Banne
webserie

4 restaurantes para beber vinho em Gramado e Canela

Vamos combinar que Gramado e Canela são paraísos para quem ama comer e beber bem. São tantas opções que a escolha fica difícil, por isso fizemos essa lista com restaurantes em Gramado e Canela para beber vinho e comer muito bem!

Vamos mostrar pra você quatro restaurantes que além de comida boa, tem vinhos incríveis! Vai ter menu degustação no restaurante de um dos hotéis mais descolados de Gramado, jantar em um restaurante super clássico e reconhecido e outro em um castelo, e almoço com vinho, carne e brasa.

Se você quiser aproveitar esse roteiro em vídeo: 

1835 Carne e Brasa


O restaurante 1835 Carne e Brasa fica no Mirante Laje de Pedra, um lugar em Canela que tem aquele visual de cinema e é dedicado à arte, cultura e gastronomia. O nome do restaurante é uma homenagem ao ano da Revolução Farroupilha, em 1835, e todo o conceito, da decoração aos pratos, é um convite a colecionar momentos inesquecíveis em volta do fogo.

O lugar é incrível e no cardápio você vai encontrar releituras de pratos clássicos da culinária gaúcha. Nossa dica para começar bem são os dadinhos de risoto com geleia de uva e a linguiça parrillera feita artesanalmente por um produtor local. Aliás vale falar que os pratos são elaborados com ingredientes locais, priorizando pequenos produtores e gado criado de forma livre.

Nos pratos principais você pode escolher entre várias opções de cortes de carnes, preparados na parrilla que fica na cozinha onde você pode ver tudo sendo preparado. É lindo de ver e delicioso de comer. E na parte dos vinhos, a adega do 1835 tem uma curadoria especial de vinhos brasileiros, escolhidos a dedo pelo Michele, sommelier da casa e sempre disposto a ajudar com ótimas sugestões. 

Ah, e caso você seja mais adepto a drinks, o 1835 tem um bar com dezenas de opções! E última dica: Vá com tempo para apreciar o visual e curtir cada momento porque a experiência vale muito.

Wood Lounge Bar e Restaurante

O restaurante fica junto ao hotel Wood em Gramado, um dos mais descolados e bonitos da cidade, e o cardápio é assinado pelo chef Rodrigo Bellora. 

É uma cozinha de natureza que busca por uma gastronomia sustentável, com ingredientes frescos, orgânicos e produzidos por pequenos produtores locais, que são mapeados pelo chef em um raio em torno do hotel.

O restaurante tem aquele clima de luz baixa, decoração moderninha e é ótimo para quem busca fugir dos clássicos de Gramado. Além de ter um bar de drinks, assim como o cardápio, na carta de vinhos a seleção é de vinhos da “nossa terra”, como eles dizem, com rótulos da Serra Gaúcha cuidadosamente selecionados pelo sommelier, que também pode ajudar você na escolha do vinho. 

No menu estão várias opções que você pode pedir separado ou conhecer o menu servido em cinco etapas, o Wood Seasons, que é uma seleção de pratos sazonais eleitos pelo chef para você curtir os melhores pratos da estação. Esse menu pode variar de acordo com a sazonalidade dos ingredientes, mas quando fomos lá teve caldinho de feijão criolo e aipim, tacos com carnitas, cogumelada, entrecot dos pampas com aligot de aipim e queijo colonial e uma sobremesa com doce de leite, grostoli e farofa de nozes. 
 

Banner guia - enoturismo (360 × 170 px).jpg

La Caceria

O La Caceria é um restaurante sofisticado e super tradicional de Gramado, que fica dentro do hotel Casa da Montanha. O restaurante propõe um menu especializado em caças e cortes de carnes nobres, além de ser um dos restaurantes que integra o grupo da associação dos restaurantes da boa lembrança, aqueles lugares com os pratos de cerâmica customizados que você pode colecionar!

Na adega do La Caceria você vai encontrar vinhos dos melhores terroir do sul do Brasil, além de ser uma experiência única você poder entrar na adega e escolher o seu vinho com a ajuda do sommelier da casa, caso você queira. E no cardápio, várias opções clássicas que ultrapassam gerações e continuam sendo deliciosas.

O atendimento no La Caceria é impecável, e a experiência do jantar começa muito bem com o couvert, servido em utensílios vintage de prata e com com pães, manteigas aromatizadas, queijos, cogumelos regionais e alho assado. Tudo muito gostoso! 

Nossas dicas entre as opções de entrada e prato principal é experimentar o champignon fresco gigante produzido no interior de gramado e figos da montanha, com queijo de cabra, parma e queijo gratinado. No prato principal, o clássico coelho acompanhado de polenta mole. E de sobremesa, um foodporn de muito chocolate para sair de lá sorrindo. 
 

Restaurante Primrose

Que tal jantar em um castelo e ter um dia digno de rei ou rainha? O restaurante Primrose fica dentro do Castelo Saint Andrews, em Gramado, que é um hotel de luxo que fica quase escondido em um condomínio residencial e tem uma das vistas mais incríveis da cidade. 
E você não precisa se hospedar no hotel para aproveitar o restaurante que funciona todos os dias para almoço, chá da tarde e jantar. 

A gastronomia servida no Primrose tem referência na culinária franco italiana, com um menu que valoriza ingredientes locais e orgânicos.

O restaurante oferece algumas experiências gastronômicas, e nossa sugestão é conhecer o menu degustação servido no jantar acompanhado de vinho. 

O restaurante detém o Prêmio da Wine Spectator 2021 – revista norte-americana especializada em vinhos – como um dos restaurantes com a melhor carta de vinhos do mundo. Apenas 88 estabelecimentos em todo o planeta receberam o prêmio. E isso já diz muito sobre os vinhos que você pode encontrar na adega, e inclusive ter a experiência de jantar por lá mesmo.