Banne
Cidade

Garibaldi - RS

Garibaldi é conhecida como a Capital dos Espumantes e uma das cidades mais simpáticas da Região da Uva e Vinho na Serra Gaúcha. 

A cidade pertence à 1ª Colônia de Imigração Italiana e é conhecida como a Capital dos Espumantes por ser pioneira na produção da bebida no Brasil. Ainda, Garibaldi é uma das 3 cidades que fazem parte da rota turística Vale dos Vinhedos. É uma das cidades mais simpáticas da Serra Gaúcha e guarda vários "achados" para quem faz um turismo curioso e sem pressa, além, é claro, de referências nacionais na produção de vinhos e espumantes que valem a visita. 

O QUE É A 1ª COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA 

Quando o governo imperial brasileiro decidiu povoar o Sul do país, seu objetivo principal era intensificar a produção de alimentos na região e suprir demandas de abastecimento interno. Para receber os imigrantes italianos, em sua maioria vindos das regiões do Vêneto, do Tirol e da Lombardia, no norte da Itália, a região da Serra Gaúcha foi dividida em cinco colônias: 
-Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves) e Conde d’Edu (Garibaldi) 
-Colônia Fundos de Nova Palmira (Caxias do Sul) 
-Silveira Martins (próximo a Santa Maria) 
-Colônia Álvaro Chaves (Veranópolis) 
-São Marcos e Antônio Prado 

O PRIMEIRO ESPUMANTE BRASILEIRO É DE GARIBALDI

A cidade de Garibaldi é sede da produção do primeiro espumante brasileiro, elaborado em 1913 pelo imigrante Manoel Peterlongo. Dois anos depois, a Vinícola Peterlongo foi criada, dando início à história do espumante no Brasil. Vindos da região do Tirol, no norte da Itália, a família Peterlongo produziu o único champagne elaborado no Brasil.

 COMO CHEGAR EM GARIBALDI

-Saindo de Porto Alegre de carro, o trajeto leva de 1h45 a 2h. 
De ônibus, as passagens podem ser compradas direto na Rodoviária de Porto Alegre. O trajeto é operado pela Bento Transportes e a viagem leva cerca de 1h50 com duas paradas, nas cidades de São Leopoldo e Carlos Barbosa. 
-Saindo de Gramado de carro, o trajeto leva cerca de 1h40. 
-Não há ônibus direto de Gramado para Garibaldi. 
-Saindo de Bento Gonçalves de carro, o trajeto leva cerca de 20 minutos. De ônibus, as passagens podem ser compradas direto na Rodoviária de Bento Gonçalves. O trajeto é operado pelas empresas Bento Transportes e Viação União Santa Cruz é direto, com cerca de 15 minutos de duração. 

DISTÂNCIAS: 
-Partindo de Porto Alegre: 112km 
-Partindo de Gramado: 110km 
-Partindo de Bento Gonçalves: 13km 

BATE E VOLTA DE GRAMADO PARA GARIBALDI 

A distância de Gramado para Garibaldi é de cerca de 109km e o trajeto leva de 1h50 a 2h. Vale dizer que cidade de Garibaldi merece mais do que um bate e volta, mas sim, é possível visitar pontos turísticos imperdíveis da cidade com o tempo mais restrito. 

EVENTOS EM GARIBALDI - UMA CIDADE EM FESTA 

Garibaldi é sem dúvida uma das cidades mais simpáticas da Serra Gaúcha. A prova disso é o que parece ser uma vocação para festas. São vários eventos que celebram o que a região tem de melhor: vinhos e espumantes, gastronomia típica e um talento natural para deixar os visitantes e turistas maravilhados. Conheça alguns dos eventos que acontecem na cidade de Garibaldi: 

-Garibaldi Gastrô 
O evento é promovido pela Associação Garibaldi Gastrô, um grupo que amplia os eventos gastronômicos da cidade e fomenta parcerias para o segmento. O Garibadi Gastrô tem um astral altíssimo, com uma agenda de diversas atrações, como palestras com chefs e diversos parceiros do setor, além de oficinas, almoços e o clássico jantar na Maria Fumaça. 

-Garibaldi Vintage 
O Garibaldi Vintage foi lançado no início de 2014. É um evento temático que traz para a rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico de Garibaldi, a atmosfera dos anos 20. Shows, gastronomia com diversos restaurantes da cidade, cervejarias artesanais e, claro, espumantes produzidos na região. Os visitantes se engajam, saem vestido à caráter e tornam a noite do Garibaldi Vintage uma viagem no tempo. 

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM GARIBALDI 

Cooperativa Vinícola Garibaldi
Uma das vinícolas mais queridas da região, a Garibaldi é uma cooperativa de 400 famílias da região e um marco da cidade, com mais de 80 anos. Para os amantes de espumante, fica a dica: a visão da Garibaldi é de ser referência na produção de espumantes, no Brasil e no Exterior. E as opções de espumante deles são cheias de personalidade e de pioneirismo: Prosecco Rosé, o espumante orgânico e biodinâmico Astral e o imperdível rosé de Pinot Noir. E assim: de qual outra vinícola você leva para casa uma lembrança tão legal com o nome da cidade no rótulo? As experiências de degustação da Garibaldi são pra lá de legais. A degustação às cegas que acontece dentro de uma barrica Acordes gigante é divertidíssima e para quem é mais formiga tem o Taça e Trufa, uma degustação que combina vinhos e espumantes com trufas artesanais de chocolate. 

Vinícola Peterlongo
Possuem o registro do primeiro Champagne brasileiro e a sua visitação tradicional passa pelas caves subterrâneas de fermentação e armazenamento dos espumantes e pela cave de barris dos vinhos tranquilos. A Peterlongo é a única vinícola brasileira que pode chamar seus espumantes produzidos em método tradicional de champagne. 

Vinhos Bettú
Vinhos Bettú é um lugar único, seja pelas curiosidades do processo de microvinificação apresentados pelo próprio Vilmar Bettú, seja pela recepção pra lá de simpática e cheia de histórias feita por ele. A visita é indicada para aqueles que acreditam que belos vinhos são mais do que bebidas, são criações que demandam técnica, mas também vivências e histórias.

Lugares para conhecer - Garibaldi - RS

Roteiros & listas

Experiências para comprar - Garibaldi - RS