5 vinhos para 5 risotos
5 vinhos para 5 risotos
Criado por
Henrique Kochenborger
Bom, se o Inverno vai ser seco ou chuvoso, se vai ter temperaturas acima da média do ano passado, isso a gente não sabe. O que a gente sabe é que em 20 de junho foi dada a largada oficial do maior combo que há: risoto com vinho.
Para a lista de sabores que sugerimos: os clássicos "coisas que você provavelmente tem em casa". Para os vinhos, 5 opções que vão dos tintos mais encorpados aos espumantes.
1. Tomate cereja, mussarela de búfala e manjericão + Estância Paraizo Don Cabernet Sauvignon
...e quem não gosta de um bom** risotinho caprese?** Pode usar o tomate que não é cereja, pode usar o queijo que não é a mussarela de búfala também. Com ele vai bem um Cabernet Sauvignon da Estância Paraizo, lá de Bagé (RS).
2.Alho poró com limão siciliano + Casa Valduga Terroir Chardonnay
Até pra quem não faz risoto esse aí é simples. O sabor é bem levinho e dá pra trazer um vinhaço potentes pra acompanhar, tipo um Chardonnay da Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos (RS).
3. Só queijo, mas muito queijo
- Vallontano Reserva Merlot 2014
E pode ser que por cima vá um pouco mais de queijo! Então, já que queijo e vinho parece combinar com um tinto, vá com um tinto mais leve: um Merlot vai equilibrar bem todo esse parmesão maravilhoso.
4. Ervilha, bacon e hortelã
- Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc
Ervilhinha congelada, por favor, não vem com aquela sofrida da latinha, né? O gordinho salgado do bacon com o frescor da hortelã vai bem com um Cabernet Franc, que geralmente tem um toque meio refrescante também. Na linha que homenageia as variedades de uvas mais representativas da América do Sul, **a Aurora escolheu o Cabernet Franc para representar o Brasil. **
5. Camarão com leite de côco + Dal Pizzol Brut Charmat
Espumante sem a menor sombra de dúvidas! E sabe o que mais? Troca a parte do vinho na receita e usa o mesmo espumante que for abrir pra beber - de preferência esse Dal Pizzol Brut - é 100% de aproveitamento e só sucesso. Só que aqui você fica no espumante Brut, o Moscatel deixa para a sobremesa, certo?
Companhia
Quer mais dicas?
Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!
Quer mais dicas?
Deixe seu e-mail aqui que te enviamos varias dicas e sugestões para viver o que há de melhor no mundo do vinho!