Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Onde almoçar e jantar na Serra Gaúcha - Região da Uva e Vinho

Onde almoçar e jantar na Serra Gaúcha - Região da Uva e Vinho

Jun 25, 2021

Jun 25, 2021

Última edição Jul 20, 2021

Última edição Jul 20, 2021

Criado por

Henrique Kochenborger

Procurando dicas de onde almoçar e jantar na Região da Uva e Vinho da Serra Gaúcha? Aqui tem uma lista de lugares incríveis!

Nesse post colocamos diversas dicas de lugares para almoçar e jantar pela Região da Uva e Vinho na Serra Gaúcha. Para quem não sabe:

A lista está dividida em categorias que indicamos. Fora as categorias como Almoços harmonizados - onde de fato são almoços que vêm acompanhados de vinho e espumante - as outras são apenas sugestões. Isso quer dizer que estamos indicando determinado lugar para ir a dois, mas não vão barrar alguém que estiver sozinho; estamos indicando alguns lugares para ir em família, mas quem estiver numa viagem romântica também pode ir lá e vai ser lindo.

As categorias da lista são:

  • Almoços harmonizados: almoços acompanhados de vinho e espumante;
  • Para almoçar na vinícola: almoços que acontecem na própria vinícola ou em restaurantes que funcionam em anexo a elas;
  • Para ir em família e com amigos: mesas grandes e cardápios também, para acomodar e servir bem o grupo todo;
  • Para ir a dois: lugares legais para incluir no roteiro de uma viagem mais romântica;
  • Experiências gastronômicas para fugir do óbvio: almoços e jantares diferentes do que se imagina sobre a comida da serra, tipo galeto, massa, polenta e etc. Não tem nada de errado com os óbvios, a gente adora, mas esses lugares têm propostas diferentes;
  • Almoço, happy hour e jantar: restaurantes com clima de bar e bares com clima de restaurante;

Dicas extras:

  • Para não sair do hotel: para quem quer se movimentar pouco pela região onde estiver hospedado;

  • Cafés: lugares para um cafezinho e uma sobremesa.

Galera, é isso. Fiquem à vontade em encontrar em contato conosco por email, pelo Instagram ou pelo WhatsApp caso queiram tirar alguma dúvida, se precisarem de alguma informação que não está aqui ou até para incluir algum lugar que vocês gostam e acham que deveria aparecer aqui. ;D

Almoços harmonizados

A melhor maneira de conhecer diversos vinhos e espumantes da região

Casa Postal Vinícola e Bistrô

Além de vinícola, a Casa Postal tem um bistrô simpático demais. O almoço harmonizado tem couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Em cada etapa, um vinho é sugerido para acompanhar o prato. No couvert quem dá as boas-vindas são as simpáticas colombinas, os pãezinhos em formato de pombas que vêm acompanhado de maionese caseira. São 3 opções de carne: entrecot, salmão e carré de cordeiro (ou sem carne alguma) e 6 opções de acompanhamento.

Onde: em Bento Gonçalves Quando: de quinta à terça, das 12h às 16h

Gostou? Clicando nesse link você vê as opções de cardápio do Almoço Harmonizado na Casa Postal e também horários disponíveis para reservar agora!

Vinícola Cristofoli

Lindo e autêntico, o Almoço harmonizado ao ar livre na Vinícola Cristofoli tem 4 etapas: boas-vindas, salada, 4 opções de prato principal e sobremesa - e ainda um cafezinho. Ele acontece na área externa da vinícola, com vista para os parreirais. Os pratos são preparados pela família, com mães no comando dos fornos e panelas.

Onde: Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves

Quando: sempre aos sábados, às 12h

O Almoço harmonizado ao Ar Livre na Cristofoli é bem concorrido! Nesse link tem o cardápio completo, os vinhos que são servidos e link para comprar o ingressos com cantecedência!

Vinícola Courmayeur

O almoço harmonizado acontece no bistrô La Fermata, que fica dentro da vinícola Courmayeur. O almoço tem 4 passos, cada um deles acompanhado por um vinho.

Onde: no Vale dos Vinhedos, em Garibaldi

Quando: Sábados e domingos, às 12h, 13h e 14h

Clique aqui para ver o menu e as datas disponíveis para o Almoço Harmonizado na Vinícola Courmayeur

Osteria del Valle - Cucina di Fusione

Uma sequência de pratos criativos harmonizada com os vinhos da Vinícola Peculiare. É uma boa opção para quem busca algo diferente do tradicional galeto com massa.

Onde: no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Quando: almoço de terça a domingo, das 11h às 15h30; jantar às sextas e sábados, das 19h às 22h30

Para almoçar na vinícola

Almoços que acontecem nas vinícolas ou em restaurantes que funcionam junto a elas

Wine Garden

O Wine Garden fica junto da Vinícola Miolo e é um dos lugares mais divertidos do Vale dos Vinhedos. O cardápio muda a cada mês, mas sempre tem um antepasto, sopa e saladinha de entrada, prato principal com opção vegetariana e sobremesa, além de café, licorzinho e petit four. É bem legal e bem disputado, por isso funciona somente com compra antecipada de ingressos.

Onde: no Wine Garden, no Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves

Quando: 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de julho

Gostou, né? Então clica nesse link para ver o cardápio do mês de julho do Almoço ao Ar Livre no Wine Garden fazer a tua reserva!

Restaurante Maria Valduga

O restaurante fica dentro do complexo da Vinícola Valduga. Massas artesanais, hortaliças e temperos plantados na horta orgânica local, além do galeto e da costelinha suína, fazem parte do menu que resgata a simplicidade da cozinha dos colonos, com a autenticidade e a elegância que são marcas da Casa Valduga. O cardápio é extenso e as sobremesas - panna cotta e sagu de vinho - são imperdíveis para encerrar a refeição.

Onde: na Vinícola Famiglia Valduga, no Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves

Quando: de segunda à sexta, das 12h às 15; sábados e domingos, das 12h às 15h30.

Clique aqui e veja todas as experiências de degustação de vinhos na Vinícola Valduga!

Restaurante Videiras 1535

O restaurante fica junto à Vinícola Dom Cândido. Além das mesas do salão, algumas mesas ficam reservadas dentro de pequenas caves que levam o nome de uvas. O cardápio é tradicional e muito bom, com entradinhas clássicas como pien e sopa de capeletti e diversas opções de carnes, massas e risotos.

Onde: na Vinícola Dom Cândido, no Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves

Quando: segundas, quartas, quintas e sextas, das 11h30 às 15h; sábados e domingos, das 11h30 às 15h30

Nature Vinho & Gastronomia - NOVIDADE!

Os piqueniques e eventos sob comando do chef Rafa Jacobi no Nature, na Vinícola Don Giovanni deram tão certo que chegou a hora de fixar moradia por lá e fazer um restaurante. Na verdade a hora chegou há alguns meses e o restaurante está ponto, novinho e lindão. A partir de agora nós vamos começar a divulgar aqui várias experiências que vão acontecer por lá. E a primeira delas já está em pré-venda, com datas de início a partir de 01/07, o Brunch Nature!

Onde: na Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira

Quando: a partir de 01/07

Curtiu a ideia do brunch na Don Giovanni? Clica nesse link para ver o menu completo e reservar agora o teu ingresso antecipado!

Clô Restaurante e Wine Bar

O Clô é o restaurante dentro da Vinícola Luiz Argenta e apresenta receitas da gastronomia italiana da imigração em releituras elegantes e cheias de personalidade. O visual é incrível e é o programa perfeito para quem se diverte com uma boa experiência ao redor da mesa. Junto da vinícola também funciona um wine bar com petiscos e opções de vinhos e espumantes em taça, para aproveitar curtindo a vista do deck externo.

Onde: na Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha

Quando: o restaurante funciona de terça à domingo, das 11h às 15h. O wine bar funciona sábados, domingos e feriados, das 15h às 22h (horário especial de inverno).

Para ir em família e com amigos

Mesas e cardápios grandes o bastante para agradar a todos do grupo

Mamma Gema Trattoria

O lugar é bem bonito e tem cara de comemoração de aniversário de pai, de mãe, de vó, etc. O cardápio costuma agradar todo mundo (várias opções vegetarianas), com porções para duas pessoas. Tem uma boa sequência de massas e diversas opções à la carte, como risotos, carnes, saladas e sobremesas. Dica: o Tortelone de Pato com Manteiga e Sálvia é imperdível.

