Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Vindima 2022

Vindima 2022

2021 M02 4

2021 M02 4

Última edição 2022 M01 5

Última edição 2022 M01 5

Criado por

Henrique Kochenborger

A vindima é a época da colheita das uvas, a mais importante e animada da Serra Gaúcha. É a comemoração de um ano de trabalho no cultivo dos parreirais e também um marco importante na produção dos vinhos e espumantes.
A região inteira se transforma e a paisagem enche os olhos. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros de vinho que estão no seu auge e por toda parte, além de experiências incríveis para viver esse momento!

O QUE É?

O início do verão na Serra Gaúcha tem uma paisagem única. Essa paisagem é o fruto do trabalho de um ano todo e motivo de orgulho e alegria para os locais.

Assim é a Vindima, o período da colheita das uvas que foram cultivadas ao longo do ano. É um marco importante na etapa de produção dos vinhos e espumantes que vamos conhecer ainda no decorrer desse ano . Ela ocorre normalmente entre janeiro e março, podendo variar um pouco de um ano para outro.

A Vindima é um dos fatores mais importantes que atuam a favor de uma boa safra de vinhos. As condições de clima, como as variações de temperatura, a incidência de chuvas, os períodos de seca e de calor, antecipam as expectativas a respeito da qualidade das uvas e da época da colheita.

O acompanhamento desde o plantio, ao longo do cultivo, na colheita, processamento, e envase é o trabalho dos enólogos, cuja prática está muito mais próxima dos químicos do que da figura de provadores de vinhos que ficam girando as taças e dizendo do que estão sentindo aromas, como muita gente imagina - eles também fazem isso, mas todo trabalho tem que ter uma parte mais divertida, né?

AS EXPERIÊNCIAS DA REGIÃO

A região se transforma, a paisagem enche os olhos e até o cheiro no ar fica diferente. São diversos parreirais carregados de uvas maduras, futuros litros e litros e vinhos e espumantes que estão no seu auge.

Além de um dos períodos mais importantes, mas também mais animados para quem planta, quem colhe e quem processa as uvas para transformar em vinho, a Vindima é também uma época de programações especiais criadas pelas vinícolas, restaurantes, hotéis e pousadas somente para essa época.

As atrações são imperdíveis: colheita de uvas, piqueniques em meio aos parreirais, passeios de bike pelos vinhedos, mil tipos de degustações, almoços e jantares harmonizados, experiências que recriam o trabalho - e também as comemorações - dos imigrantes ao som de músicas típicas e, claro, claaaro: a pisa das uvas.

SOBRE A PISA DAS UVAS Novidade para alguns, informação já batida para outros: a pisa das uvas é muito mais um ritual para lembrar das tradições trazidas pelos imigrantes, do que parte do processo de produção do vinho. Além de, claro, ser uma das partes mais divertidas de uma visita durante esse período - principalmente depois de uma taça ou duas de espumante.

Quer conhecer a Vindima de perto? Colher e pisar uvas? Então entra na página de experiências que lá tem várias programações legais para aproveitar o período mais animado da Serra Gaúcha!

Novidades

Onde comemorar o aniversário na Serra Gaúcha

Por Ariela Bento


Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Outras dicas relacionadas a essa

Gostou? Aqui temos mais dicas e listas parecidas com essa para você.

9 passeios para celebrar em grande estilo

Noivinhos - guia de casamento com os parceiros do Wine Locals

10 jardins na Serra Gaúcha que você precisa conhecer

Novidades em visitas e passeios no Wine Locals

Coisas legais para fazer em grupo na Serra Gaúcha

7 eventos para quem ama vinho em outubro e novembro

5 motivos para você conhecer Pinto Bandeira

8 lugares para aproveitar com as crianças na Serra Gaúcha

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2022 Wine Locals, todos os direitos reservados