Banne
Cidade

Flores da Cunha - RS

Flores da Cunha é a cidade que mais produz vinho no Brasil. É um município da Serra Gaúcha, na Região da Uva e Vinho. A cidade é considerada a maior produtora de vinhos do Brasil - chega a ter 80 milhões de quilos de uva num só safra, com 1280 propriedade dedicadas ao cultivo. 

A cidade recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1876. A língua, a gastronomia, a música, a religiosidade e os costumes trazidos pelos italianos ainda são preservados e são um forte ativo turístico. Flores da Cunha tem cerca de 27 mil habitantes e recebe cerca de 70 mil visitantes durante o período da Vindima. 

Flores concentra 43% da produção de vinho do estado do RS, com até 120 milhões de litros por ano. Com toda essa vocação para a produção de vinhos e espumantes, não é de se admirar que a cidade esteja recebendo cada vez mais turistas. Os visitantes possuem rotas de turismo rural que mostram de perto os costumes e tradições italianas, vinícolas de diversos portes e a agroindústria familiar. 

Como chegar em Flores da Cunha

Flores da Cunha fica há cerca de 150km de Porto Alegre e há cerca de 59km de Bento Gonçalves. A rodovia que dá acesso a Flores da Cunha é a RS-122, que liga a cidade a Caxias do Sul ao Sul, e Antônio Prado ao Norte. Flores da Cunha também liga-se a Nova Roma do Sul. Para chegar de avião, os aeroportos mais próximos são o de Caxias do Sul e o de Porto Alegre. 

Os vinhos dos Altos Montes 

As cidades de Flores da Cunha e de Nova Pádua abrigam a Indicação de Procedência Altos Montes (IP Altos Montes). A área apresenta as maiores altitudes das indicações geográficas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a 885m. A região tem temperaturas mais amenas e, assim, uma colheita mais tardia que a média da Serra Gaúcha. 

Algumas curiosidades sobre a IP Altos Montes: 

  • Os vinhos que levam o selo de IP Altos Montes devem ter elaboração, engarrafamento e envelhecimento concentrados na área delimitada pela IP; 
  • Para espumantes finos, brancos e rosados, as variedades de uva para elaboração são Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico e Trebbiano; 
  • Para elaboração do espumante moscatel, também branco ou rosado, as uvas permitidas são das variedades Moscato Branco, Moscato Bianco R2, Moscato Giallo, Moscato de Alexandria e Malvasias; 
  • Para elaboração de tintos secos são permitidas as variedades Cabernet Franc, Merlot, Ancellotta, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Refosco, Marselan e Tannat; 
  • Para elaboração dos vinhos finos brancos secos são permitidas as variedades de Riesling Itálico, Malvasia de Candia, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer e Moscato Giallo; 
  • Para elaboração de vinhos finos rosados secos são permitidos os cultivares de Pinot Noir e Merlot. 

O que fazer em Flores da Cunha

Vinícola Luiz Argenta 

Além da degustação de vinhos e espumantes incríveis, a visita apresenta toda a vinícola, sua área de produção e as caves junto de rochedos naturais de basalto, onde os vinhos descansam ao som de bossa-nova. A vinícola é realmente diferenciada, seja pela tecnologia de ponta em toda a sua área de produção, seja pela arquitetura que chama atenção dos visitantes em todos os espaços. O design das taças, que te acompanham durante a visita com degustação, e das garrafas, que já viraram uma marca registrada da Luiz Argenta, são sinais do cuidado com cada detalhe. 

Clô Restaurante 

Contando com pratos elaborados pelo Chef Marving Carvajal, o Clô conta com um cardápio específico para cada estação do ano. A sequência completa conta com couvert, entrada, dois pratos principais e a sobremesa, tendo também a opção de almoço kids.

O Clô fica em um mirante com vista para boa parte do vinhedo, deixando a experiência ainda mais bonita e fascinante. Com uma agenda bem disputada, é parada obrigatória para fechar com chave de ouro a visitação na vinícola.

Vinícola Bebber 

A vinícola Bebber está localizada no interior de Flores da Cunha. A sua história começou no casarão dos avós, em um projeto do jovem enólogo Felipe Bebber junto com a sua família. Com rótulos criativos e vinhos excelentes, a vinícola vem ganhando destaque ao longo dos últimos anos. 

Junto ao casarão charmoso, você vai encontrar um wine bar com mesas ao ar livre, comidinhas deliciosas e um novo espaço com arquitetura moderna onde você vai poder participar de degustações e experiências com vinho em meio às barricas. 

A Bebber é um daqueles lugares que você precisa colocar no seu roteiro pela Serra Gaúcha. 

Mirante Gaio 

Do alto do Mirante Gaio enxerga-se o encontro do Rio Tega com o Rio das Antas, local onde se encontram também as cidades de Nova Roma do Sul, Nova Pádua e Flores da Cunha. Não há uma estrutura, o local tem basicamente um estacionamento, mas é um bom ponto de parada para apreciar o visual da região. 

Mirante Gelain 

É um ponto turístico mais lado B de Flores da Cunha. Do Mirante Gelain você enxerga o Rio das Antas e a Cascata Bordin. É possível ter uma bela vista da cidade de Flores da Cunha, fazer trilha, rapel e o mirante ainda tem espaço de camping.

Vinícola Famiglia Veadrigo 

A vinícola da Famiglia Veadrigo é, como o próprio nome já diz, uma família que trabalha unida pela vitivinicultura, carregando traços da ancestralidade de pessoas que muito construíram quando muito pouco se tinha. Uma família que sempre teve mulheres como pioneiras nas novidades que chegam, seja pela determinação, pelo trabalho, e dedicação.

A Famiglia Veadrigo dedica-se à uva, ao vinho e à experiência de, em taça, oferecer mais que uma bebida, mas uma história de Gioacchinos, Joãos, Marias, Orlandos, Fernandes, Gabrielas e Fabianes. Uma história entrelaçada com a enologia que vai te conquistar!

Casa Venturini Vinhos e Espumantes

A Casa Venturini é uma vinícola que elabora vinhos e espumantes de alto padrão com uvas de excepcional qualidade, cultivadas na Serra Gaúcha, Campanha Gaúcha e Campos de Cima da Serra. São uvas cultivadas em terroir específico, reunindo assim um conjunto de fatores propício para a produção de vinhos finos. Esta busca constante por uma elaboração cada vez mais requintada é traduzida em premiações nacionais e internacionais.

Vinhos Viapiana

A Vinhos Viapiana é uma vinícola familiar com tradição de produção de vinhos no Brasil há 5 gerações. Antônio Viapiana, com 10 anos, parte da cidade de Mantova, região da Lombardia na Itália, e chega ao Rio de Janeiro dirigindo-se à Colônia Caxias, hoje Flores da Cunha. Atualmente contam com um enoespaço, um espaço que contempla Wine Bar, Sala de Cursos, Restaurante para Eventos e Boutique.

Vinícola Monte Reale

Fundada em 1973 por Valdecir Mioranza, descendente de italianos que vieram de Sospirolo, região alpina da Itália, em 1883. A partir daí que a família iniciou o cultivo de uvas em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. A Vinhos Monte Reale Ltda. apresenta uma extensa linha de vinhos de mesa, vinhos finos, cervejas artesanais, vinagres e sucos naturais de qualidade premium.

 

Lugares para conhecer - Flores da Cunha - RS

Experiências para comprar - Flores da Cunha - RS