Banne
lista

Raridades mineiras | Uma viagem pelo Sul de Minas Gerais, o paraíso enogastronômico do Brasil

Nós da Wine Locals estamos sempre em busca de novidades, e por isso pegamos estrada rumo a Minas Gerais para descobrir e mostrar para vocês uma forma de elaborar vinhos que é única no mundo inteiro!

Se Minas Gerais já é especial pelo seu café, gastronomia e hospitalidade, nesta lista você vai saber porque merece conhecer mais sobre as raridades mineiras, os “vinhos de inverno” e a dupla poda, que é  um processo feito nos parreirais que permite que a uva seja colhida na estação mais fria do ano, em um clima propício para chegar na sua máxima qualidade para elaborar vinhos com a melhor expressão do terroir. Sim, em Minas Gerais tem vindima no inverno!

E como o time da Wine Locals é apaixonado por comer e beber bem, aproveitamos a viagem para descobrir as raridades mineiras. Listamos aqui as experiências e lugares que ganharam nosso coração na região sul de Minas e em Tiradentes.

São Lourenço, Alagoa, Lavras, Tiradentes e São Gonçalo do Sapucaí foram as cidades que entraram nesse roteiro e que você pode acompanhar e aproveitar as dicas no vídeo completo abaixo e já salvando essa lista!

Vinícola Bárbara Eliodora

Como saímos de carro de São Paulo, nossa primeira parada foi na Vinícola Bárbara Eliodora, que fica  fica em uma fazenda em São Gonçalo do Sapucaí e é linda! Logo que você entra já chega na parte da loja, restaurante e wine bar, que tem um deck com mesas ao ar livre perfeito para beber vinho sem pressa. E que vinhos! Nós degustamos alguns e elegemos um preferido, o tinto Syrah Barbara Eliodora 2021, que você pode beber lá mesmo entre outros rótulos nas experiências que a vinícola oferece, como o tour guiado. 

E vale contar aqui que o nome da vinícola é uma homenagem a uma das primeiras mulheres que escreveram poesia no Brasil e a uma ativista política mineira, Bárbara Heliodora. Na cave da vinícola, que antigamente era uma fazenda de leite, existe uma estátua em homenagem a ela. 
 

Black Mamba

Como já estávamos na estrada há muitas horas, resolvemos dormir ali perto mesmo em um airbnb que nos surpreendeu, o Black Mamba Lofts, que fica em uma fazenda centenária de lúpulo e café  localizada na região de Carmo da Cachoeira, no sul de MG. 

São dois contêineres equipados com todo o conforto necessário e em meio à natureza,  e por lá também tem trilhas, cachoeiras, sauna em meio ao verde e muita tranquilidade para relaxar. E a gente adorou que os lofts da black mamba tem adegas repletas de vinhos mineiros.

Rota do Café Especial da Unique Cafés

Chegando em São Lourenço, já começamos o dia cedinho na Rota do Café Especial, uma experiência incrível que é uma verdadeira imersão ao mundo dos cafés especiais, com uma vivência sobre todo o processo de produção, desde o pé até xícara e é organizado pela Unique Cafés e o Sítio da Torre.

Tudo começa com uma visita ao Sítio da Torre, fazenda onde o café é plantado. Com a companhia de um guia, a gente aprendeu muito sobre o café, que no pé é uma frutinha vermelha e adocicada e é o grão dessa fruta que depois passa por diferentes processos que você vai ver e saber mais nessa experiência até chegar na parte da torrefação

Depois de entender a origem do café, partimos para a Unique, que é onde o café vai ser torrado, moído e transformado no que a gente bebe na xícara. Participamos de uma degustação super legal e experimentamos vários tipos de cafés e variedades acompanhados de delícias mineiras como queijo, broa de milho, pão de queijo e doce de leite. Se você gosta de café e quer aprender mais sobre, essa é uma das experiências mais legais, mas spoiler, depois de você tomar um café especial, não tem mais volta. 

Fazenda Família Sertão

E continuando a falar de café, já que Minas Gerais é reconhecida mundialmente por elaborar cafés que estão entre os melhores do mundo, fomos conhecer uma das fazendas cafeeiras mais antigas da região, em Carmo de Minas, e que teve um dos seus cafés premiados com a maior pontuação da história! É a fazenda Família Sertão.

Nós chegamos lá e fomos recebidos pelo seu Chico, o Francisco Isidro, sócio fundador, e toda a família com aquela mesa mineira farta e cheia de alegria. Não tem como não se emocionar com a receptividade mineira e todas as delícias de lá, porque aqui também estômago tem coração.

O casarão da fazenda é cheio de história e é um museu repleto de peças que passaram por gerações. São preciosidades reunidas ali repletas de nostalgia. E sob consulta e agendamento você pode visitar a fazenda e viver essa experiência que marcou a gente. Além da casa, fomos conhecer a parte alta da fazenda e o visual é de suspirar! É incrível mesmo!

Queijo D'Alagoa

Partindo de São Lourenço em direção a Alagoa, a terra dos queijos incríveis e ponto histórico importante da Estrada Real, fizemos a Rota do Queijo e do Azeite, um passeio turístico e gastronômico organizado pelo Queijo D´Alagoa, um projeto que reúne os melhores produtores de queijos artesanais da região e faz uma curadoria incrível de queijos que podem ser enviados para todo o brasil e são premiados no mundo inteiro!

