Passeios
Beber na Vinícola
Beber em casa
Cidade

Oferece

Flores da Cunha

Flores da Cunha

Região da Uva e Vinho

A Cidade

Mapa

Fotos

A Sicredi Serrana é parceira da Wine Locals e juntos vamos apresentar para cada vez mais turistas tantas belezas da Serra Gaúcha. Nesse post tem tudo que você precisa saber sobre Flores da Cunha, a cidade que mais produz vinho no Brasil.


Flores da Cunha é um município da Serra Gaúcha, na Região da Uva e Vinho. A cidade é considerada a maior produtora de vinhos do Brasil - chega a ter 80 milhões de quilos de uva num só safra, com 1280 propriedade dedicadas ao cultivo.

A cidade recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1876. A língua, a gastronomia, a música, a religiosidade e os costumes trazidos pelos italianos ainda são preservados e são um forte ativo turístico. Flores da Cunha tem cerca de 27 mil habitantes e recebe cerca de 70 mil visitantes durante o período da Vindima.

Flores concentra 43% da produção de vinho do estado do RS, com até 120 milhões de litros por ano. Com toda essa vocação para a produção de vinhos e espumantes, não é de se admirar que a cidade esteja recebendo cada vez mais turistas. Os visitantes possuem rotas de turismo rural que mostram de perto os costumes e tradições italianas, vinícolas de diversos portes e a agroindústria familiar.


Como chegar em Flores da Cunha

Flores da Cunha fica há cerca de 150km de Porto Alegre e há cerca de 59km de Bento Gonçalves. A rodovia que dá acesso a Flores da Cunha é a RS-122, que liga a cidade a Caxias do Sul ao Sul, e Antônio Prado ao Norte. Flores da Cunha também liga-se a Nova Roma do Sul.
Para chegar de avisão, os aeroportos mais próximos são o de Caxias do Sul e o de Porto Alegre.

Os vinhos dos Altos Montes

As cidades de Flores da Cunha e de Nova Pádua abrigam a Indicação de Procedência Altos Montes (IP Altos Montes). A área apresenta as maiores altitudes das indicações geográficas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a 885m. A região tem temperaturas mais amenas e, assim, uma colheita mais tardia que a média da Serra Gaúcha.

Algumas curiosidades sobre a IP Altos Montes:

  • Os vinhos que levam o selo de IP Altos Montes devem ter elaboração, engarrafamento e envelhecimento concentrados na área delimitada pela IP;
  • Para espumantes finos, brancos e rosados, as variedades de uva para elaboração são Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico e Trebbiano;
  • Para elaboração do espumante moscatel, também branco ou rosado, as uvas permitidas são das variedades Moscato Branco, Moscato Bianco R2, Moscato Giallo, Moscato de Alexandria e Malvasias;
    -Para elaboração de tintos secos são permitidas as variedades Cabernet Franc, Merlot, Ancellotta, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Refosco, Marselan e Tannat;
  • Para elaboração dos vinhos finos brancos secos são permitidas as variedades de Riesling Itálico, Malvasia de Candia, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer e Moscato Giallo;
  • Para elaboração de vinhos finos rosados secos são permitidos os cultivares de Pinot Noir e Merlot.

    O que fazer em Flores da Cunha

    Vinícola Luiz Argenta

    Além da degustação de vinhos e espumantes incríveis, a visita apresenta toda a vinícola, sua área de produção e as caves junto de rochedos naturais de basalto, onde os vinhos descansam ao som de bossa-nova. A vinícola é realmente diferenciada, seja pela tecnologia de ponta em toda a sua área de produção, seja pela arquitetura que chama atenção dos visitantes em todos os espaços. O design das taças, que te acompanham durante a visita com degustação, e das garrafas, que já viraram uma marca registrada da Luiz Argenta, são sinais do cuidado com cada detalhe. O visual deslumbrante de praticamente todos os espaços é um show à parte.
    Na vinícola funciona também o Clô Restaurante. Imperdível para uma experiência gastronômica inesquecível em Flores da Cunha, o Clô apresenta receitas da gastronomia italiana da imigração em releituras elegantes e cheias de personalidade.

    Vinícola Monte Reale

    A Monte Reale nasceu com vocação para festividades. Além de visitas guiadas e degustações, a vinícola possui uma área de eventos enorme e um restaurante que funciona aos domingos ao meio-dia, onde é servido um almoço italiano.

    Insieme Caffè

    O Insieme fica no Centro de Flores, ao lado da praça principal da cidade. O cardápio tem inspiração nos pratos e drinks do sorte da Itália. É uma boa opção para lanches e almoços rápidos e também um ponto de encontro do pessoal que mora na cidade.

    Mirante Gaio

    Do alto do Mirante Gaio enxerga-se o encontro do Rio Tega com o Rio das Antas, local onde se encontram também as cidades de Nova Roma do Sul, Nova Pádua e Flores da Cunha. Não há uma estrutura, o local tem basicamente um estacionamento, mas é um bom ponto de parada para apreciar o visual da região.

    Mirante Gelain

    É um ponto turístico mais lado B de Flores da Cunha. Do Mirante Gelain você enxerga o Rio das Antas e a Cascata Bordin. É possível ter uma bela vista da cidade de Flores da Cunha, fazer trilha, rapel e o mirante ainda tem espaço de camping.

    ----------
    Junto com a Sicredi Serrana, o Wine Locals vai te apresentar as regiões, cidades e rotas turísticas da Serra Gaúcha. Nesse post você leu tudo que precisa saber sobre a cidade de Flores da Cunha, a maior produtora de vinhos dó Brasil!

Oferecido por

Fotos da Cidade

Links úteis
Informações de Contato

Fale com a gente através do email: oi@wine-locals.com

Parceiros oficiais:
Apoio:

© 2021 Wine Locals, todos os direitos reservados