
4 vinícolas para você se apaixonar em Montevidéu e Canelones
A viagem para o Uruguai já está marcada e você ainda não decidiu quais vinícolas visitar na região de Montevidéu e Canelones?
Nesta lista inspirada em nossa Wine trip pelo Uruguai, selecionamos 4 lugares que merecem estar no seu roteiro.
A nossa dica é que além de visitar as vinícolas localizadas em Montevidéu, você conheça a região de Canelones, considerada a maior produtora de vinhos do país! Canelones é responsável por mais de 60% de toda produção de vinhos uruguaios.
Então separe de dois a três dias para curtir as vinícolas indicadas aqui para aproveitar com calma cada passeio, além de viver experiências que você nunca mais irá esquecer!
Bodega Bracco Bosca
A Bracco Bosca fica em uma área próxima a capital uruguaia e a cerca de 8km da praia. É uma vinícola boutique super charmosa fundada em 2005 mas com vinhedos que já estão na família há gerações!
A ideia na Bracco Bosca é você se sentir em casa, relaxar e curtir algumas horas por lá com vinho, comida e clima tranquilo. Tem várias áreas externas e a parte do restaurante para você aproveitar.
E o que dá para fazer por lá? Você pode fazer a tour com degustação clássica de três vinhos ou a premium com seis, acompanhado de pães, charcutaria e azeites ou participar de um almoço harmonizado com diferentes rótulos. Além disso a vinícola tem pousada, com duas cabanas charmosíssimas e ótimas para desacelerar.
Bodega Bouza
Ainda mais perto de Montevidéu, nossa próxima dica deste roteiro é na imponente vinícola Bouza.
Com uma coleção de carros antigos, um vagão de trem no jardim digno de Pinterest, muita área verde, restaurante e degustações que fogem do comum, essa vinícola também merece estar no seu roteiro.
A Bouza apesar de grande no espaço, é uma vinícola boutique que elabora rótulos em pequena escala, com colheita manual e vinhedos próprios. Um dos ícones é o vinho branco elaborado com a albarino, uva que a Bouza foi pioneira em plantar no Uruguai.
E você descobre essas informações em uma visita guiada que passa por todas as etapas de elaboração de um vinho, do vinhedo a cave, que aliás é lindíssima com um piso de vidro! A Bouza oferece vários tipos de experiências para quem decide visitar a vinícola.
Pizzorno Family Estates
A Pizzorno é uma vinícola histórica fundada em 1910 por Don Próspero José Pizzorno, que inclusive dá nome a uma das linhas de vinhos. De lá pra cá são quatro gerações da família que unem a tradição com inovação tecnológica.
Vale contar que na Pizzorno a colheita das uvas é manual e todo o processo na elaboração dos vinhos é feito respeitando o meio ambiente. Inclusive, se você conhecer a pousada vai ver que eles também cultivam uma horta orgânica ali pertinho!
Vale você já anotar os rótulos imperdíveis da Pizzorno, como o Pizzorno Don Prospero Tannat, Pizzorno Primo e o Pizzorno Mayusculas Tanat, feito com maceração carbônica, que é uma técnica milenar de vinificação sem esmagamento e desengace das uvas.
Bodega Familia Deicas
Há pouco mais de 20 minutos da Pizzorno a Bodega Familia Deicas é daquelas vinícolas já supreendem na chegada.
Sobre as experiências, você pode escolher entre as que acontecem em uma casa super bonita, como janelões de vidro com vista para os vinhedos. São três tipos de degustação, com linhas diferentes de vinhos da Família Deicas e todas acompanhadas de uma tábua individual com queijos, charcutaria, pães artesanais e azeites.
Nossa dica é experimentar, além do Preludio, a linha Atlantico Sur, com rótulos influenciados pelo oceano. E além das degustações harmonizadas de vinho, você pode participar de almoços incríveis que acontecem lá.
Gostou desse conteúdo?
Aproveite e explore o Guia do Uruguai! Além de vinícolas, desbravamos lugares incríveis para você visitar em diferentes regiões uruguaias! Está tudo separado em dicas, roteiros, listas e experiências. Clique aqui e faça um roteiro personalizado!