Banne
webserie

José Ignacio e Pueblo Garzón

Um pouco de praia, um pouco de vinho e comida de chef estrelado! Esse é o clima da wine trip pela região de José Ignacio e Pueblo Garzón. 

Neste roteiro você vai conhecer mais sobre Jose Ignacio, o vizinho mais calmo e descolado de Punta del Este, e Pueblo Garzon, um povoado pra lá de charmoso que tem uma das vinícolas mais imponentes do Uruguai, além do restaurante do chef Francis Mallmann, reconhecido no mundo inteiro por seu trabalho. 

O ideal é você separar dois dias para curtir as vinícolas, o restaurante e wine bar indicados neste roteiro. E se você está programando uma viagem pelo Uruguai e ama vinho, não deixe de ver todas as dicas dos outros roteiros disponíveis aqui no Guia do Uruguai. 

Se você quiser aproveitar esse roteiro em vídeo:



Bodega Garzón

A Bodega Garzón fica localizada em uma área rural na região que leva o mesmo nome, a pouco mais de 70 km de Punta del Este, e já foi eleita em 2018 a melhor vinícola do Novo Mundo pela Wine Enthusiast, uma revista especializada no setor. Expectativas altas? Claro que sim!

Logo na entrada a arquitetura moderna e imponente já encanta, e à medida que você vai entrando enxerga do outro lado uma vista que causa suspiros! 

A vinícola foi idealizada pela família Bulgheroni, um casal de argentinos que você vê uma foto assim que entra na Garzón.
Nossa sugestão é você ir preparado para passar o dia todo por lá, porque são muitas experiências que você pode fazer, desde tour com degustação a piqueniques, almoços e caminhadas. 

A nossa sugestão é você fazer a tour e depois o almoço no restaurante da vinícola, com o cardápio criado pelo Francis Mallmann, chef celebrado no mundo todo!

Na tour você passa por todas as instalações da vinícola, e inclui degustação de vinhos, que você vai bebendo ao longo do passeio e entendendo mais com as explicações dos especialistas que guiam a visita. A beleza das caves, tanques de concreto e tudo tão bem alinhado é bonito de ver! 

Depois disso você é convidado a entrar em um trator e passear pelos vinhedos e o tour finaliza com uma degustação de pães, azeites e azeitonas, tudo com vinho, claro! E falando especialmente deles, alguns clássicos da vinícola que merecem ganhar espaço na sua mala de viagem são o celebrado Tannat, o Albariño Reserva e a linha Single Vineyard.

Bodega Oceánica José Ignacio

A Bodega Oceánica é uma vinícola com clima de praia e a brisa do mar de José Ignacio. Elabora vinhos e azeites com a energia do mar, e inclusive um dos experimentos da vinícola é o vinho que faz do oceano a sua cave! 

O lugar é um convite para desacelerar e aproveitar uma experiência mais intimista. A arquitetura moderna e sustentável da vinícola combina com os vinhedos e plantações de azeitonas, que depois se transformam em incríveis azeites. Tudo ali é pensado para estar em harmonia com a natureza, com práticas que respeitam o meio ambiente desde a colheita até o vinho na sua taça.

E para conhecer todo esse processo, você pode agendar e fazer uma tour guiada pela Bodega Oceánica com degustação de alguns rótulos e opções de comes como tábuas de queijos artesanais e charcutaria e uma pizza deliciosa de fermentação natural! 

Vale ressaltar aqui alguns vinhos imperdíveis da vinícola! Experimente o branco Albariño, o pinot noir e o Ambar, branco no estilo laranja composto a partir de Chardonnay e Albariño e mantido em contato com as peles durante 6 meses.

Solera Vinos y Tapas

Em José Ignacio e pertinho da praia, é hora de curtir o clima desse lugar apaixonante! Para uma noite que vai ficar na sua memória, nossa dica é começar com um happy hour no wine bar Solera, que combina vinho, tapas e diversão! 

O wine bar é comandado por uma apaixonada por vinhos que inclusive criou um mapa de vinícolas do Uruguai.

Com luz baixa, atendentes vestidos com camisas no estilo havaiano, clima leve e descolado e um cardápio de tapas para combinar com vinho, o Solera é o lugar certo em Jose Ignacio para começar uma noite gostosa com vinho.

Restaurante Cruz del Sur

O Cruz del Sur é um restaurante com a proposta da horta ao prato, com ingredientes orgânicos e plantados na fazenda que leva o mesmo nome. O restaurante é comandado por um casal super simpático e a Paula é a chef que comanda com maestria a cozinha do Cruz del Sur.

O lugar tem a cara de José Ignácio, com aquele estilo boho, luz de velas, muita madeira e aconchego. Logo que você entra se depara com uma loja e galeria de arte, com curadoria de marcas locais e artistas independentes. Ao lado fica o restaurante, que também vende produtos locais e artesanais. 

O cardápio é sazonal e tudo o que provamos estava delicioso. Peixe super fresco, pães artesanais, cogumelos que também são cultivados por eles, vegetais preparados de uma maneira que a gente duvida que você não vai amar e sobremesas que são pura obra de arte! 

Difícil escolher a preferida, então combine com a mesa de pedirem mais de uma para você provar porque vale muito a pena! 

E o restaurante tem um sommelier pronto para dar as melhores dicas de vinhos para harmonizar, ou se você preferir, o lugar também tem um bar de drinks pra você escolher o seu.