Banne
lista

Vinho e aventura em Veranópolis e Cotiporã

A elaboração de vinhos faz parte de uma cultura muito antiga e que em muitos casos passa de geração em geração, com costumes tradicionais de cada família produtora.

E que tal você viver essa cultura de perto e ainda conhecer as histórias de cada vinícola? Claro, com um pouquinho de aventura também!

Veranópolis é conhecida como a terra da longevidade e fica na Região da Uva e do Vinho. Coincidência? Acho que não. Mas é por isso que os passeios por lá são acompanhados de muito vinho.

E em Cotiporã você vai encontrar cenários lindos de beleza natural e surreal no interior do Rio Grande do Sul. Tudo isso com a tranquilidade da Serra Gaúcha.

Mesa suspensa no Parque Cotipaland

Já pensou em almoçar a 70 metros de altura e desfrutar de uma vista linda? Você pode viver essa experiência no Parque Cotipaland, em Cotiporã.

Essa experiência é única e com certeza feita para os mais aventureiros. Da mesa é possível ver a Cascata dos Marins, a maior de Cotiporã, além também uma imensidão de muito verde e natureza.

Mesmo a mesa sendo suspensa, ela é super estável e não balança, o que possibilita apenas curtir a refeição e aproveitar a paz que o lugar transmite.

Além da refeição suspensa, também é possível fazer piqueniques no local. São opções para toda a família e com uma estrutura maravilhosa para todas as atividades.

Degustação de vinhos na Vinícola Zardo

Referência em Capela São Vicente, no município de Cotiporã, a Vinícola Zardo atrai turistas e principalmente os moradores da região, que vão até o espaço comprar vinhos após provarem os sabores de cada rótulo.

Você pode degustar mais de 10 opções de rótulos, desde vinhos tintos, brancos e rosés. Para harmonizar, uma tábua com várias opções, com salame, azeitonas, queijos, ovos de codorna e até morangos.

Mesmo com a atmosfera familiar, a estrutura é aconchegante e sofisticada. A decoração rústica e com grandes janelas tornam a experiência além de deliciosa, linda.

Degustação de vinhos na Vinícola Simonetto

Uma vinícola com administração familiar que chegou longe e hoje exporta vinhos para o outro lado do mundo: o Japão!

Por fazer parte da rota turística de Veranópolis, a vinícola recebe diariamente turistas de todo o país. Além de conhecer a história da vinícola e o processo de fabricação, também é possível degustar os vinhos, espumantes e sucos produzidos.

A degustação acontece com aproximadamente 10 produtos, entre vinhos brancos, tintos, rosès e vinhos de mesa e sucos. 

Hospedagem, piquenique e tábua de frios no Hotel Verona

Um lugar calmo, silencioso e que parece uma extensão de casa. São 22 apartamentos do hotel, que conta ainda com 11 cabanas e todo espaço é integrado ao meio ambiente.

Na sede central o café da manhã é servido diariamente com vista para o jardim. O café é aberto ao público também. Para uma experiência mais privativa, é possível solicitar o café da manhã nas cabanas.

Além da hospedagem, quem passa por Veranópolis também pode aproveitar a experiência de um piquenique no hotel. Na cesta você encontra queijos e frios, pães, sucos, ovos de codorna e frutas. Tudo isso pode ser desfrutado no jardim no Verona Parque Hotel, que conta inclusive com um lago. 

Almoço no Restaurante Giratório

O Restaurante Giratório é daquelas paradas obrigatórias para quem ama desbravar a Serra Gaúcha. Considerado o único restaurante giratório do país, ao entrar no restaurante, é como se você estivesse sendo transportado para a Itália. A decoração toda remete à cultura italiana e claro, a gastronomia também.

Nas mesas também ficam disponíveis totens com informações sobre os lugares mais altos do mundo, como a Torre Mirante da Serra. Na lista aparecem comparações com a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, o Cristo Redentor, entre outros pontos.

Nossa dica é ir com tempo e aproveitar toda a experiência com bastante calma. O Restaurante Giratório está há 80 metros do chão e leva duas horas para fazer uma volta completa. 

Gostou deste conteúdo?

Continue explorando o nosso Guia para conhecer outros roteiros imperdíveis na Serra Gaúcha.

Para conhecer mais experiências enoturísticas, acesse o site da Wine Locals.