O roteiro começa com uma visita a fazenda Cauré, que é uma fazenda de oliveiras. Nesse roteiro a gente também subiu morro acima para conhecer a fazenda 2M, onde são feitos queijos excelentes e com premiações mundo afora, como o Queijo do Coronel, maturado por mais de 160 dias.

E a última parada da Rota do Queijo e do Azeite é na loja do Queijos D´Alagoa. Para a nossa sorte, quem estava atendendo no dia foi o Osvaldinho, o idealizador de todo esse projeto e que nos apresentou alguns queijos que a gente só queria ficar lá e trazer um vinho pra combinar com esses queijos incríveis.
 

Walking Tour Beco de Tiradentes

Outra raridade mineira é Tiradentes, que pega você pelo coração e revela entre suas ruas e becos a história do Brasil, além de outras preciosidades. A cidade com suas ruas de pedras, e casario antigo faz parte do roteiro da Estrada Real, que foi a rota para transportar ouro e diamante na época da coroa portuguesa, e revela essa história em cada esquina e lugares especiais nesse paraíso gastronômico.

Nossa dica é você fazer a Walking Tour Becos de Tiradentes, a única tour do Brasil a ficar entre as 25 melhores do mundo eleitas por turistas! E merece o prêmio, a gente fez e ficou impressionado, inclusive faria de novo, porque tem tanta história e informação interessante que dá vontade de ouvir novamente. O guia vai contando as histórias da cidade, da época do ciclo de outro em minas gerais, e enquanto caminhamos por ruas e becos vai mostrando lugares icônicos de Tiradentes como a Igreja Matriz de Santo Antônio, que é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes e um grande exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. 

Marcas Mineiras

Em Tiradentes, bem em frente a uma praça histórica na região central, uma casa charmosíssima convida para entrar e descobrir um café lindo no seu jardim. A Marcas Mineiras tem uma curadoria impecável que valoriza artistas mineiros e faz a gente querer tudo da loja para decorar a casa.

E no café você pode se deliciar com bolo de milho, bolo de cenoura, café passado na hora, chás sensacionais, vinhos e vai uma dica: experimente o pão de queijo recheado com linguiça, é de chorar de bom!

Restaurante Pau de Angu

Agora se a ideia é um almoço típico mineiro em Tiradentes, já anota aí: Restaurante Pau de Angu, que tem comida de vó mineira no cardápio, atendimento querido de casa de vó e pratos bons demais e bem servidos! A gente adorou o pastel de angu com frango e ora pro nobis como entradinha e para prato principal pedimos um clássico da casa, o frango preguento, que vem acompanhado com arroz, feijão, angu, jiló, quiabo, abobrinha e couve. Tudo delicioso! 

Restaurante Tragaluz

Também em Tiradentes, se você ama gastronomia, o Tragaluz precisa estar no seu roteiro! É um dos restaurantes mais celebrados de Minas Gerais, e é importante fazer reserva antes, porque sempre está lotado. 

O restaurante fica em um casarão antigo bem no centrinho histórico de Tiradentes e no cardápio você vai encontrar comida brasileira, regional e preparada com maestria como o arroz caldoso com paio e galinha d´angola confit, um rigattoni delicioso com lardo e parmesão. E a sobremesa para morrer de amores: goiabada frita na manteiga, com queijo cremoso, crosta de castanha e sorvete de goiaba. 

Só de falar aqui, dá vontade de voltar lá correndo. Para acompanhar os pratos, nós escolhemos o vinho mineiro Primeira Estrada, da vinícola Estrada real, que foi pioneira na dupla poda e vinhos de inverno da região. 

Chico Doceiro

É impossível um roteiro gastronômico em Minas Gerais não ter doce de leite. No roteiro de Tiradentes você não pode ir embora sem experimentar um clássico da cidade, o Chico Doceiro, o lugar onde você vai encontrar um dos melhores doces de leite da região, preparado de forma artesanal e um lanchinho irresistível que eles fazem na hora, o canudinho com doce de leite.

Vinícola Alma Gerais

Partimos rumo a Lavras para acompanhar a primeira vindima de uma vinícola que nasceu cheia de alma e de coração mineiro, a Vinícola Alma Gerais. A vinícola está localizada a 30 minutos de Lavras e fica dentro do condomínio Vivert Reserva da Mata, um complexo residencial que agora também tem vinícola e foi eleito o melhor empreendimento imobiliário do Brasil.

Participamos da primeira festa da vindima, a colheita da uva, e a energia que a gente sentiu lá foi de outro mundo! A vinícola, idealizada por Alessandro Rios, fundador e CEO, e que reuniu especialistas no mundo do vinho para fazerem parte do projeto da Alma Gerais.

Nesse time de especialistas reunidos pelo Alessando estão profissionais incríveis como Murillo Regina, agrônomo responsável por trazer para Minas Gerais a técnica da dupla poda, Mario Geisse, uma lenda no mundo e enólogo consultor da Vinícola Alma Gerais, René Vasquez, engenheiro agrônomo, professor e sommelier já trabalhou com grandes vinícolas no Chile reconhecidas no mundo inteiro.

O resultado é uma vinícola apaixonante feita de coração e alma e que você vai poder conhecer em breve!