Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Como harmonizar queijos e vinhos sem complicação

Como harmonizar queijos e vinhos sem complicação

Feb 4, 2021

Feb 4, 2021

Última edição Mar 16, 2021

Última edição Mar 16, 2021

Criado por

Ariela Bento

Oferecido por

Nadir Figueiredo

Uma das melhores e mais clássicas combinações: queijo e vinho! Lembrando que nada é proibido e você deve encontrar o que mais gosta, mas algumas harmonizações ficam incríveis, e nós e a Nadir Figueiredo selecionamos sugestões para você experimentar!

Queijo brie

Cremoso e com sabor mais suave, o queijo brie combina com vinhos brancos de corpo médio como o chardonnay ou vinhos tintos leves, como o pinot noir. Um jeito que a gente ama fazer é assar o brie. Coloque o queijo em uma assadeira com ramos de alecrim e cerca de 2 colheres de sopa de mel. Asse por cerca de 10 minutos e depois combine com torradinhas e o vinho. Ah e essa dica de harmonização também vale para os queijos camembert e gouda, tá?

A taça certa para o vinho

Queijo gorgonzola

O sabor marcante do gorgonzola também pede vinhos mais intensos. Para harmonizar, a gente sugere vinhos mais encorpados como o Malbec ou Cabernet Sauvignon. E se você clicar no link vai encontrar outras dicas que nós e a Nadir Figueiredo preparamos para quem ama vinho e quer saber mais sobre harmonizações e taças.

Queijo grana padano

O grana padano é da família dos queijos duros e com sabor intenso. Em uma tábua de frios geralmente ele é o que aparece em menor quantidade, porque pedacinhos pequenos dele já explodem de sabor na boca. Para harmonizar com esse tipo de queijo (também vale para pecorino, emmental e gruyère) prefira vinhos com taninos expressivos, como tannat, chianti e cabernet sauvignon

Queijo ricota

Fresca e leve, a ricota tem sabor suave e combina bem com vinhos brancos igualmente mais suaves, como o sauvignon blanc ou os espumantes. Que aliás merecem ser servidos em uma taça adequada para manter a perlage, que são aquelas borbulhas características. Clique no link e encontre a taça de espumante que mais combina com o seu estilo.

Gostou das dicas? A gente ama queijos e vinhos, e a melhor harmonização é aquela pra comer e beber com prazer. Nossas sugestões valem para deixar tudo ainda mais gostoso nessa combinação, mas a regra máxima é o seu paladar que define.

E se você tá pensando em fazer aquela mesa bonitona para celebrar em casa, fale com a Nai, ela vai ajudar você a encontrar as taças certas de vinho e espumante. É só clicar no link aqui embaixo:

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados