Banne
Cidade

Tiradentes

Tiradentes é uma das cidade mais icônicas de Minas Gerais e do Brasil. A sua história está entrelaçada com o ciclo do ouro no Brasil e por suas vielas, ruas de pedra e casario antigo, a história do nosso país é revelada. 

No século XIX os republicanos redescobrem a cidade, que fora palco da Inconfidência mineira e do seu “herói”, Tiradentes. Em discurso, Silva Jardim sugere que o nome da cidade passe a homenagear um herói, e não um rei português. Em 06 de Dezembro de 1889, a cidade passa a se chamar pelo seu atual nome “Cidade e Município de Tiradentes”. Em 20 de Abril de 1938, a cidade é tombada como patrimônio histórico pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Pequena e charmosa, Tiradentes reúne no Centro histórico pérolas da arte barroca, incluindo obras de Aleijadinho, assim como igrejas e prédios coloniais. O Chafariz de São José, por exemplo, é um ponto que não pode ficar de fora: o local garantia o abastecimento das casas da cidade.

A principal, a Igreja Matriz de Santo Antônio, é considerada uma das maiores obras da arte barroca. A sua fachada foi projetada pelo próprio: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Além da beleza da construção, de lá é possível ter uma visão panorâmica da cidade e da Serra de São José, que emoldura a cidade.

E além de toda a história, Tiradentes também é o lugar para quem ama vinho e gastronomia. São vários restaurantes legais para você conhecer, principalmente na região central da cidade, além de vinícolas que estão se estabelecendo na cidade ou em regiões próximas, como o sul de Minas Gerais. 

ALGUNS DOS NOSSOS LUGARES PREFERIDOS DE TIRADENTES PARA COMER E E BEBER VINHO:

Restaurante Tragaluz

Restaurante Pau de Angu

Marcas Mineiras

Chico Doceiro

Clicando AQUI você encontra um roteiro com dicas de restaurantes e passeios imperdíveis em Minas Gerais.