Onde: no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Quando: de terça à domingo, das 11h30 às 15h30.

Giordani Gastronomia Cultural

Lugar certo para quem busca aquele almoço típico da imigração italiana na serra. Vem na mesa a polentinha frita, a brustolada, salame e queijo. Depois uma sequência de massas e grelhados, a obrigatória saladinha de radicci com bacon, sobremesas, chá e café.

Onde: no Vale dos Vinhedo, sem Bento Gonçalves,

Quando: diariamente (menos às terças), à partir das 11h45.

Clicando nesse link você vê o menu completo do almoço na Giordani, pode conferir as datas disponíveis e reservar agora!

Cantina Di Paolo

Galeteria com a combinação clássica de comida da Serra Gaúcha: sopa de capeletti, massas, polenta, maionese e radicci com bacon. O Galeto Di Paolo não desaponta nem no cardápio nem na carta de vinhos.

Onde: em Bento Gonçalves

Quando: de segunda à sábado, das 11h30 às 22h; aos domingos, das 11h30 às 15h

Trattoria Primo Camilo

Quem comanda a casa é o chef Altemir Pessali e, no cardápio do restaurante que leva o nome do seu avô, os destaques são as massas e os risotos, mas quem procura por saladas, pizzas e carnes também sai satisfeito. Conheça a adega do restaurante para escolher o vinho ou os vinhos da noite. Dica: Tortéi à Moda da Casa, recheado com moranga, tomate seco, nata, cebolas e castanhas tostadas.

Onde: no centro de Garibaldi

Quando: às segundas, das 18h30 às 21h30; de terça a quinta, das 19h às 21h30; sextas e sábados, das 19h às 22h

Francesco Trattoria

A Francesco Trattoria tem uma cara bem bonitona e moderna, e traz pra sequência de pratos do almoço algumas receitas bem típicas da Itália, diferente daquelas trazidas e adaptadas na época da imigração. O almoço é uma sequência, com novidades no cardápio de tempos em tempos. Salada, antepasto, lasanhas e outros tipos de massa, risotos e carnes. E sobremesa. A carta de bebidas foca em vinhos e espumantes produzidos em Monte Belo. Fora a sequência, tem opções à la carte no almoço e no jantar. Dá pra fazer um happy legal, parar pra um café ou pra uma taça de vinho com alguns petiscos do cardápio.

Onde: em Monte Belo do Sul

Quando: terça e domingo, das 11h às 18h; de quarta à sábado, das 11h às 22h.

Para ir a dois

Lugares incríveis, bons para ir de casal

Pizzaentrevinhos

A Pizzaentrevinhos é charmosa desde a entrada. As pizzas são encantadoras e os vinhos ficam à disposição nas prateleiras do salão - uma seleção do melhor da serra. Você escolhe o rótulos nas prateleiras e usa os abridores disponíveis para abrir e servir. Dica: a pizza Do Pessali é uma baita pedida, com mussarela, manjericão, tomate uva, presunto tipo Parma e orégano.

Onde: no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Quando: de terça à sexta, das 19h às 22h30; aos sábados, das 18h30 às 23h.

Bodega Pizzaentrevinhos

O Pizzentrevinhos já fazia sucesso no Vale dos Vinhedos. Então os queridos Pessali e Clege resolveram levar as boas redondas e uma ótima seleção de vinhos também para o coração da cidade. Em um ambiente todo envidraçado e que dá pra curtir o por do sol, a pegada é ir até a adega climatizada e escolher o que você quer beber. Dica: não dá pra sair de lá sem provar a pizza de costela com burrata, o carro chefe da casa. E da adega vale provar o Terragnolo Marselan, vinhaço que só os locais vão te recomendar.

Onde: no centro de Bento Gonçalves

Quando: terças e quartas, das 17h às 22h30; de quinta à sábado, das 17h às 23h

Vallontano Risoteria e Café

Uma parada estratégica no Vale dos Vinhedos, que fica escondidinha atrás de parreirais que separam a Vinícola Vallontano da estrada. No *Vallontano Descobertas você escolhe o risoto e uma taça de vinho ou espumante. As mesas no deck são super legais para os dias de tempo aberto, para comer com a vista dos parreirais. *Dica: além de fofo, o lugar é pet-friendly.

Onde: no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Quando: de terça à domingo, das 11h às 17h.

Quer reservar agora seu almoço no Vallontano Descobertas? Clique nesse link para conferir as opções de risotos no cardápio e os horários disponíveis!

Cuca e Marmellata

O Cuca e Marmellata ficou famoso na região por causa de uma iguaria especial: uma fatia de cuca morna servida com sorvete, calda de caramelo e farofa. Aí postaram no Instagram e foi o que bastou. O lugar é fofo demais, cheio de animais que moram por lá mesmo, e o brunch que eles servem é bem legal, bem bonito e bem gostoso - e sim, tem a cuca morna com sorvete na sobremesa.

Onde: no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Quando: de segunda à sexta, das 12h às 19h; sábados e domingos das 10h às 19h

Clique nesse link para ver todo o menu do brunch, as datas e os horários disponíveis para comprar o seu ingresso agora!

Casa Vanni

No jardim, o único barulho vem do córrego que passa atrás do restaurante. A cozinha do Casa Vanni entrega uma bonita e elegante comida da imigração italiana. Risotos incríveis como o de carne de panela, o ravióli de ricota e espinafre com molho pesto e o famoso Filé da Casa, envolto em massa folheada e acompanhado de ravióli recheado de beringela. Não pule a sobremesa, a panna cota com calda de frutas é uma delícia. Dica: chegue cedo ou acomode-se nos bancos em frente à entrada e peça um vinho enquanto aguarda sua mesa.

Onde: nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves

Quando: sextas, sábados e domingos, das 11h30 às 15h30

Experiências gastronômicas para fugir do óbvio

Cozinhas autorais, slow food e experiências inesperadas

Valle Rústico

O Valle Rústico é um restaurante absolutamente único. Quem conta a história por lá e o chef Rodrigo Bellora, que constrói um cardápio com o que é plantado, criado e inventado na região, a chamada cozinha de natureza, que já é meio que uma marca dele. O menu degustação tem 6 etapas entre entradas, pratos principais e sobremesas que apresentam os ingredientes da serra de um jeito moderno e surpreendente. É um slow food bom, limpo e justo, doutrina essa que assina todas as iniciativas do Bellora.

Onde: em Garibaldi

Quando: de terça a sexta, das 19h30 às 21h30; sábados e domingo, das 12h às 14h

Colheita Butique Sazonal

No Colheita o chef Giordano Tarso faz jus ao sazonal que está no nome do restaurante e cria a cada estação o que ele chama de menu não menu. Seguindo os preceitos do Slow Food, da cozinha dele saem pratos que preservam as melhores características dos ingredientes que estão em seu melhor momento.

Onde: em Pinto Bandeira

Quando: de sexta à domingo, das 12h às 14h30

Nos links abaixo você pode saber mais e já reservar ingressos para duas experiências incríveis no Restaurante Colheita:

Champenoise Bistrô

O Champenoise trabalha com ingredientes de produção própria e de produtores da região de Pinto Bandeira, também dentro dos conceitos do Slow Food, com um menu orgânico e biodinâmico. O restaurante é um charme só, perfeito para ir sem pressa, com um almoço que traz entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa.

Onde: em Pinto Bandeira

Quando: de quinta a domingo, das 12h às 15h

Locanda di Lucca

Gastronomia italiana num restaurante super animado - animado mesmo, rolam umas apresentações de música na gaita que o próprio dono do Locanda faz por lá. A cozinha é orgânica/biodinâmica, tem uma carta de vinhos naturais. Tem um climinha bem legal de lugar meio secreto, meio escondido. Funciona somente sob reserva.

Onde: em Bento Gonçalves

Quando: sextas, sábados e domingos, das 13h às 15h30; aos sábados das 19h30 às 21h30

Almoço, happy hour e jantar

Opções que são boas demais para se restringirem a apenas uma das refeições do dia

Tubuna Cultura Gastronômica

Essa foto mostra apenas um pedacinho do Tubuna, um lugarzão em Bento Gonçalves onde o chef Rodrigo Bellora se instalou pra trazer para a cidade a ideia da Cozinha de Natureza que ele coloca em prática nos restaurantes. Aí assim, o Tubuna é uma mistura de várias coisas: padaria, café, bar, mercado, galeria de arte, tem sanduíches, doces, pães, pizzas, chope artesanal, kombucha, vinho, tem mesas dentro, mesas fora, lugar no balcão, dá pra ficar na rua ali na frente, nas escadas da lateral... É bem isso, uma mistura. Muito legal se ir, comer, beber, se divertir, não dá pra chamar de uma coisa só, como bar ou restaurante, porque ele é bem mais coisas do que só isso. Baita lugar.

Onde: no bairro Santo Antão, em Bento Gonçalves

Quando: domingo e segunda, das 15h às 22h; de terça à sábado, das 8h às 22h

Guaraipo Bar e Cozinha

Quem comanda o Guaraipo é o chef Rodrigo Bellora. Ele é uma referência em slow food no Brasil e na cozinha dele a comida é consciente, prezando a valorização dos produtos e dos produtores da região. O restaurante é bem bonitão, tem uma clima bom e se o tempo estiver aberto dá pra ficar nas mesas da rua. Se não der tempo de ir no almoço, tente o jantar. Estando em Farroupilha, esse é um lugar imperdível.

Onde: em Farroupilha

Quando: almoço diariamente, das 11h30 às 14h; às sextas abre das 17h às 22h; de segunda à quinta e aos sábados, das 18h às 22h

Clique nos links abaixo para ver o menu completo, datas e horários disponíveis e compre antecipadamente:

Tabacaria Benvenuto

O que nasceu como uma autêntica tabacaria italiana - com vinhos e espumantes em taça e algumas opções de drinks e petiscos - cresceu e agora tem um perfil de bistrô. É bem bom para chegar cedo para começar um happy e estender para o jantar - ou se você tem pouco tempo aqui, faça um happy aqui e volte outro dia para o almoço, enfim, aí é com você.

Onde: no centro de Garibaldi

Quando: almoço de quinta e sexta, das 11h30 às 13h30; nos sábados e domingos, das 11h30 às 14h. Happy hour e jantar terças e quartas, das 18h30 às 23h; quinta e sexta, das 18h30 à 0h; sábados, das 17h à 0h.

Dicas Extras

  • Para não sair do hotel

Cantina Cabernet - no Dall'Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves)

O ambiente é lindo, parece uma taberna antiga - com uma charutaria, que dá um ar mega elegante. O cardápio tem saladas, massas, risotos e grelhados e a carta de vinhos tem rótulos premiados - além de uma adega subterrânea.

Hostaria Casacurta - no Hotel Casacurta, em Garibaldi

Mistura a gastronomia italiana e francesa em um ambiente bem bonitão e elegante - aliás, como todo o Hotel Casacurta, que é lindo. Trabalha dentro do conceito de SlowFood, com ingredientes da época e da região, e possuem uma super adega com diversos vinhos e espumantes da região.

  • Cafés

Filó Café - no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves

Café charmoso com jardim e receitas da casa super especiais. Lanches, doces e pratos para o almoço. Não dá pra sair sem provar o sanduíche filó ou o sonho recheado de goiabada ou uvada.

Benevento Chocolate e Café - nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves

Chocolates de altíssima qualidade, cafés especiais e uma das novidades mais simpáticas nos Caminhos de Pedra. Além de café e restaurante, possui um jardim lindo para relaxar, especialmente para quem está com crianças.

Tags relacionadas a esse post

Almoços Harmonizados
Beber vinho ao ar livre
Experiências gastronômicas

Novidades

Roteiros de Viagem Wine Locals: 1 dia em Garibaldi

Por Henrique Kochenborger


Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Outras dicas relacionadas a essa

Gostou? Aqui temos mais dicas e listas parecidas com essa para você.

Os 5 passeios na Serra Gaúcha mais vendidos no Wine Locals

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados