Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa

Achados e Bebidos - Janeiro de 2021

Achados e Bebidos - Janeiro de 2021

Feb 9, 2021

Feb 9, 2021

Última edição Mar 16, 2021

Última edição Mar 16, 2021

Criado por

Henrique Kochenborger

Achados e Bebidos

Galera, aqui no Achados e Bebidos o jogo é simples: a nossa proposta é dar dicas de vinhos que são os nossos achados e apresentar, ao longo do ano, 365 dicas do que vamos conhecendo e escolhendo para beber nas vinícolas, para beber em bares e restaurantes pelas cidades em que andamos e também para beber em casa.

Tá, mas o que são "achados"? São vinhos que a gente aqui vai encontrando e conhecendo pelo caminho. São os vinhos que estão um pouco fora das rotas mais óbvias, por assim dizer. São vinhos indicados por gente que a gente confia. E nem sempre tem indicação também, às vezes a gente vai no escuro e dá sorte. São as descobertas de quem é muito curioso, vê um vinho e diz "Nunca nem ouvi falar desse aqui... taí, vou provar". São as dicas boas de quem não joga no campo seguro.

Deu pra entender? Mais ou menos?

Essas dicas estão sempre no nosso Instagram @winelocals, você pode nos seguir lá para ir vendo os posts à medida em que vamos achando e bebendo, mas também pode vir aqui vez ou outra e conferir o compilado do mês. Pode ser que não seja um vinho por dia. Em janeiro, por exemplo, ficamos abaixo da média, fechando o mês com 26 vinhos. Prometemos compensar em fevereiro.

Reserva Almaúnica Pinot Noir 2018

Leveza. Isso é o que a gente quer pra esse 2021. E nada mais justo que começar o ano com esse Pinot Noir leve e delicioso da Vinícola Almaúnica. Com esse grande vinho iniciamos o desafio de postar 365 vinhos que bebemos e adoramos ao longo do ano.

Achados e bebidos 01/365

Don Giovanni Cabernet Franc 2019

Pra acompanhar o churrasco, a uva que é a nossa queridinha do momento: Cabernet Franc. Esse da Vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira, é impecável.

Achados e bebidos 03/365

Abreu García Ami Sauvignon Blanc 2018

Os Sauvignon Blancs de Santa Catarina são sempre interessantes. E adoramos essa descoberta de hoje, o Ami da Vinícola Abreu Garcia com uvas de dois terroirs do estado, Rancho Queimado e Campo Belo do Sul. Casou perfeitamente com as ostras gratinadas e essa vista de tirar o fôlego do Ribeirão da Ilha.

Achados e bebidos 04/365

Cave Antiga Taffarel 2020

Aromático e interessante. O Taffarel 2020 da Cave Antiga é um corte da Chardonnay com a exclusiva uva Schönburger e traz um branco diferente, que combinou super bem com o peixe que rolou por aqui.

Achados e bebidos 02/365

Vinhedos Monte Agudo Vivaz Sauvignon Blanc 2019

Mais uma noite em Floripa, mais um Sauvignon Blanc impecável de Santa Catarina. Esse Vivaz da Vinhedos do Monte Agudo combinou com as entradinhas maravilhosas do Fogão Gastronomia.

Achados e bebidos 05/365

Serra do Sol Ribolla Gialla

Seguimos desbravando cartas em Floripa (e comendo ostras ☺️). Adoramos conhecer esse branco diferentão da uva Ribolla Gialla da Serra do Sol Vinhos Finos. Refrescante e aromático.

Achados e bebidos 06/365

Casa Valduga 130 Brut Rosé

Continuamos celebrando o novo ano com espumante. E esse Brut Rosé 130 da Casa Valduga ganhou nosso coração. Tão boa quanto a Brut, mas talvez ainda mais surpreendente. Pra entrar na categoria de “infalíveis”.

Achados e bebidos 07/365

Bodega Sossego Rosé

Um rosé refrescante e um deck com uma figueira incrível. Esse é o rosé da Bodega Sossego na deliciosa Vineria1976. Grande experiência em Porto Alegre.

Achados e bebidos 08/365

Arte Líquida Reissen Riesling Renano

Calor pede piscina, que pede um branco refrescante e interessante. Esse Riesling Renano da Arte Líquida foi a pedida. Tem a pegada pra quem curte os naturais.

Achados e bebidos 09/365

Vivente Vinhos Vivos Cabernet Franc

Domingo é dia de pizza. E dia também de tomar esse Cabernet Franc da Vivente Vinhos Vivos. Conhecidos por seus vinhos produzidos com baixa intervenção, a Vivente mandou muito bem nesse tinto. Achamos essa garrafa dando sopa na pizzaria Ciao e não tivemos dúvidas de prová-la.

Achados e bebidos 10/365

Vinhos Bettú Barbera

O achado de hoje é duplo, serve pro vinho e também pra essa experiência surpreendente nos Vinhos Bettú. Esse Barbera é um dos mais incríveis que provamos. Daqueles que dá pra fazer as cegas com um italiano do lado e errar qual é qual. Vinhaço!

Hiedler Wine Löss

Noite pra deixar o pessoal do Umami, que entende do assunto, escolher o vinho. Acertaram em cheio nesse branco austríaco da Hiedler Wine e também no excelente wine bar, o Elevado Bar. Grande combinação em São Paulo pra celebrar o Achados e Bebidos do dia.

Achados e Bebidos 12/365 and counting.

Guatambu Espumante Blanc de Blanc Extra Brut

Há quem diga que a taça não seria a certa para o espumante. Mas a experiência tinha tanta personalidade que tudo fluiu. E o Blanc de Blanc Extra Brut da Vinícola Guatambu deixou a noite mais divertida.

Achados e bebidos, 13/365

Routhier Darricarrière Marie Gabi Rosé

Um rosé e uma piscina, uma piscina e um rosé. Não precisa de mais nada numa sexta quente como essa. E não tem erro com o Marie Gabi, da Routhier & Darricarrière, da Campanha Gaúcha.

Achados e bebidas, 14/365

Luiz Argenta Espumante Brut Rosé

Um passeio de barco nesse lugar lindo merece uma espumante à altura. E a escolhida foi essa Brut Rosé da Vinícola Luiz Argenta. Elegante como a Luiz Argenta sempre é. E refrescante como o momento pede.

Achados e Bebidos 15/365

Don Guerino Espumante Cuveé Extra Brut

Duvido você não ficar com sede ao ver essa imagem.

Dal Pizzol Chardonnay 2020

A safra 2020 foi considerada por muitos especialistas como a safra das safras do vinho brasileiro. Com um potencial de fazer vinhos ícones, destacamos esse ótimo e jovem Chardonnay 2020 da Dal Pizzol Vinhos Finos. Esse Achados e Bebidos de hoje é uma homenagem ao querido Toninho, fundador da vinícola que infelizmente nos deixou semana passada. Ficam as lembranças dessa grande personalidade e os vinhos que tem a sua alma e alegria

Pizzato Legno Chardonnay 2019

Até pouco tempo atrás a gente tava torcendo o nariz para Chardonnays amadeirados. Mas aí veio o Legno, da Pizzato, com carvalho na medida, equilibrado, e tudo mudou. Um grande vinho com a Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos. Imperdível para quem curte vinho branco

Terragnolo Merlot 2015/2017

Nada melhor que receber a dica de um local que vive o vinho seu dia a dia. Esse Merlot da Vinícola Terragnolo foi uma grande dica do nosso amigo Altemir Pessali, que selecionou pra gente direto da adega da Pizzaentrevinhos. Aproveita e já prova a pizza de burrata com costela que é de chorar de tão boa

Guatambu Luar do Pampa Chardonnay

O vinho pode se chamar Luar do Pampa, mas como combina bem com uma praia ensolarada! O nosso ""achado e bebido"" de hoje é outro excelente Chardonnay da safra 2020, esse da Vinícola Guatambu, da Campanha Gaúcha.

Achados e Bebidos 20/365

Garbo Enologia Criativa Plenitude

Plenitude. Esse é o sentimento que a gente tem quando descobre um vinhaço despretensiosamente. E Plenitude também é o nome desse grande vinho criado pela Garbo Enologia Criativa. Um corte de cinco uvas que impressiona no primeiro gole. Um achado e tanto das nossas andanças pelos Caminhos de Pedra.

Achados e Bebidos 21/365

Lovara Liberta

Não tem jeito melhor de aprender sobre vinhos do que bebendo e comparando. E num fim de tarde desses fizemos uma batalha dos rosés pra comparar 3 diferentes estilos. Nos deparamos com 3 belos achados da Serra Gaúcha que adoramos. O Liberta da Vinícola Lovara, o Lóla Rosé de Cabernet Franc com Merlot da Vinhos Larentis e o Rosé de Cabernet Franc da Vinícola Valmarino.

Achados e Bebidos 22, 23 e 24/365

Casa Geraldo Shiraz Jatobá

O achado de hoje é um ótimo vinho brasileiro da Serra. Só que, dessa vez, é a Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Esse Shiraz da vinícola Casa Geraldo faz a gente lembrar de como o mundo do vinho é cheio de novas experiências para serem vividas (e bebidas).

Achados e Bebidos 25/365

Casa Marques Perereira As Torres Chardonnay

Que o Chardonnay tradicional da Casa Marques Pereira é incrível todo mundo já sabe. Mas a gente descobriu na última visita à vinícola que eles têm esse outro Chardonnay As Torres, com leveduras nativas, que é surpreendente. Mais um ótimo vinho vindo da IP de Monte Belo do Sul.

Achados e Bebidos 26/365

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Quer mais dicas?

Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!

Nome

E-mail

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados