Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa
Cidade

Oferece

Vila Flores

Vila Flores

Região da Uva e Vinho

A Cidade

Mapa

Fotos

A Sicredi Serrana é parceira da Wine Locals e juntos vamos apresentar para cada vez mais turistas tantas belezas da Serra Gaúcha. Nesse post tem tudo que você precisa saber sobre Vila Flores, a cidade com águas termais com uma vinícola que produz vinho de missa dentro de um antigo seminário que virou pousada.


VILA FLORES - A TERRA DA FÉ, DO PÃO E DO VINHO


Vila Flores é um município na Região da Uva e Vinho, Serra Gaúcha. A população é de cerca de 3.300 habitantes, formada basicamente pelos descendentes dos imigrantes italianos. O município foi ponto de referência para os carreteiros que transportavam madeira para Porto Alegre.

Era chamado de Pinheiro Seco até 1920, quando teve o nome alterado para Vila Flores, em homenagem à Família Fiori, uma das primeiras a se estabelecer na região. No início da colonização, Vila Flores era uma vila no interior de Veranópolis, de quem se emancipou em maio de 1988.


ONDE FICA VILA FLORES

Vila Flores fica a 180km de Porto Alegre, na Serra Gaúcha. Fica a 10km de distância de Veranópolis, cidade da qual foi vila até 1988.

Roteiro Termas e Longevidade

5 cidades da Região da Uva e Vinho fazem parte do Roteiro Termas e Longevidade:
Cotiporã
Nova Prata
Protásio Alves
Veranópolis
Vila Flores

Nas cidades de Nova Prata e Vila Flores, há a ocorrência de águas termais. Em Vila Flores, a Pousada dos Capuchinhos tem piscinas internas e externas de águas termais com jatos de massagem.

O QUE FAZER EM VILA FLORES

O município de Vila Flores é conhecido como a terra da fé, do pão e do vinho. O lugar é conhecido daqueles que buscam destinos de turismo religioso, para conhecer a produção e provar o vinho de missa produzido pela Vinícola Frei Fabiano, na Pousada dos Capuchinhos.

- Pousada dos Capuchinhos + Vinícola Cave dos Frades

De pousada tem apenas o nome. O antigo seminário dos freis capuchinhos foi transformado num complexo de lazer perfeito para ir em família. Eles possuem uma megaestrutura de hotel mesmo, com quartos de categoria luxo e luxo superior, restaurante, wine bar, quadras de esportes, áreas de playground, áreas comuns com lareira e biblioteca, capela, sala de eventos, além de piscinas internas e externas de águas termais com jatos de massagem e uma loja de vinhos.
Sim, quando da chegada dos capuchinhos em Vila Flores no final do século XIX o seminário foi construído. Além das atividades pastorais, os freis passaram também a se dedicar ao cultivo dos vinhedos. Assim, fundaram uma vinícola com o nome de Cave dos Frades e elaboram os vinhos Frei Fabiano. São finos, de mesa, espumantes, sucos de uva e o Vino Santo, o vinho de missa.

Veja algumas experiências na Pousada dos Capuchinhos:

  • Piquenique dos Freis:
  • Pacote Due Giorni com jantar no restaurante Giratório de Veranópolis:
  • Pacote com hospedagem e Piquenique dos Freis na Pousada dos Capuchinhos:

    - L'Arte Ceccato

    Lá a família Ceccato conta a história dos imigrantes italianos que fundaram a cidade de Villa Flores de um ponto dde vista único. Junto com os vizinhos de frente, foram as duas primeiras casas construídas na região. A família possui um atelier de cerâmicas que nasceu do talento trazidos pelos imigrantes para fazer as construções com tijolos de barro. Guiada pela família vestida à caráter, a visita passa pela mandala com o relógio da saúde, pela horta de ervas medicinais, faz um momento de contato com a paz interior dos visitantes e um abraço coletivo encerra o passeio.

    ONDE COMER EM VILA FLORES

    - Restaurante Mascaron

    A família Mascaron, também responsável pelo Restaurante Giratório de Veranópolis, te recebe aos domingos com duas mesas bastante substanciosas, uma de entradas e uma de sopas. Vários itens típicos da comida dos imigrantes estão por ali: copa, salame, pien, queijos e o não tão famoso bolinho de pão (doce e salgado). Além de saladas e pratos quentes, o almoço conta ainda com uma chapa com inúmeros cortes de carne. Dica: os vinhos que levam o nome da família são uma boa pedida para acompanhar o almoço.

    - A Villa do Pão e a Casa Fiori de Vila Flores

    O casarão fica no centro da cidade de Vila Flores e foi erguido em 1013 pela Família Fiori, uma das primeiras a chegar na região - e também responsável por batizar a cidade de Vila Flores. Ao redor do casarão foi onde começou a erguer-se a cidade, pois era uma espécie de "comércio de tudo" de alimentos e bebidas a vestimentas. E com "alimentos e bebidas", leia-se não há mesa italiana numa mesa de imigração italiana, não pode faltar pão. Assim, a casa foi reformada e hoje tem o nome de Villa do Pão, uma padaria e café que representa muito mais sobre a história da região do que apenas um comércio de pães e café.


    ----------
    Junto com a Sicredi Serrana, o Wine Locals vai te apresentar as regiões, cidades e rotas turísticas da Serra Gaúcha. Nesse post você leu tudo que precisa saber sobre Vila Flores, a terra da fé, do pão e vinho!

Oferecido por


Hotéis

Pousada dos Capuchinhos

Vila Flores

Compre no Wine Locals

Fotos da Cidade

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados