quer provar algo novo e cria motivos pra isso.

Cada um bebe o que gosta e para quem não gosta de vinho em lata tem várias outras opções de bebidas e tá tudo bem como a internet tem amado tanto falar agora. Mas vinhos em lata foram criados para que a gente aproveite para beber mais vinho em ainda mais situações.

**Fala, Pietra! Recomenda vinho em lata pra quem quer algo diferente de cerveja então?"

Sou suspeita pra falar pq amo vinho em lata desde que provei rsrs. Mas o Wine Locals disse tudo que eu pensava. Prático, perfeito para levar para qualquer lugar, bom de colocar na geladeira e os rosés e brancos são muito gostosos! Obrigada Wine Locals!

Novidades

Upgrade de primavera: Compre uma experiência e ganhe um brinde!

Por Ariela Bento


Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Outras dicas relacionadas a essa

Gostou? Aqui temos mais dicas e listas parecidas com essa para você.

Vinícola Casa Valduga: o que fazer quando o Tour tradicional está lotado?

Roteiros de Viagem Wine Locals: Pinto Bandeira para Wine Lovers

O Garibaldi Gastrô 2021 vai espalhar Aromas por onde passar!

Novidades em passeios em vinícolas recém chegadas no Wine Locals

Roteiros de Viagem Wine Locals: Pinto Bandeira pela primeira vez

5 vinhos com rótulos dignos de Pinterest

Roteiros de Viagem Wine Locals: Garibaldi fora do óbvio

Roteiros de Viagem Wine Locals: Vale dos Vinhedos para fugir do óbvio

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados