Banne
lista

Atualizações do turismo na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais incríveis para quem gosta de vinho, gastronomia e natureza. São famílias e cidades inteiras que agora começam a reconstruir seus lugares, vidas e histórias após as fortes chuvas que assolaram a região.

E é você quem pode fazer a diferença, planejando a sua viagem para visitar a região e apoiar o enoturismo. Para ajudar você, nesta lista reunimos e estamos atualizando em tempo real tudo o que você precisa saber para visitar a Serra Gaúcha e voltar a sorrir junto ao Rio Grande do Sul. 

Vinícolas abertas

A maioria das vinícolas da região, tanto da região Uva e Vinho quando de Gramado e Canela, está de portas abertas e você pode ter a tranquilidade de que sua experiência vai acontecer normalmente. Tanto aquelas experiências que você já adquiriu, quanto as que está planejando viver. 

Clique AQUI e acesse o nosso guia da Serra Gaúcha para escolher as vinícolas do seu roteiro e reserve suas experiências.

 

Como chegar:

*Comunicaçãoes de prefeitura de Gramado e Governo do RS

Você precisa começar sabendo que as cidades da Serra Gaúcha, em sua maioria, não tiveram danos tão duros quanto outras cidades ou regiões, como o Vale do Taquari, Porto Alegre ou região metropolitana. Por isso, você consegue viver experiências com tranquilidade na região.

AQUI nós pegamos a estrada para lá e fizemos um vídeo mostrando tudo para você!

Por terra, se deslocando pelo interior do estado, algumas estradas apresentam pontos de bloqueios totais ou parciais. Mas há rotas alternativas para acessar as cidades.

  • Saindo de Porto Alegre, a opção é a RS-118. 
  • Saindo de Caxias do Sul, você tem tranquilo acesso à Bento Gonçalves e cidades do entorno.
  • Você pode conferir todas as possibilidades de rotas clicando aqui ou também nesse link aqui.
  • Se você precisar de transporte privativo na Serra Gaúcha, chame nosso time de concierge clicando aqui 

 

Os aeroportos regionais com opções de voos regionais estão espalhados pelo Rio Grande do Sul.

  • Para acessar a Serra, dê preferência ao desembarque em Caxias do Sul, que é próxima dos principais destinos turísticos da Serra Gaúcha e está recebendo voos extras. O trajeto da cidade até o Vale dos Vinhedos dura cerca de uma hora e até Gramado dura cerca de duas horas.
  • Caso prefira, ainda há a possibilidade de desembarcar em Florianópolis. As empresas Gol, Latam e VoePass ampliaram a oferta de voos e assentos para atender as demandas.
  • Se você já tem passagem comprada, entre em contato com a companhia para mais informações. 
  • A cidade de Canoas está recebendo operações de voos comerciais em alternativa ao Aeroporto Salgado Filho. Clique aqui para saber os detalhes e atualizações oficiais 

O enoturismo na Serra Gaúcha:

Uma atividade de lazer para quem visita e o sustento de diversas famílias que por gerações trabalham o legado deixado por seus pais, avós e bisavós. O enoturismo, que começou na região como uma forma até mesmo de consumo próprio e que aos poucos foi se tornando o sustento das famílias, hoje emprega muitas pessoas e está inserido em uma grande parcela da economia de toda a Serra Gaúcha.

Vinícolas, restaurantes, hospedagens e muitos empreendimentos que fazem parte de todo um ecossistema, fazendo a economia girar no Rio Grande do Sul. O vinho gaúcho, conhecido por todo o mundo, se tornou referência pela dedicação das famílias no cultivo das uvas, mas também pelas pessoas que a cada degustação e a cada novo rótulo, puderam conferir de perto todo o trabalho colocado ali.

Foi e é o turismo que faz a região crescer mais a cada dia e se tornar uma potência gaúcha. Por isso, continue visitando a Serra Gaúcha, tomando nossos vinhos e vivendo a cultura da nossa gente. Esperamos todos por você!