Procurando vinícolas para visitar na Serra Gaúcha? Nessa lista vamos te dar várias dicas!
A Região da Uva e Vinho na Serra Gaúcha tem várias vinícolas. Para quem vai pela primeira vez, as mais indicadas são aquelas com passeios completos pelos vinhedos, áreas de produção e com uma boa degustação de vinhos e espumantes.
Mas como nem só de primeira vez na região se faz o turismo na serra, nessa lista vamos te dar 10 dicas de vinícolas, cada uma para um tipo de passeio. Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha, Pinto Bandeira... várias dicas por várias cidades. O Vale dos Vinhedos concentra várias delas, mas abrir os horizontes e conhecer regiões menos famosas pode ser um turismo pra lá de interessante.
E se você estiver procurando por roteiros prontos para você curtir a Serra Gaúcha, acesse o Guia Wine Locals AQUI.
Famiglia Valduga
A Valduga é o maior complexo de turismo do Vale dos Vinhedos: tem vinícola, tem o restaurante Maria Valduga e a pousada, com 24 chalés individuais - dá pra tirar uma folga e passar uns dias por lá.
É uma super vinícola, os passeios são muito bonitos e as degustações sempre tem vinhos que são ícones produzidos no Vale dos Vinhedos. Conheça aqui todos os passeios que você pode fazer na vinícola.
Vinícola Miolo
A Miolo é uma das pioneiras no enoturismo no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Os passeios da Miolo são bem completo, passam por vinhedos, pela área de produção, pelas caves de evolução dos vinhos e encerram, claro, com uma degustação de vinhos e espumantes.
Junto da vinícola funciona o Wine Garden, uma mistura de wine bar, parque, truck com drinks e vinhos, comidinhas, piqueniques e almoços, tudo à céu aberto com um clima muito legal.
Casa Perini
A Casa Perini é um ícone da cidade de Farroupilha, a capital do Moscatel - aliás, o espumante Moscatel deles é premiado, tem que provar. A vinícola é linda e por lá acontece um desses passeios que agrada 10 em cada 10 visitantes: o Bike Tour Experience, onde você pedala entre os vinhedos e faz uma parada estratégica com uma cesta de piquenique e, claro, uma garrafa de vinho.
Vinícola Peterlongo
A Peterlongo mantém em suas instalações a tradição da região francesa de Champagne, com uma cave subterrânea e uma residência em forma de castelo, construído em 1930. A vinícola possui, legalmente, o direito de chamar os espumantes de champagne, assim como os produzidos na França. O Tour Armando Peterlongo apresenta a história da vinícola e também do primeiro espumante produzido no Brasil.
Família Geisse
A Geisse é uma vinícola emblemática em Pinto Bandeira, município vizinho de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Além de uma vinícola que produz vinhos excelentes e espumantes mais ainda, eles têm um garden bem famoso e concorrido, tipo um parque com serviço de wine bar, vinhos em taça, em garrafa, comidinhas e etc. É um baita lugar para visitar em família, com os amigos ou em casal. O passeio Geisse Terroir Experience é é imperdível: uma mini-aventura pela vinícola, conhecendo seu terroir e seus recantos perfeitos para uma parada para o espumante.
Cave do Sol
A Cave do Sol é uma vinícola toda moderninha no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Como não poderia deixar de ser, o sol é a grande inspiração da vinícola, que além de um visual deslumbrante, é repleta de obras de arte de artistas da região da Serra Gaúcha. E ainda que as instalações da Cave do Sol sejam novas na região, a família Passarin, responsável pela vinícola, possui uma bagagem no ramo vitivinícola desde 1927. Os passeios por lá fogem do lugar comum, como a aula de yoga com degustação de espumantes ou a experiência kids. Clique aqui para conhecer todas as experiências.
Vinícola Don Giovanni
Perfeita para quem busca o turismo relax, a Don Giovanni fica em Pinto Bandeira, município vizinho a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. É puro charme e simpatia no terroir dos espumantes. Além de vinícola é também uma pousada de 8 quartos no casarão construído em 1930 - além de uma Cabana, para quem quer uma dose extra de charme e privacidade.
DICA: quem comanda a gastronomia da Don Giovanni é o Nature Vinho & Gastronomia. E para quem não usa despertador para acordar tem o Brunch Nature, a justificativa perfeita para beber espumante na primeira refeição do dia.
Marco Luigi
A Marco Luigi, além de linda por dentro e por fora, fica numa região mais alta no Vale dos Vinhedos. Ela é tão bonita que dá vontade de casar lá dentro - aliás, a vinícola é bem festeira e rolam vários casamentos por lá. As vistas são lindas, é um bom destino para quem precisa deixar o Instagram em dia durante a viagem.
E aí, curtiu as dicas? Então já sabe: para programar uma viagem para a Serra Gaúcha ou montar um roteiro personalizado por várias vinícolas da região, fale conosco pelo oi@wine-locals.com ou pelo WhatsApp.
7 passeios na Serra Gaúcha para virar presente de Dia dos Namorados
12 wine bars em São Paulo para beber sem frescura
Loja Wine Locals
Links úteis
© 2023 Wine Locals, todos os direitos reservados
CNPJ: 32.603.492/0001-04 Razão Social: SHAREEAT DESENVOLVIMENTO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇĀO LTDA